Depois de trazermos o artigo falando sobre o lifelong learning e a sua importância para os profissionais e para as organizações, chegou o momento de destacarmos sobre o papel que a liderança possui na aplicação deste conceito na empresa. Isso porque, por mais que o ideal seja que os profissionais tenham a iniciativa de estar sempre em processo de aprendizagem, nem sempre é isso que acontece.

Sendo assim, é fundamental que a liderança nas empresas atue diretamente promovendo a formação continuada dos profissionais, incentivando e motivando os colaboradores para que adquiram mais conhecimento e se aprofundem na qualificação que já adquiriram.

Para conseguir incentivar os colaboradores a buscar conhecimento, a liderança precisa sempre estar atenta ao desempenho da equipe e identificar os pontos que podem ser melhorados e explorados nos profissionais. A partir disso, se torna possível incentivar o aprendizado continuado, até mesmo com iniciativas que partam da própria empresa.

Uma forma de despertar o aprendizado continuado na equipe é oferecer treinamentos (palestras, workshops, cursos, entre outros) que melhorem o desenvolvimento do trabalho, estimule os profissionais a saírem da inércia e inspirem a buscar novos conhecimentos.

Além disso, outra técnica que pode ser usada é oferecer recompensas em termos de reconhecimento, como melhorias salariais, bonificações e promoções para profissionais que possuem mais qualificação, servindo de estímulo aos demais funcionários.

É essencial que o ambiente da empresa seja favorável para que o lifelong learning seja instituído na mentalidade dos profissionais. Portanto, não basta desejar contratar pessoas que já tenham essa ambição por aprendizado: é necessário investir naqueles que já fazem parte da empresa.

Ressaltamos também, que é extremamente necessário que as lideranças da empresa estejam sempre investindo em aprendizado continuado. Isso porque, para que consigam lidar com as diversidades e desafios das equipes e estimular a inovação em conhecimento, os líderes também precisam usar essa técnica, e nada mais eficaz do que servir como exemplo, não é mesmo?