A era digital obriga as empresas a mudarem rapidamente. Porém, essa mudança não pode ser somente no uso da tecnologia, que sabemos que trará ganhos importantes para a organização, mas na transformação da cultura organizacional, com foco para a inovação, com líderes e equipes engajadas nesse processo.

Criar uma cultura propícia para inovação, onde as pessoas têm espaço para aprender frequentemente e são incentivadas a isso, também é papel da liderança, que deve agir como agente da transformação e liderar as equipes em uma direção positiva, construindo credibilidade e confiança, aliando tecnologia e humanização nas relações.

Os novos profissionais buscam atuar em ambientes de alta liberdade, então, cada vez mais fluirão para empresas que propiciem esse tipo de ambiente, o que tornará um grande desafio para as organizações no que se refere a atração e retenção de talentos.

Desafio também para o líder, pois conforme Laszlo Bock, no livro “Um novo jeito de trabalhar”, a dinâmica do poder atua conta a liberdade, ou seja,  é mais fácil liderar uma equipe que faz o que se pede do que liderar uma equipe que quer saber a razão das coisas e ter opinião. O novo estilo de gestão é mais compartilhado e engajado, a comunicação mais ampla e transparente, onde a simplicidade tende a melhorar a compreensão e ações são tomadas para que a equipe se sinta parte de algo maior, senso de pertencer.

Uma equipe que confia na liderança, fica menos disponível para olhar para fora, pois aumenta seu nível de engajamento e sua vontade de pertencer, e isso contribui para o aumento da produtividade e crescimento do negócio.

O novo líder 4.0, deve construir essas relações mais dinâmicas e descontraídas, permitindo que as pessoas se sintam mais confortáveis e valorizadas, os feedbacks constantes devem refletir essa valorização e a liderança pelo exemplo deve ser sua marca pessoal.

Referência bibliográfica:

Bock, Laszlo. Um novo jeito de trabalhar. Sextante. Edição do Kindle.

Este artigo foi escrito pela Psicóloga Claudia Betiol, consultora em Gestão de Pessoas da Otimiza.