“Estatística: O que é, para que serve, como funciona“, de Charles Wheelan, é um livro que desmistifica a estatística, tornando-a acessível e interessante para todos. O autor argumenta que, apesar de muitas pessoas considerarem a estatística desinteressante e complexa,…
Há sempre um dom que prevalece. Assim são as pessoas, assim são os negócios. As pessoas podem ter uma ampla variedade de talentos, tais como artes, criatividade, lógica e matemática. E ainda, simultaneamente, dança, canto, oratória, empatia, liderança, resolutividade,…
Entre os séculos 17 e 18, os impérios coloniais europeus, como Portugal, Inglaterra, França e Espanha, estavam profundamente envolvidos no comércio transatlântico de escravos. Esses navios, conhecidos como “navios negreiros”, frequentemente usavam escravos como remadores para movimentar as embarcações,…
Ye Wenjie, uma astrofísica marcada pela brutal execução de seu pai durante a Revolução Cultural Chinesa, é recrutada por sua expertise científica e enviada a uma base de radar secreta em uma região isolada da China. Lá, uma decisão…
Um clássico que oferece insights sobre estratégia e liderança, aplicáveis tanto a negócios quanto a situações pessoais.
Frederick Almeida, filho de médicos, pai neurocirurgião e mãe psicanalista, tem 44 anos, é casado e pai de dois filhos adolescentes. Sua carreira é notável, mas não somente por seu currículo invejável que inclui cinco cursos de especialização, um…
E se o passado deixasse de interferir em nossas decisões no presente? O quanto de passado existe em suas interpretações atuais e que lhes levam a agir? Pensar e agir, muitas vezes, é um processo inconsciente, e essa inconsciência…
“Sideways” (2004) acompanha Miles, um escritor deprimido, e seu amigo Jack, um ator prestes a se casar, em uma viagem pelas vinícolas da Califórnia. Enquanto Miles busca consolo nos vinhos, Jack está mais interessado em aproveitar sua última semana…
Inovação envolve gerenciar diferentes mindsets para distintas atividades. Organizações inovadoras são ambidestras, equilibrando exploit (foco na eficiência e melhorias contínuas) e explore (busca de novas oportunidades e conhecimento). O primeiro mantém o presente; o segundo foca no futuro. Como…
A empresa cresceu, fortaleceu-se economicamente fabricando e distribuindo produtos básicos para todo o território nacional, com pouca tecnologia embarcada, baixa qualidade e pouca exigência tecnológica em seus processos. Foram décadas repetindo atividades, os mesmos produtos, as mesmas embalagens, rótulos…
