4 horas é o intervalo máximo do transplante de um coração. O doador e o paciente devem ser submetidos à cirurgia quase que simultaneamente.

9,58 segundos é o recorde mundial dos 100 metros rasos nas Olimpíadas. Marca atingida por Usain Bolt, considerado o maior velocista de todos os tempos.

30 minutos é o tempo considerado como atraso em um voo, segundo a ANAC. Além disso, se o atraso for superior a 4 horas, a empresa aérea obriga-se a oferecer ao passageiro opções de acomodação ou reembolso integral de despesas.

Definimos como tempo bem aproveitado, ou não, aquilo que se torna relevante, ou irrelevante em nossas vidas. Momentos desperdiçados, ou literalmente perdidos ocorrem quando tornamos nossos encontros ou dias vazios, sem propósito ou nutrição relativamente aos nossos compromissos e anseios. Não podemos jamais esquecer que tempo é energia. E energia alocada a lugares ou a momentos irrelevantes, é geradora de grande frustração. 

“O tempo passa e nem tudo fica
A obra inteira de uma vida
O que se move e
O que nunca vai se mover”

Thedy Corrêa – Nenhum de nós

Peter Drucker, em “O gestor eficaz”, uma de suas mais importantes obras, dedica-se longamente às diferenças entre eficiência e eficácia de um gestor. Neste quesito, traz o gerenciamento do tempo como fator crítico para um gestor eficaz. Para Drucker, reconhecer onde e como o tempo é gasto permite aos gestores eliminar o desperdício de forma eficiente, dedicando-se mais atentamente às atividades geradoras de maior impacto nos resultados.

O gerenciamento do tempo exige disciplina, pois quando tornamos a nossa agenda muito rígida, ou a nossa vida presa permanentemente a compromissos, vamos perdendo a sensibilidade e, como consequência, a criatividade. Domenico De Masi defende que o tempo livre é fundamental na sociedade contemporânea. Para ele, a plenitude da vida humana se dá na intersecção entre o trabalho, o estudo e a diversão. 

“Apague as luzes ao sair”

Este foi o hindsight de Dick Ruud, ao ser questionado sobre “O que você sabe agora, mas gostaria de ter sabido 25 anos atrás?”, no livro de Richard Edler, “Ah, se eu soubesse”.

Para Ruud, ao entrar no escritório pela manhã, devemos acender as luzes, imaginando “acender a si próprio”. “O seu motor está ligado e trabalhando a todo vapor, mas quando você sair à noite, desligue as luzes e o seu “interruptor dos negócios”.  Não leve os negócios para casa. Mantenha a sua vida num equilíbrio saudável. Acenda e apague as luzes. Pessoas e lâmpadas têm uma durabilidade maior com esta prática.”

Saiba como gerenciar melhor o seu tempo, seguindo as dez dicas que organizamos para você:

Priorize suas tarefas

Identifique as tarefas mais importantes e urgentes e faça-as primeiro. Use o princípio de Pareto (80/20) para focar nos 20% de suas atividades que produzem 80% dos resultados.

Planeje seu dia

Dedique um tempo no início de cada dia ou na noite anterior para planejar suas atividades. Uma lista de tarefas ou um planejador digital pode ajudar a organizar suas prioridades.

Estabeleça metas claras

Defina metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (conceito SMART) para dar direção e propósito às suas ações.

Aprenda a dizer “não”

Saber recusar compromissos ou tarefas adicionais que não se alinham com seus objetivos pode poupar muito tempo e energia.

Use a técnica Pomodoro

Trabalhe focado durante 25 minutos e faça uma pausa de 5 minutos. Após quatro ciclos, faça uma pausa mais longa. Isso ajuda a manter a concentração e a evitar a fadiga.

Elimine distrações

Identifique o que mais o distrai (e-mail, redes sociais, conversas) e limite essas interrupções quando estiver trabalhando em tarefas importantes.

Delegue tarefas

Se possível, delegue tarefas que outros podem fazer, liberando mais do seu tempo para se concentrar em atividades de maior valor.

Utilize ferramentas de gerenciamento de tempo

Aplicativos e softwares como Trello, Asana ou Google Calendar podem ajudar a organizar suas tarefas e compromissos de forma eficaz.

Revise e ajuste

No final de cada dia ou semana, revise o que foi realizado e o que não foi, e ajuste seu planejamento conforme necessário.

Cuide de si mesmo

Não subestime a importância do sono, da alimentação saudável, do exercício e dos intervalos regulares para manter sua energia e foco.

E, acima de tudo, “Faça o importante, não o urgente”. É nesse sentido que a sabedoria sobre o gerenciamento eficaz do tempo é correspondente aos nossos anseios. É dentro do tempo que exercemos o nosso propósito de vida, como em Eclesiastes 3:1 que diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”.

Fontes: Metodologia proprietária Otimiza Consultoria; Vivência nas organizações; Peter Drucker “O gestor eficaz”; Domenico De Masi, O Ócio Criativo;. Literatura de gestão empresarial diversas.