Como sabemos, a Geração Z é compreendida por jovens nascidos entre 1997 e 2010. Já os Millennials, são os que vieram ao mundo entre 1981 e 1996. A sociedade caminha passo e compasso com o ritmo de escalada da tecnologia. Se assim não fosse, como poderiam ser assimilados os recursos tecnológicos disponíveis?
Poderíamos utilizar o clássico dilema filosófico e biológico sobre quem nasceu antes, o ovo ou a galinha? Talvez a melhor resposta seja que, em algum ponto da história evolutiva, alguma ave iniciou, pela primeira vez, mutações que cumpririam os critérios genéticos para dar origem à primeira galinha como a que conhecemos hoje. Fatores ambientais, ou de sobrevivência poderiam explicar tal indagação.

Esta metáfora nos leva, ao menos simbolicamente, a entender as transformações no ambiente corporativo. A aceleração que experimentamos é um prato cheio para liberar o pensamento criativo e visão empreendedora entre os jovens que estão ingressando ou já fazem parte do mercado de trabalho. Mobilizar a inteligência juvenil pode revolucionar dinâmicas de trabalho e impulsionar a inovação nos negócios, permitindo que empresas não apenas acompanhem as tendências emergentes, mas também se posicionem na vanguarda de suas indústrias. Ao integrar as perspectivas únicas e as habilidades digitais nativas da Geração Z e dos Millennials, organizações podem explorar novas oportunidades de mercado e adaptar-se de forma mais eficaz às rápidas mudanças tecnológicas e culturais.

Tanto a Geração Z quanto os Millennials, são conhecidos por sua capacidade de rápida adaptação, foco em tecnologia, pois cresceram na era digital. Além disso, possuem consciência social e ambiental, dão valor ao trabalho colaborativo, são empreendedores e valorizam a flexibilidade e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. São resilientes e criativos, possuindo habilidades multitarefas.

Ingressamos em um momento de nossa história, onde, catapultados pela mente diferenciada destes jovens, seremos levados a novas fronteiras. Se a referência ao ovo e à galinha serve simbolicamente, podemos dizer que a “galinha da inovação vem sempre antes do ovo da tradição”. Assim caminhamos rumo ao futuro, que está logo ali na frente.

Fontes: Metodologia proprietária Otimiza Consultoria; Vivência nas organizações; Domenico De Masi, O Ócio Criativo;. Literatura de gestão empresarial diversas