Gostamos mesmo é do aqui agora. Acreditamos no mergulho na realidade. Exatamente por esta razão que nos posicionamos claramente como a “Consultoria que vai lá e faz”. Mas temos a consciência de que olhar para o presente, em que se encontra a realidade, é como observar uma fotografia. E, uma fotografia está congelada no tempo. Representa, na atualidade, decisões anteriores que moldam o status quo. E como planejadores natos, necessitamos ver além, investigar o amanhã, procurando indicar caminhos novos, em busca de novas realizações, conquistas e ganhos para o negócio de cada um dos clientes que atendemos. Diante dessa sede pelo conhecimento, aplicados na gestão empresarial, vergamos olhar para o futuro, evitando adversidades ou simplesmente abrindo caminho para a inovação.

A computação quântica ainda não é uma realidade, mas, justamente por este olhar investigativo, desejamos compartilhar nossa visão de futuro, procurando apontar caminhos para realidades que logo ali estaremos inseridos.

Computação Quântica

Toda a informação em um computador é armazenada e processada usando combinações de zeros e uns. Estes bits são organizados em grupos maiores chamados bytes. A combinação e a manipulação eficiente desses bits permitem que os computadores realizem uma variedade de tarefas complexas, desde cálculos matemáticos até a exibição de gráficos e vídeos.

Essa natureza binária do sistema é fundamental para a arquitetura dos computadores modernos e é uma das razões pelas quais são tão eficientes e versáteis em processar informações de maneira rápida e precisa. É isso que temos até aqui. E podemos observar toda a revolução que estes “bytes” já fizeram em nossas vidas e negócios.

E qual é o próximo estágio?

Os computadores quânticos são uma nova categoria de computadores que utilizam princípios da física quântica para armazenar e processar informações. Ao contrário dos computadores clássicos, que usam bits tradicionais (como descrito acima), os computadores quânticos usam qubits (quantum bits) que podem estar em estados de 0, 1 ou ambos simultaneamente. Além da superposição, os qubits também podem estar entrelaçados, o que significa que o estado de um qubit está diretamente relacionado ao estado de outro, mesmo que estejam separados por grandes distâncias. Essas propriedades quânticas permitem que os computadores quânticos realizem cálculos em paralelo e resolvam certos tipos de problemas exponencialmente mais rápido do que os computadores clássicos.

O impacto da computação quântica no mundo empresarial é significativo e pode transformar tudo o que conhecemos de várias maneiras:

1. Criptografia:

  • Quebra de criptografia convencional: algoritmos de criptografia atualmente seguros podem ser quebrados rapidamente por computadores quânticos usando algoritmos como o algoritmo de Shor (Peter Shor, em 1994);.
  • Desenvolvimento de criptografia quântica: por outro lado, a computação quântica também oferece soluções de segurança, como a criptografia quântica, que é teoricamente impossível de ser quebrada.

2. Otimização:

  • Soluções para problemas complexos: computadores quânticos podem resolver problemas de otimização complexos encontrados em logística, planejamento financeiro, cadeias de suprimentos e pesquisa operacional de forma muito mais eficiente do que os computadores clássicos;
  • Modelagem molecular: empresas farmacêuticas podem usar computação quântica para simular e entender moléculas complexas, acelerando o processo de descoberta de novos medicamentos.

3. Inteligência Artificial:

  • Aprendizado de máquina quântico: algoritmos de aprendizado de máquina quântico podem melhorar a eficiência dos modelos de inteligência artificial, levando a avanços significativos em áreas como reconhecimento de padrões e aprendizado profundo;
  • Otimização de algoritmos: algoritmos quânticos podem otimizar os modelos de IA complexos, tornando a IA mais prática e útil em várias aplicações de negócios.

4. Simulações:

  • Simulações precisas: para empresas que dependem de simulações complexas, como aquelas na indústria de energia ou finanças, a computação quântica pode fornecer resultados muito mais precisos em menos tempo.

5. Mudanças na Infraestrutura de TI:

  • Desenvolvimento de hardware: empresas de TI estão investindo na pesquisa e no desenvolvimento de hardware quântico, criando oportunidades para novos modelos de negócios e parcerias estratégicas;
  • Computação em nuvem quântica: serviços em nuvem que oferecem acesso à computação quântica podem se tornar parte integrante das operações empresariais, especialmente para empresas que não podem investir em hardware quântico próprio.

6. Segurança Cibernética:

  • Detecção de intrusões: algoritmos quânticos podem aprimorar a detecção de intrusões e proteger sistemas críticos contra ataques cibernéticos sofisticados.

7. Inovação Disruptiva:

  • Novos modelos de negócios: empresas inovadoras podem surgir, oferecendo serviços e soluções específicas baseadas em computação quântica, levando a uma onda de inovação disruptiva em vários setores.

8. Análise de Dados:

  • Grandes conjuntos de dados: A capacidade dos computadores quânticos para lidar com grandes volumes de dados pode levar a insights mais profundos em análises de dados de mercado, comportamento do cliente e tendências do setor.

9. Finanças Quantitativas:

  • Modelagem financeira: as empresas financeiras podem usar computação quântica para modelar riscos em cenários complexos, otimizar portfólios e desenvolver estratégias de negociação mais sofisticadas.

10. Logística e Cadeia de Suprimentos:

  • Otimização de rotas: empresas de transporte podem usar algoritmos quânticos para encontrar as rotas mais eficientes, economizando tempo e recursos;
  • Gestão de inventário: algoritmos quânticos podem otimizar o gerenciamento de estoques, minimizando desperdícios e maximizando a eficiência.

11. Design de Produtos e Materiais:

  • Simulações de materiais: indústrias de manufatura podem usar computação quântica para simular e entender melhor as propriedades dos materiais, levando a avanços em novos produtos e tecnologias.

12. Energia e Sustentabilidade:

  • Otimização de redes de energia: companhias de energia podem otimizar a distribuição de eletricidade em uma escala muito maior, levando a uma utilização mais eficiente de recursos;
  • Pesquisa de energia: a computação quântica pode acelerar a pesquisa em energias renováveis e novos materiais para armazenamento de energia.

13. Educação e Pesquisa:

  • Modelagem científica: instituições de pesquisa podem usar computação quântica para modelar fenômenos complexos em física, química e biologia, impulsionando a inovação científica.

14. Saúde e Ciências da Vida:

  • Pesquisa em genômica: a análise de grandes conjuntos de dados genômicos pode ser feita de forma muito mais rápida, acelerando a pesquisa em medicamentos personalizados e terapias genéticas;
  • Simulações biológicas: a compreensão de sistemas biológicos complexos pode ser aprimorada, ajudando a encontrar soluções para doenças e condições médicas.

15. Educação e Treinamento:

  • Plataformas de ensino: a computação quântica pode ser integrada em plataformas educacionais para ensinar princípios quânticos, preparando a próxima geração de cientistas e engenheiros para trabalhar nesse campo.

16. Internet:

  • A incomparável velocidade e estabilidade na comunicação de dados em nuvem.

A computação quântica está no centro de uma revolução tecnológica que tem o potencial de redefinir completamente a forma como as empresas operam, inovam e resolvem problemas complexos. Embora ainda haja desafios a serem superados, o progresso nessa área promete transformar muitos aspectos do mundo empresarial e da sociedade como um todo.

O futuro que nos aguarde!

Fontes: Metodologia proprietária Otimiza Consultoria; Vivência nas organizações; Fontes na Internet e literatura de gestão empresarial diversas.