Ayrton Senna foi um exemplo de garra, dedicação, foco, disciplina e determinação. Além de raro talento, esbanjava técnica. Sabia bem que, em uma competição, nada poderia ser negligenciado. Ao mesmo tempo que preparava o seu corpo para grandes esforços, também equilibrava a sua mente para suportar desafios. Tanto é verdade que, conta-se, minutos antes da largada, costumava dar um pequeno cochilo, mesmo já estando dentro do cockpit de seu carro.

Ayrton, além de ter se tornado um ícone do automobilismo mundial, e uma verdadeira celebridade como atleta brasileiro, nos deixou um grande legado. Costumava equilibrar diversão e seriedade, pragmatismo e misticismo, relaxamento e compenetração, disciplina e descontração, competição e amizade, empreendedorismo e benevolência, assim como, dureza e indulgência.

Sua postura nas pistas, e na própria vida, serve como um ótimo exemplo da necessidade de agirmos com ousadia, e, ao mesmo tempo, com cautela na tomada de decisões.

Analogamente, os desafios nas pistas de corrida podem ser considerados como modelos, para compreendermos a intensa e complexa tarefa que temos como administradores empresariais. 

Há uma revolução em curso: o mundo é volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA). 

Assim como nas pistas de corrida, necessitamos de coragem para avançar, prudência ao fazer as mudanças necessárias e sabedoria para o quando. 

Diante dos fenômenos que têm regido as organizações, apresentaremos nesta edição de julho do Inspire Otimiza, e em uma nova campanha nas nossas redes sociais, algumas das transformações que estão despontando nos modelos de negócios e a necessidade de encontrarmos um ponto de equilíbrio, entre o conhecido e o desconhecido, entre o clássico e o moderno, entre o seguro e o arriscado. Acreditamos que é somente desta forma, prezado leitor, que poderemos continuar avançando em busca da liderança nos mercados que estamos inseridos.

Acompanhe abaixo, alguns exemplos de avanços tecnológicos e conceituais, em contraste com escolhas clássicas, nem por isso, excludentes entre si, que abordaremos sequencialmente nos próximos meses.

Sim, Indústria 4.0

Mas também, Indústria 3.0, Indústria 2.0 e Indústria 1.0

Sim, Novíssimas tecnologias digitais

Mas também, a realidade do mundo físico

Acompanhe em nossa redes sociais a sequência de temas que elegemos para reflexão conjunta

Onde termina a certeza, inicia o progresso”.  A afirmação Ozan Varol fortalece a nossa crença de que inovação significa reconhecer que não sabemos o que não sabemos, e que, justamente por isso, este não saber, alimenta a nossa coragem para nos aventurarmos dentro da incerteza.

Ayrton Senna sabia que todas as possibilidades, desde que empregadas na hora certa, são imprescindíveis, e devem ser utilizadas no momento certo, não importando se novidades ou antigas fórmulas. O importante é sermos bem sucedidos.

Na hora da verdade, no final de uma reta a 300 km por hora, tudo deve ser considerado.