O tempo não para. Esta antiga máxima parece cada vez mais atual, ou pelo menos, cada vez mais veloz. A cada momento surgem novas tendências e maneiras de fazer comércio e negócios.

Por isso, pensando nos varejistas, neste artigo trazemos algumas das principais novidades no varejo. Acompanhe a leitura e fique por dentro do que há de novo no mercado.

Segundo dados divulgados pela plataforma do PayPal, o comércio online tem crescido cerca de 22% desde 2015 e a tendência é que esse número continue crescendo.

Isto não quer dizer que comércios e serviços físicos também não possam se beneficiar de recursos e ferramentas online, principalmente daquelas que ajudam a melhorar o relacionamento com o cliente e o engajamento com a marca.

Para esclarecer um pouco mais sobre esse tema, trataremos dos seguintes tópicos:

  • Store in store;
  • Lojas conceito;
  • Espaços instagramáveis.

Uma loja dentro de outra?

Certamente isso pode parecer novidade para algumas pessoas, no entanto, esse conceito varejista já existe há algum tempo.

Porém, antes de entrarmos em detalhes, vamos explicar um pouco melhor. Store in store é um termo inglês que significa exatamente loja dentro da loja. Trata-se de um modelo de negócio no qual uma loja é instalada dentro de outro estabelecimento comercial de seguimento diferente.

O objetivo do store in store é otimizar o espaço, aumentar público, engajamento e receita. Isso acontece, uma vez que os clientes conseguem ter acesso a diferentes atividades comerciais e produtos em um mesmo espaço.

Além disso, é importante destacar que não se trata de um coworking. Neste modelo de negócio, diferentes empresas dividem o mesmo espaço, compartilhando também contas e responsabilidades, mas em geral mantêm seus próprios clientes.

Por outro lado, no store in store  uma loja abre seu espaço interno para a atuação de outro comércio.

Benefícios do store in store

store in store oferece vantagens não apenas para clientes, mas também para a loja que abre suas portas e para aquela que passa a ocupar o espaço.

Um dos benefícios mais significativos é a maior oferta de produtos que acaba atraindo clientes para os dois comércios. Outra vantagem é a diminuição de custos de abertura de uma filial, neste caso a empresa economiza, pois acaba utilizando estruturas já existentes com modificações mínimas.

Cuidados a serem tomados no store in store

Não é preciso dizer que, embora o modelo de negócio apresente inúmeras vantagens, também precisa ser muito bem elaborado e gerenciado.

Em cada situação serão apresentadas particularidades. Por exemplo, uma cafeteria aberta dentro de uma livraria, precisará de funcionários especializados e maquinário próprio para funcionar. Um caso diferente é uma papelaria aberta dentro de um supermercado, essa pode dispor da mesma estrutura como prateleiras e até dos mesmos funcionários para iniciar suas atividades.

Dessa forma, ao pensar em empreender no modelo store in store é sempre importante contar com uma consultoria empresarial que tenha experiência no mercado e que principalmente se envolva com o sucesso do projeto, de preferência, tomando a responsabilidade de certos trabalhos até que o negócio esteja implementado e funcionando corretamente.

Outro ponto a ser levado em consideração, é a elaboração do contrato entre a loja que abre as suas portas e aquela que passa a atuar no espaço. O máximo de situações deve ser previsto e todos os detalhes devem estar acordados e constando no contrato, pois ele que irá garantir, em última instância, a resolução de quaisquer divergências.

Lojas conceito

As lojas conceito, também conhecidas como flagship stores, estão na ponta da modernização do comércio varejista. Elas auxiliam na aproximação e melhoria do relacionamento entre as marcas e clientes, além de trazerem, apontarem e ajudarem na consolidação de tendências do mercado.

Os consumidores, de forma geral, amadureceram muito nas últimas décadas e vêm se tornando cada vez mais exigentes. Entre essas exigências está a de se sentirem confortáveis e integrados nos estabelecimentos.

Assim, com o objetivo de tornar as lojas mais adequadas a esse público e entregar experiências agradáveis, ricas e diversificadas, as lojas conceito buscam aprimorar recursos ambientais, visuais e também apelam para aspectos que façam ligações imediatas e marcantes com os clientes seja através das emoções ou das sensações.

Desta forma, é comum que lojas conceito desenvolvam arquitetura e decoração com linguagens especializadas ao nicho e ao público atendido, buscando criar uma atmosfera que aproxime o cliente da marca, ou entregando experiências, se assim podemos dizer, inesquecíveis.

Um exemplo simples, porém muito certeiro de loja conceito, são as livrarias que dispõem de espaços para leitura, ou de locais lúdicos para as crianças em suas sessões infantis. Outro exemplo, que vem se tornando comum, são as barbearias que incluem jogos como mesas de sinuca, quadro de dardos e ainda oferecem uma boa cerveja a seus clientes.

Espaços instagramáveis

Um dos recursos que está se tornando cada vez mais proeminente nas lojas conceito é o de espaços instagramáveis. Embora esse neologismo possa parecer um pouco complicado, vamos explicar direito.

Uma das mais importantes redes sociais hoje, principalmente ao se falar em comércio, é o Instagram. Trata-se de um aplicativo no qual as pessoas postam fotos e vídeos e que se tornou uma excelente ferramenta de publicidade nos últimos anos. Isso se deve as chamadas instagrammers.

Tratam-se de influenciadores com forte atuação nas redes sociais e que gozam de respeito em seus nichos de atuação. Receber a validação desses influenciadores pode ter um impacto bastante positivo para as empresas e, principalmente, para lojas varejistas.

Foi justamente pensando nisso que começou a nascer os espaços instagramáveis. Em outras palavras podemos dizer que são locais reservados nas lojas e pensados para serem cenários para fotos, vídeos, GIFs entre outros recursos multimídias.

Estes espaços compõem a ideia de loja conceito, mas além de transmitir as identidades da marca e tornar o ambiente acolhedor ao cliente, ele também estimula as pessoas a criarem conteúdos como fotos e vídeos, postando-os em suas redes sociais.

Este movimento, além de aumentar o alcance da loja em termo de público, também gera outro efeito muito positivo: o de validação social. Se uma influenciadora faz questão de postar uma foto dentro de uma loja, ela estará passando uma mensagem muito positiva ao público sobre o estabelecimento.

Porém, mesmo que uma pessoa comum faça o mesmo, o efeito também é positivo, uma vez que quase todos os presentes nas redes sociais têm algum número significativo de seguidores que facilmente passa de algumas centenas ou milhares.