Ao decidir empreender, o estoque se torna um dos maiores desafios para qualquer empresa. Afinal, mercadoria parada representa dinheiro parado, que no longo prazo pode se transformar em prejuízo.
A escolha do melhor ambiente de produção é altamente estratégica para o sucesso da organização. Porém, depende do espaço físico disponível, modelo de negócio, tecnologias implementadas, dentre outras características específicas de cada empresa.
Assim, criamos um conteúdo exclusivo para que você conheça mais sobre o tema, e possa escolher quando produzir sob demanda ou produzir para estoque. Confira!


Compreenda o seu próprio negócio


Tenha em mente que não existe o melhor ambiente de produção, mas o que mais se adequa às suas necessidades. Em uma linha de produção, na verdade, pode existir até mesmo mais de uma metodologia, de acordo com o tipo de produto comercializado.
Há vantagens e desvantagens em ambas as estratégias. Para que você compreenda em profundidade, vamos falar sobre elas, analisando os pontos em comum e as suas diferenças.

Produzir sob demanda
A produção sob demanda ganhou destaque com a popularização das metodologias ágeis na indústria. Trata-se de um conceito definido como Just In Time, em que uma empresa só conta com os recursos necessários para produzir apenas o que foi encomendado, e apenas no momento em que são necessários.
Dessa maneira, a produção sob demanda é altamente recomendada para modelos de negócio focados em personalização e experiência do cliente. Afinal, como cada produto conta com diferentes detalhes, faz mais sentido produzi-los apenas quando se tem informações suficientes para a atualização.
No entanto, esse modo de pensar a produção reduz a previsibilidade. Pensando no sentido da personalização, como cada um é diferente, pouco resolve analisar a demanda passada, pois as próximas não serão como as anteriores.
Isso não significa que a receita e os custos da empresa serão necessariamente maiores. Se por um lado a previsão de demanda é dificultada, a companhia só precisará empenhar os recursos se for provocada a tal.
Assim, economiza-se não apenas financeiramente, mas em recursos humanos, estratégias de gestão e mesmo no espaço físico necessário. Se a produção não é para estoque, não é necessário um grande galpão de armazenamento.

Produzir para estoque
Ao falar em indústria, grande parte das empresas produzem para estoque, uma vez que uma linha de montagem economiza tempo e dinheiro. Não é necessário interromper cada etapa para personalizar o produto.
Com isso em mente, as estratégias e metodologias de gestão podem ser aprimoradas a cada dia, com base nos dados de demanda do mercado. Como os processos são repetidos e sequenciais, é possível compreender os gargalos para tornar o negócio mais produtivo.
Essa produtividade, muitas pessoas não fazem a relação, mas é significativa para a experiência do cliente. Com os produtos já prontos, em estoque, basta o consumidor fazer o seu pedido e retirá-lo no centro de distribuição.
Esse ambiente de produção, portanto, precisa ser devidamente controlado, uma vez que produtos encalhados, ou que não circulam com facilidade, representam um desperdício direto de recursos.


Não há uma regra clara
Existem boas práticas que direcionam o melhor ambiente de produção, porém, não há regras fixas que garantem o sucesso de uma metodologia de trabalho. É até possível integrar esses dois ambientes para gerar uma diferenciação no mercado.
Por exemplo, indústrias de eletrônicos podem fabricar uma série de aparelhos idênticos, com as mesmas configurações, porém, no acabamento, personalizar de acordo com os desejos do cliente.
Aqui, listamos alguns pontos que devem ser levados em conta para encontrar o melhor caminho.


Pense no seu diferencial
O diferencial competitivo é o principal ponto para decidir um ambiente de produção. Se a personalização é o ponto forte do seu negócio, com foco em cada cliente individualmente, naturalmente os custos serão mais altos, e produzir sob demanda é a melhor opção.
Por outro lado, a produção para estoque promove uma redução de custos substancial. Se para personalizar é preciso interromper a linha de montagem de maneira contínua para ajustar detalhes, o tempo total será maior. Dessa forma, essa é a melhor forma para um negócio que foca em custo-benefício.


Analise a estrutura da empresa
O estoque parado é um desafio para muitos negócios. Na verdade, todo varejista, em algum momento, enfrentará produtos que pareciam ser uma promessa, mas que levam meses para serem comercializados. Isso gera custos de diversas maneiras.
Em primeiro lugar, o produto parado é uma receita que não está entrando, mas ainda, ocupa o espaço que poderia ser de um item de alta circulação, ou de ticket médio maior, o que é uma perda de oportunidade.
Se o seu negócio possui um giro muito alto de mercadorias dos mais diversos tipos, a produção de estoque atende muito bem, uma vez que os produtos encalhados podem ser solucionados com promoções e outras estratégias.
Na outra ponta, pequenos negócios, principalmente na era digital, tendem a se dar bem com uma produção sob demanda, uma vez que os recursos só são empenhados após a confirmação do pedido.


Descubra o ambiente ideal
Para encontrar o ponto ideal e o melhor ambiente de produção, é preciso analisar não somente a mercadoria, mas todo o modelo de negócio.
A quantidade de colaboradores, fluxo de caixa, disponibilidade de espaço físico e até mesmo a maturidade do negócio poderão impactar as suas decisões sobre esse tema tão essencial para uma marca que busca se posicionar com relevância e autoridade em seu nicho.
Além disso, não há apenas um caminho a ser seguido, e diferentes ambientes podem ser necessários de acordo com o grau de especificidade do seu negócio.


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