Patrick Lencioni é um exímio contador de histórias, e acredita que através da fábula contada no livro, os leitores possam se identificar com os personagens, relacionando as situações da ficção com sua própria realidade corporativa, e desta forma, absorver de fato os ensinamentos desta leitura.

Em “Os 5 Desafios das Equipes” o autor afirma que capital financeiro e tecnologias de última geração não são capazes de garantir a prosperidade de uma organização, pois o que realmente tem valor em um negócio são as pessoas que fazem parte dela. E quando estas pessoas são guiadas por um mesmo objetivo e trabalham em equipe, conquistas surpreendentes são alcançadas.
No entanto, os princípios básicos do trabalho em equipe são fáceis na teoria, mas difíceis de manter na prática.

Uma destas dificuldades é a falta de confiança, empecilho impactante para organizações que pretendem descentralizar as tomadas de decisões.

O maior ganho obtido com esta leitura, são as diversas sugestões de ferramentas e orientações para serem usadas pelos líderes para transformar grupos de pessoas em equipes de alta performance.

Sobre o livro: É um best seller, publicado no Brasil em 2015 pela editora Sextante.

Sobre o autor: Patrick Lencioni é americano, escritor, consultor e palestrante, também é presidente da The Table Group, empresa de consultoria de gestão especializada em desenvolvimento de equipes executivas e saúde organizacional. Autor de outros dez livros de negócios, que juntos, venderam mais de sete milhões de exemplares.

Assista um TED do autor.

Fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/Patrick_Lencioni