transformação digital impacta diretamente o meio empresarial, além de gerar mudanças do ponto de vista econômico e mercadológico, ela também modifica as formas de gestão. Isso acontece especialmente pelas inovações proporcionadas pela tecnologia, que otimizam processos de maneira significativa.

Logo, compreender os meios de utilização da tecnologia é essencial para elaborar estratégias de sucesso e aumentar o faturamento da empresa. Mais do que isso, acompanhar as inovações digitais garante melhorias no índice de satisfação dos clientes, especialmente em negócios que adotam modelos B2B, B2C e D2C, entre outros.

Nesse cenário, o conceito de empresa ambidestra destaca possibilidades de eficiência e praticidade através de uma combinação entre os modelos tradicionais de gestão e as inovações proporcionadas pela tecnologia.

O que é uma empresa ambidestra?

As empresas que conseguem longevidade e crescimento no mercado fazem isso através do equilíbrio da excelência operacional com a busca por aprimoramento constante. Dessa forma, as melhorias nunca deixam de fazer parte da rotina desses negócios.

Nesse sentido, o conceito de empresa ambidestra surge para demonstrar que é possível combinar a boa execução e os resultados à implantação de projetos inovadores, algo que se faz cada vez mais necessário para oferecer boas experiências ao público e para contornar cenários de crise.

Diante disso, as empresas que trabalham com o modelo ambidestro orientam os seus processos e equipes com base em dois pilares: excelência operacional e inovação tecnológica.

Assim, o principal objetivo é a manutenção da eficiência dos meios tradicionais de gestão e a inclusão da tecnologia como forma de conquistar dinamismo e ampliar as oportunidades em longo prazo.

Atualmente, existem três tipos de empresas ambidestras , que passam por variações quanto à sua aplicação:

Ambidestreza estrutural

No modelo que adota a ambidestreza estrutural, existem duas equipes cujas atuações ocorrem de maneira separada. Assim, enquanto uma delas tem como foco a eficiência das operações, a outra se dedica a pensar processos que possam trazer inovações para a empresa.

Logo, os times possuem modelos distintos de gestão até o momento que os processos estejam devidamente consolidados. Então, eles são conectados à empresa.

Ambidestreza simultânea

A ambidestreza simultânea é caracterizada pela atuação conjunta das equipes. Portanto, a excelência das operações é vinculada à questão da inovação. Na aplicação deste modelo é preciso considerar a capacitação dos colaboradores designados para os times, visto que eles precisarão de formação em ambas as áreas para que o processo tenha os resultados esperados.

Ambidestreza cíclica

Trabalhando com apenas uma equipe, a ambidestreza cíclica tem como princípio a busca por inovações. O processo possui um prazo pré-definido e, posteriormente, o foco passa a ser a excelência. Então, após o segundo ciclo as inovações são colocadas em prática e a primeira etapa é retomada.

Quais são os benefícios de adotar um modelo ambidestro?

A adesão a um modelo ambidestro é algo lento e que envolve uma série de etapas. Portanto, tende a afastar alguns empreendedores devido aos investimentos necessários para a sua efetivação. Entretanto, é importante manter o foco no longo prazo quando se fala sobre inovações.

Nesse sentido, é importante salientar que a transformação digital é uma realidade e está diretamente ligada ao futuro empresarial. De acordo com um estudo realizado pela McKinsey , as empresas que ocupam postos de liderança no meio digital apresentam melhores resultados financeiros.

O estudo em questão foi feito com base na análise de 124 empresas de portes e setores distintos e teve como objetivo mensurar a maturidade digital dos negócios, que foram categorizados em quatro grupos: líderes digitais, ascendentes, emergentes e iniciantes.

As categorizações foram feitas com base em um sistema de pontuação da ferramenta Analytics & Digital Quotient (A&DQ), que realiza a avaliação de 22 práticas distintas voltadas para a gestão e capazes de determinar o sucesso na transformação digital, convertendo-o em ganhos financeiros.

De acordo com este levantamento, as empresas que compõe o grupo de líderes digitais apresentaram taxas de crescimento três vezes maior do que as demais empresas. Portanto, este cenário comprova a importância da inovação e da transformação digital.

Essas informações servem para ressaltar a importância do foco no longo prazo quando se fala sobre a implementação do modelo ambidestro. Além dos lucros citados, ele ainda pode trazer o aumento da eficiência e da produtividade, bem como a capacidade de se adaptar a novos modelos de organização.

Tudo isso contribui para o fortalecimento da cultura da empresa e lhe dá maiores condições de competição no mercado, além de melhorar a imagem da marca.

Quais são os resultados de ser uma empresa ambidestra?

Um negócio ambidestro consegue engajar os seus colaboradores. Desse modo, eles estão sempre em busca de melhorias, o que fortalece o clima organizacional e, por consequência, a missão e os valores da empresa.

Desse modo, elas estão mais aptas a fazer parte do mundo VUCA (Volatividade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) , que aborda justamente a velocidade de mudança do mundo atual, gerando um cenário volátil e complexo devido à ambiguidade das informações.

Portanto, as empresas que já estão preparadas para lidar com estes cenários graças ao modelo ambidestro conseguem solucionar imprevistos com maior rapidez. Isso acontece porque elas compreendem que a volatilidade faz com que o mercado mude constantemente e isso gera a necessidade de adequação para atender aos novos comportamentos de consumidores.

Com esse papel mais ativo dos clientes, a incerteza passa a fazer parte do cenário, visto que os planejamentos mais detalhados não são capazes de controlar fatores externos. Então, na mesma medida que isso gera dúvidas quanto a correr riscos com ideias inovadoras, mostra a importância de estar sempre atento às novidades para atender a complexidade do mercado.

Desse modo, as empresas ambidestras se mostram mais preparadas para lidar com essas questões devido ao seu foco simultâneo na excelência de operações e nas inovações tecnológicas, o que torna as experiências dos clientes mais positivas e garante longevidade ao negócio.