Sobre o livro:

publicado em julho de 2020, lançado no Brasil pelo Instituto Capitalismo Consciente.

Sobre os autores:

Raj Sisodia é indiano, fundou o movimento global Capitalismo Consciente, é professor, formado em engenharia elétrica com PHD em marketing e política industrial, possui nove livros publicados. 

Michael J. Gelb é dos EUA, bacharel em Psicologia e Filosofia, possui mestrado em Reeducação Psicofísica, é coach e consultor e autor de doze livros sobre criatividade e inovação.

Em “Empresas que curam”, os autores apresentam um conceito diferente para medir o sucesso das organizações. Ao invés de considerarem o lucro como o ápice de um negócio, eles vangloriam empresas humanizadas, e que evoluíram para um modelo que “cura” as doenças causadas pelo mundo corporativo, sejam elas nas pessoas ou no meio ambiente. O mais curioso neste conceito, é o fato de que, mesmo que estas empresas não mirem somente o dinheiro e busquem acima de tudo enriquecer o intangível, consequentemente o lucro é o efeito causado pelas ações que buscam aliviar as dores e sofrimentos, já que, pessoas saudáveis e felizes se engajam mais, trabalham com maior dedicação e têm seu propósito pessoal em comum com a empresa, o que gera resultados além dos esperados.

Os autores afirmam que é importante ganhar dinheiro, pois ele alimenta a criatividade, a inovação e o empreendedorismo, e, também, são os lucros que geram a receita tributária que financia os serviços públicos. As empresas que curam, preocupam-se com o “como” ganhar dinheiro.

Neste livro, são contadas histórias de empresas reais, e como elas se tornaram um lugar de cura para empregados e suas famílias, para os clientes, comunidades e ecossistemas, ajudando a aliviar disparidades culturais, econômicas e políticas.