O atual cenário empresarial requer cada vez mais profissionais com alta capacitação para o desenvolvimento das funções organizacionais. Dentro disso, uma das principais questões é a necessidade de contar com o lifelong learning. Mas você sabe o que é, sobre o que trata esse conceito e qual a importância de transformar sua equipe em eternos aprendizes?

Este artigo tratará especificamente sobre este assunto, permitindo maior conhecimento sobre esse conceito tão fundamental no mundo empresarial. Acompanhe e entenda.

O que é lifelong learning?

Para adentrar no assunto, é fundamental conceituar o lifelong learning. Esse conceito traz a ideia de aprendizado continuado, o que significa dizer que não é suficiente que o profissional tenha determinada formação e, depois disso, pare de estudar e se aperfeiçoar.

O lifelong learning, em uma tradução livre, significa aprendendo ao longo da vida. Porém, assim como com outros termos da língua inglesa que são utilizados no setor empresarial, o importante é captar o conceito e deixar de lado a tradução ao pé da letra.

Diante disso, o aprendizado continuado tem a função de manter o profissional sempre atualizado no setor no qual ele atua, com informações novas do mercado, estudos aprofundados e conhecimento de novas técnicas que consigam oferecer subsídios para que ele lide melhor com os desafios enfrentados no trabalho, ofertando maiores possibilidades para atender às diversas complexidades que podem surgir.

Além disso, o lifelong learning tem cada vez mais relevância, sendo um fator que estabelece um diferencial entre os profissionais. Isso porque, na pós-modernidade, a demanda por profissionais capacitados é muito diferente da demanda do século XX, pois atualmente a tecnologia e a globalização exigem muito mais conhecimento e atualização dos colaboradores para que consigam se manter produtivos e competitivos.

Dessa forma, o profissional deve investir em educação e se manter sempre atualizado, através de cursos de aperfeiçoamento, especializações, leituras e outras técnicas de aprendizado, que devem sempre fazer parte da vida do profissional, independentemente da área empresarial em que ele estiver inserido.

Principais benefícios do lifelong learning

Entre os principais benefícios está a questão da qualidade do desenvolvimento profissional. Ter profissionais na equipe que invistam em educação continuada é algo que pode melhorar consideravelmente a qualidade do trabalho.

Um profissional atualizado é capaz de fornecer novos elementos, novas ideias e realizar o trabalho de uma forma mais avançada, com melhores técnicas, o que é algo extremamente valioso para a evolução de uma empresa.

Ademais, do ponto de vista do profissional, estar sempre atualizado em termos de conhecimento e estudo na área de atuação, faz com que o a pessoa seja mais valorizada e consiga uma remuneração melhor. Como consequência disso, o colaborador se torna mais proativo, eficiente e dedicado ao trabalho.

Considerações finais

Dessa maneira, como pode-se ver no artigo, o lifelong learning é um conceito de enorme importância para o mundo corporativo, sendo importante também do ponto de vista pessoal para os profissionais, pois traz a eles mais valorização e reconhecimento.

Além disso, traçar estratégias que proporcionem estímulo e facilitem o processo de aprendizado continuado dos colaboradores é essencial para que a empresa consiga colher os melhores resultados.

Dessa maneira, a tendência é que, a médio e longo prazos, a empresa note os resultados da introdução do conceito de lifelong learning e tenha maior crescimento e desenvolvimento, tanto interno quanto externo, em diversos aspectos, seja em termos de rendimento ou até mesmo de relacionamento das equipes.

Deseja ter maior conhecimento sobre gestão empresarial? Entre em contato conosco agora mesmo através do site e saiba como nossos serviços podem fazer a diferença na sua empresa!