Num mundo onde a inovação pode ser o diferencial entre sucesso e fracasso, a autora destaca a importância de construir um ambiente psicologicamente seguro para as pessoas compartilharem seus conhecimentos e se sentirem motivadas. Motivação essa, que não  se consegue através do medo, sendo esse um inibidor do aprendizado e da cooperação.

Focar em talentos individuais é importante, mas já não é mais suficiente. O desafio está na formação de equipes, ou seja, na capacidade de trabalhar juntos, de forma dinâmica e em configurações constantemente variáveis, substituindo as equipes formais.

Uma organização psicologicamente segura não se refere apenas a um ambiente onde as pessoas se gostam ou se abraçam o tempo todo, onde o clima é sempre de gentileza e harmonia, mas um ambiente onde a expressão de cada ideia e a opinião contrária seja permitida e incentivada como forma de desenvolvimento pessoal e profissional.

Segurança psicológica não é imunidade às consequências ou elevada autoestima, mas estar num ambiente que permita falhas, feedbacks e mudanças constantes, ou seja, onde prevalece a franqueza, a discordância produtiva e constante troca de ideias sem julgamentos ou críticas.

 “A organização sem medo não é desprovida de medo do futuro”, mas é aquela que minimiza os medos interpessoais e maximiza o desempenho organizacional com aprendizagem constante.

Pesquisas realizadas pela autora, referem que a segurança psicológica afeta resultados mensuráveis, desde retorno do investimento à redução de erros dos funcionários. As mesmas pesquisam mostram também, que infelizmente, muitos locais de trabalho carecem dessa segurança psicológica, reduzindo assim, a contribuição das equipes, envolvimento e aprendizado, características vitais para o sucesso dos negócios.

Além disso, reforça o compromisso da liderança com a segurança e a sinceridade para que a segurança psicológica seja instalada na organização.

Sobre o Livro

Escrito para líderes e equipes, é baseado em anos de pesquisa de Amy Edmondson, A Organização Sem Medo é um guia prático para a criação de locais de trabalho seguros, sem medo e empoderados para talentos individuais e coletivos. O livro oferece um guia prático para o sucesso das organizações na economia atual.

Sobre a autora

Edmondson foi reconhecida pelo ranking bienal Thinkers50 de pensadores de gestão em 2011, 2013, 2015 e 2017 e foi premiada com o Talent Award em 2017. Ela estuda equipes, segurança psicológica e liderança, publicou numerosos artigos acadêmicos e pontos de gestão, incluindo o Administrative Science Quarterly, o Academy of Management Journal, o Harvard Business Review e o California Management Review. Seus livros – Teaming: como as organizações aprendem, inovam e competem na economia do conhecimento (Jossey-Bass, 2012), Teaming to Innovate (Jossey-Bass, 2013) e Extreme Teaming (Emerald, 2017) – exploram o trabalho em equipe em ambientes organizacionais dinâmicos. Em Construindo o futuro: uma grande equipe de inovação audaciosa (Berrett-Koehler, 2016), ela examina os desafios e as oportunidades de se unir em todos os setores para construir cidades inteligentes.

Esta dica de leitura foi escrita por Claudia Betiol, consultora da Otimiza.