Antes de tudo, sabemos que o principal objetivo de qualquer empresa no mercado é resolver o problema de alguém. O cliente só adquire algo quando precisa de uma solução para tratar uma dor ou para atender alguma demanda que ele possui. Neste contexto, para que uma organização se sobressaia no meio de tantas opções de fornecedores, ela precisa estar à frente, ser competitiva e comprometida com o impacto que gera na sociedade. Contudo, para que isso seja possível, uma das capacidades que pode ser considerada o “pulo do gato” no ambiente empresarial, é ter agilidade para resolver problemas complexos.

Continue lendo e entenda por que esta habilidade é tão requerida nos dias de hoje, e confira nossas dicas de como desenvolvê-la.

Por que saber resolver problemas complexos é importante para a empresa?

A habilidade de resolver problemas faz parte da rotina empresarial, porém a resolução de problemas complexos envolve a total capacidade de criar soluções fora dos métodos tradicionais.

De acordo com a revista Forbes, foi constatado que entre as oito habilidades do futuro – exigidas por superiores imediatos nas empresas e importantes também para empreendedores que buscam alavancar seus negócios – a resolução de problemas complexos está em 1º lugar .

Por esse motivo, podemos perceber que ter a habilidade de resolver os problemas enfrentados nos processos de uma organização significa analisar todas as questões de forma objetiva e clara. A ideia central, no entanto, é pensar nas questões abordadas a fim de ressignificá-las, e com isso, propor novas perspectivas para resolver as pendências de forma criativa.

Assim, entendemos que profissionais com essa habilidade são extremamente valorizados no mercado, pois oferecem criatividade combinada à ações estratégicas.

Por isso, quem apresenta essa habilidade consegue contribuir com a empresa de forma muito mais eficiente e equilibrada, levando-a a outro patamar de competição e autoridade de marca. Assim, a resolução de problemas complexos envolve:

• Pensar de modo sequencial e lógico;

• Ser capaz de identificar problemas com antecipação;

• Utilizar a criatividade de maneira organizacional;

• Tomar decisões de maneira efetiva, rápida e segura;

• Administrar situações conflitantes e propor alternativas para resolver a demanda;

Como usar a criatividade para resolver problemas complexos?

1. Não crie e avalie ideias simultaneamente

Em geral, um grande erro de quem está em processo de busca por sua criatividade, é o de tentar corrigir as ideias que ainda não foram completamente desenvolvidas. Quando um escritor está redigindo um texto, por exemplo, sabemos que o seu principal “instinto” é fazer a correção da ortografia em cada parágrafo ou frase. Entretanto, devemos saber que a etapa inicial do pensamento é crucial para produzir o máximo de ideias possível. Dessa forma, o princípio da solução criativa passa por separar seus pensamentos em críticos e criativos.

2. Faça intervalos

Caso você não saiba, nos contextos atuais já existe uma geração de trabalhadores que buscam fazer muito mais em menos tempo, sem ao menos se preocupar com o repouso. Contudo, sabemos que é praticamente impossível usar 100% de toda a nossa criatividade sem que existam intervalos. Fisicamente o seu corpo pode até aguentar a exaustão, mas a sua atividade cerebral não vai funcionar da mesma forma durante todo o trabalho demandado.

3. Zona de Conforto e aleatoriedade

Todos nós tendemos a conseguir solucionar problemas mais complexos de forma eficiente quando consideramos elementos aleatórios. Sabemos que não podemos desenvolver a criatividade dentro de uma zona de conforto, já que, dentro dela, é bem provável que não tenhamos novas ideias. Portanto, entendemos que novos pensamentos vêm junto com novas experiências.

4. Pensamento lateral

O pensamento lateral nada mais é do que a habilidade de fazer com que um grupo específico consiga pensar de modo comum em algum determinado momento. Depois disso, muda-se de direção, quantas vezes acharmos necessários, sem que se perca o foco. Caso você seja um gestor que consiga fazer com que o seu time pense de maneira coletiva, você vai notar que a capacidade de pensamento do seu grupo vai se tornar muito mais amplificada.

5. Frustração e dificuldade

Enquanto alguns lamentam quando erram ou quando aparece um obstáculo, às pessoas com um senso criativo tendem a fazer com que os erros trabalhem a seu favor. Por esse motivo, busque enxergar a dificuldade vivenciada como oportunidade para a criação de ideias que nunca foram vistas antes. Portanto, procure abraçar a dificuldade e se esforce ainda mais para conseguir superá-la.

Um exemplo a citar é o conceito do mundo VUCA, que faz a representação exata das dificuldades enfrentadas pelo mundo atual. Elas também podem ser interpretadas como dificuldades para as empresas ou serem vistas como novas oportunidades de se gerar competitividade no negócio. Além disso, também podemos lembrar do mundo BANI, que busca ressaltar as incertezas atuais. Quando levamos esse cenário para a esfera empresarial, vemos que não existem regras fixas.

Isso porque já é possível entender que, em se tratando de instabilidades sociais e econômicas, não faz mais sentido elaborar estratégias a longo prazo, já que não sabemos o que pode acontecer daqui a 6 meses, ou até mesmo 1 ano.

Assim, para que as empresas possam driblar suas dificuldades, elas testam novas tecnologias, linguagens, tipos de comunicação etc. Sendo assim, entendemos que, quando se trata do mundo BANI, não há nada certo para sempre e, logo, o principal objetivo deve ser “passar pela tempestade”.

Conclusão

Conforme vimos, ter a capacidade de resolver problemas complexos na rotina organizacional é de suma importância para a competitividade no mercado.

Aprender que os conceitos relacionados ao “Mundo VUCA e BANI” oferecem diversos benefícios competitivos, uma vez que nos torna mais conscientes da realidade do ambiente empresarial, de nossas projeções, nossas estratégias e nossos processos.

Agora que você já sabe a importância da habilidade de resolver problemas complexos, que tal conversar conosco e traçar um plano para desenvolver essa skill na sua equipe?