Acabei de ler “A ciranda das mulheres sábias”, de Clarissa Pinkola Estés – recomendo.

Sou verdadeiramente “la abuelita”, a grande avó.

Escolher tornar-se mais sábia, significa sempre escolher aprender de novo… ato de inteligência… ser perfeita em sua imperfeição.

No livro, la abuelita, a vovozinha humana, é uma combinação de características e qualidades que, para a família ao seu redor, costumam também parecer mágicas. Pode ser seu conhecimento de herbias, as plantas que ajudam e curam o corpo e o espírito. Pode ser seu talento para o insight. É ela quem distingue a falsidade da verdade a mil metros de distância. Ela consegue ver exatamente que ações gerarão lembranças dignas de guardar. Ela pode ser aquela que cozinha como um anjo, e ao mesmo tempo ameaça usar a cinta reforçada… como um estilingue para atingir quem não está se comportando com o devido respeito. 

Ainda no livro, tornar-se idoso não resulta simplesmente em ter vivido muitos anos, mas, decorre mais daquilo que nos tornamos ao longo desses anos, daquilo com que estamos nos preenchendo no momento e até mesmo a partir do modo pelo qual nos focamos antes que cheguemos a envelhecer muito. 

Eu… quase idosa, quase sábia.

Esta dica foi escrita por Silvana Maria Tiburi Bettiol, fundadora e consultora da Otimiza.