Você já deve ter ouvido falar, pelo menos uma vez, do movimento Slow, não é mesmo? Ele aparece em diferentes segmentos como o Slow Fashion no mundo da moda ou Slow Food, quando o assunto é alimentação.

O Slow Movement é um movimento que tem como proposta uma mudança na perspectiva cultural do indivíduo, para a adoção de um estilo de vida mais simples, com a ideia de desaceleração do cotidiano.

Com o avanço das tecnologias e aumento considerável de informações, nos vemos diariamente submersos em milhares de possibilidades de consumo, o que nos leva a comprar de maneira, muitas vezes, inconsciente.

Slow é uma proposta para questionar o que consumimos, a partir do ponto de vista de que, aquilo que é mais rápido, nem sempre é a melhor alternativa. Isso não quer dizer que a vida precisa ser vivida em ritmo lento, mas de forma mais consciente, para encontrar a velocidade certa.

O Slow abrange desde o trabalho, o estilo de vida, a forma como educamos os nossos filhos, o que comemos, e por aí vai. O movimento utiliza como base princípios e valores, que citaremos com mais detalhes a seguir.

A origem do movimento Slow

O termo original Slow Movement nasceu a partir do movimento Slow Food, na Itália. Na ocasião, um grupo de pessoas liderado por Carlo Petrine protestou contra a abertura de uma lanchonete McDonald’s, em 1986, na Piazza di Spagna.

Os ativistas defendiam a gastronomia tradicional, a cultura regional, a boa comida e o prazer de desfrutar a vida num ritmo mais lento e saudável.

Ao longo da sua história, o movimento trouxe importantes abordagens sobre o alimento, reconhecendo o seu vínculo com as pessoas, o planeta, a cultura e a política. Atualmente, o Slow Food é um movimento de nível global que envolve milhões de pessoas e milhares de projetos, em pelo menos 160 países, incluindo o Brasil.

Um dos grandes responsáveis por popularizar o movimento pelo mundo é Jean Carl Honoré, um jornalista escocês que tomou a decisão de desacelerar, quando percebeu seus filhos reclamando da sua impaciência ao contar histórias para eles dormirem. Desde então, ele passou a repensar seus hábitos.

As suas mudanças foram tão válidas que as registrou em um livro. A obra “Devagar – como um movimento mundial está desafiando a cultura da velocidade” tornou-se um sucesso de vendas em diversos países.

Na prática, o que é o Slow?

Já que a proposta é desacelerar, podemos dizer que, para adotar o Slow é preciso aderir um ritmo mais equilibrado. A prioridade é o bem-estar físico e mental e a promoção da saúde, tanto pessoal quanto dos relacionamentos e da sociedade.

O Slow compreende a vida como um todo, sendo o desenvolvimento pessoal, o social e o local e ainda, o bem-estar planetário, o que compreende o meio ambiente e a sustentabilidade. A ideia central é usufruir o tempo com maior qualidade para si mesmo, para as pessoas mais próximas e para a humanidade.

Na prática, as pessoas que adotam o Slow no seu dia a dia, costumam consumir produtos e serviços que venham de uma cadeia produtiva mais responsável e sustentável, evitando consumir tudo o que venha na contra mão dos seus valores e princípios.

Valores do movimento Slow

• Respeito à diversidade, ao meio ambiente, cultura local e gostos individuais;

• Valorização do desenvolvimento sustentável;

• Investimento em produtos de maior qualidade e durabilidade;

• Cuidado com as pessoas e a humanidade;

• Valorização da qualidade em contraposição a da quantidade;

• Respeito ao ritmo natural da vida, das pessoas e da sociedade;

• Apreciação da vida de forma integral, conciliando a educação, a saúde, a educação, a família, os relacionamentos, o lazer e o trabalho em uma perspectiva mais holística;

• Promoção do bem-estar em todos os níveis e da autorrealização enquanto indivíduo pertencente a um território;

• Responsabilidade pelos recursos materiais;

• Simplicidade voluntária e minimalismo;

• Consumo consciente.

O Movimento Slow impacta o capitalismo?

É crescente o número de pessoas que têm adotado novas perspectivas de consumo. Isso não quer dizer exatamente que elas estão consumindo menos, pois a proposta é que se faça um consumo melhor, com mais qualidade.

Portanto, o capitalismo pode sim ser impactado com essa nova proposta, porém, há também a abertura para que os negócios comecem a produzir o que essas pessoas estão buscando. Muitas pessoas estão dispostas, inclusive, a pagar mais por um produto ou serviço com qualidade superior.

A adequação aos valores do movimento Slow nos negócios proporciona às empresas a oportunidade de trabalhar seguindo princípios mais sustentáveis, que é algo que se espera dos negócios do futuro. Aliás, a adoção de práticas de sustentabilidade pode ser considerada uma tendência de mercado.

Hábitos para quem deseja adotar o Slow Living

Estar presente, apreciar o momento, investir em mais qualidade e não no acúmulo de coisas, são práticas de quem adota o Slow Living. Se você se interessa pelo assunto e também deseja começar a usufruir de uma vida com mais qualidade, pode apostar nessas práticas:

• Praticar o autoconhecimento de formas diversas;

• Ler livros interessantes;

• Focar na calma, especialmente diante de situações estressantes do dia a dia;

• Caminhar sem pressa;

• Participar de mais ações colaborativas ou promover a colaboração no seu negócio;

• Fazer uma coisa de cada vez;

• Fazer mais coisas que te façam rir;

• Prestar atenção nos seus hábitos de consumo;

• Investir no que otimiza seu tempo e aumenta a qualidade.

Para quem vive no mundo dos negócios e está à frente de um empreendimento, essas tarefas parecem ser muito difíceis de serem atingidas. Quem está à frente de uma empresa sabe muito bem disso, mas também precisa concordar o quanto desacelerar pode ser importante para tomar melhores decisões e alavancar a produtividade.

A Otimiza é uma empresa de consultoria que oferece estratégias inteligentes para melhor aproveitar o seu tempo na gestão dos negócios, aumentando a qualidade do seu trabalho, dando espaço para que a vida seja aproveitada de forma mais plena.

Fontes de pesquisa: https://en.wikipedia.org/wiki/Slow_movement_(culture)#:~:text=The%20slow%20movement%20(sometimes%20capitalised,of%20the%20slow%20food%20movement.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Slow_food#:~:text=O%20Slow%20Food%20(em%20ingl%C3%AAs,produtor%20e%20o%20meio%20ambiente.

https://cuidai.com.br/slow-living/

https://medium.com/espa%C3%A7o-slow/a-pressa-%C3%A9-inimiga-da-perfei%C3%A7%C3%A3o-conhe%C3%A7a-o-movimento-slow-300aaf9f73e7