O filme lançado em 2017 é baseado no livro de não-ficção, escrito por Margot Lee Shetterly, e relata a participação de três amigas matemáticas, que trabalharam juntas na Nasa durante a corrida espacial, vivenciando de perto a disputa entre EUA e União Soviética para serem pioneiros na exploração do espaço.

Katherine Johnson, Mary Jackson e Dorothy Vaughan sempre acreditaram em si, e nem mesmo o preconceito racial e de gênero que sofriam constantemente, foram capazes de ofuscar o brilho que elas tinham, e que vive na memória de quem leu o livro ou assistiu o filme com as suas trajetórias.

A história profissional das três, ressalta a importância do estudo, que naquela época, não era tão acessível às mulheres, e alguns cursos só eram destinados aos homens. Mesmo assim, elas se dedicaram e quebraram as barreiras que as separavam dos seus objetivos de igualdade.

Também retrata o quanto praticar a liderança e a pró-atividade faz a diferença no ambiente em que vivemos. Demonstra ainda, que um verdadeiro líder, valoriza e acredita no potencial da sua equipe, não desejando todo o mérito para si, sabendo dividir dificuldades e momentos de glória.

Saber antecipar-se às mudanças e ter visão sistêmica, também são características que as levaram ao auge e que continuam sendo primordiais, até mesmo nos dias de hoje.

Estas mulheres merecem de fato que suas histórias sejam conhecidas e enaltecidas. Foram estrelas que estavam muito à frente do seu tempo, e tiveram papel fundamental em avanços tecnológicos que beneficiam a humanidade.

O longa metragem foi premiado e concedeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Octavia Spenser.

Assista um trecho do filme.