O livro escrito por Laszlo Bock é indicado para quem quer criar políticas de gestão de pessoas que atraiam os melhores talentos.

E é, justamente esta, a meta do Google para as contratações “eles querem os melhores”, e entendem que pessoas assim, tão especiais, merecem um ambiente de alta liberdade e autonomia.

Algo que chama atenção no livro, é quando o autor menciona que, no Google, os gerentes servem às equipes, e que decisões como contratações, demissões, avaliação de desempenho, aumento salarial, bônus, premiações e promoções, não podem ser tomadas de maneira unilateral. Estas atribuições operacionais cabem a um comitê específico, retirando este “peso” dos ombros dos gerentes, que podem focar no que realmente interessa: facilitar e contribuir para que as pessoas possam mostrar o melhor delas.

O autor afirma que, “justamente quando a economia vai mal, tratar bem as pessoas ganha mais importância”, e é isso que o Google faz com muita propriedade: trata bem as pessoas, acreditando que somos bons por natureza e que merecemos ser tratados como seres humanos e não como máquinas.

Algo importante, relatado no livro, é a relevância da organização ter um propósito claro e que dê significado para as pessoas que trabalham na empresa.

Conhecer o processo de seleção do Google já faz valer o livro inteiro, a frase de impacto “só contrate alguém melhor que você” já revela o segredo de contratar pessoas de tanta excelência.

Abaixo algumas das regras de ouro para se inspirar nas boas práticas do Google:

Confie nas pessoas.

Contrate apenas pessoas que sejam melhores que você.

Não confunda desenvolvimento com gestão do desempenho.

Concentre – se nos dois extremos.

Seja frugal e generoso.

Pague salários diferenciados.

Dê um empurrãozinho.

Gerencie as expectativas crescentes.

Aproveite! Volte, então, ao número um e comece tudo de novo.

Sobre o livro: foi publicado em 2015 e, é considerado um dos melhores livros de negócios da atualidade. Tem por objetivo compartilhar os bastidores das boas práticas de gestão de pessoas realizadas pelo Google para atrair, selecionar, manter e desenvolver seus colaboradores.

Sobre o autor: Laszlo Bock exerceu por dez anos a função de Vice-Presidente de Pessoas no Google, nasceu na Romênia em 1972, atualmente é dono da consultoria Humu. Assista uma palestra dele