Considerada uma das maiores revoluções tecnológicas, o blockchain vem impulsionando diversos setores no Brasil. Este grande sistema está por trás das bitcoins, as moedas virtuais, além de contratos e outros documentos digitais, potencializando as transações financeiras. Conheça algumas oportunidades geradas por esta inovação no Brasil.

A tecnologia surgiu em 2008, a partir da popularização das criptomoedas, cujo uso vem crescendo globalmente. Esta cadeia de dados funciona como uma espécie de livro de registros contábeis, que gera cópias públicas em máquinas espalhadas em diversas partes do mundo.

Assim que esses dados são publicados, não podem ser mais alterados, protegendo a identidade de seus autores por criptografia. Dessa forma, cria-se uma rede de informações segura e autêntica, capaz de proporcionar o intercâmbio de dados sem que haja risco de fraudes.

Funcionamento

Idealizada por Satoshi Nakamoto – pseudônimo usado para esconder a real identidade do criador do Bitcoin –, o blockchain forma uma rede de blocos virtuais. Nela, cada nova informação se une à anterior, ficando imutável.

As transações financeiras, no entanto, só são autenticadas quando um destes blocos é ocupado. O elo criado entre a operação anterior e a posterior se denomina “hash”, constituindo a impressão digital desta movimentação.

Em alguns casos, o valor negociado pode demorar um pouco para ser disponibilizado, mas com a garantia de que não haverá problemas e todo o processo poderá ser acompanhado no sistema.

Passo a passo

A negociação do blockchain é semelhante à do mercado tradicional, em que os consumidores compram em lojas ou de pessoas que viabilizam o pagamento com dinheiro – nesse caso moedas digitais.

Para ser finalizada, a operação precisa da aprovação de mineradores, ou seja, quem cuida das taxas e ganha um subsídio pela negociação. Eles viabilizam então um novo endereço, com uma chave privada para o repasse do valor.

A transação validada gera ganhos para todos os envolvidos: quem vendeu levará o pagamento e o comprador receberá o seu produto. Além disso, o minerador terá como retribuição moedas digitais.

Principais vantagens

A utilização do blockchain proporciona diversos benefícios:

• transações menos burocráticas sem o intermédio de outras partes;

• maior acompanhamento dos envolvidos, garantindo o controle das negociações e dos dados gerados;

• mais rapidez nos negócios, já que os processos não são feitos por instituições financeiras tradicionais, que demorariam dias, acontecendo em poucos minutos;

• agilidade no resultado de investimentos, tendo um retorno mais imediato sobre os valores colocados nas transações, a partir da redução dos intermediários;

• processos mais automatizados com negócios feitos totalmente de forma digital, eliminando-se os meios físicos;

• ampla segurança, não sendo identificado quem e como os dados são gerados, a partir do uso da criptografia;

• acesso público dos dados, cujos conteúdos são consistentes e passíveis de maior credibilidade para consultas;

• sistema transparente, com alterações disponíveis para visualização ao longo das operações financeiras.

Alguns tipos

De acordo com o relatório de inteligência sobre economia digital “Blockchain oportunidades de negócios”, do Sebrae, a bitcoin é a moeda virtual com maior participação no mercado: US$ 41 bilhões, em 2018.

A litecoin também é bastante popular, seguida pela Ether, cuja rede de validações é chamada de Ethereum. Há ainda a Zcash/Monero, comum em transações anônimas.

Além do formato público, em que o blockchain é aberto a todos, pode-se ter operações controladas. Por meio de consórcio, as transações serão feitas por um grupo pré-selecionado, que ditará as regras e possíveis restrições.

Outro tipo de negociação é o semiprivado, que tem uma empresa no comando para conceder acesso a quem estiver apto. Já o modelo privado tem uma companhia por trás dos acessos e autorizações.

Experiências

No varejo, o Carrefour utiliza blockchain no rastreamento de produtos. A partir de um QR Code, pode-se verificar a data de nascimento de frangos, quando foram abatidos e seus cuidados com a saúde. Além disso, outros itens podem ser verificados, contribuindo para o acompanhamento sanitário e a garantia de boas práticas de fabricação.

A indústria gráfica também encontra novas oportunidades com esta tecnologia. O Blockchain Revolution, por exemplo, possibilita a elaboração de um livro no país. Pode-se fazer o financiamento do projeto em um sistema digital do gênero. Com ele, é possível recompensar os que investiram na iniciativa, usando alguma moeda virtual.

Seguradoras e bancos, como o Bradesco, usam esta inovação em seus produtos, serviços e ecossistemas. Por meio do Blockchain é possível melhorar processos de compartilhamento de informações, evitando fraudes e trazendo mais segurança para listas restritivas.

Além disso, sistemas do tipo permitem o envio de dinheiro com mais agilidade para contas no exterior. Também pode-se ter transações financeiras mais seguras, possibilitando a rastreabilidade.

Outras possibilidades

No marketing, acredita-se que esta tecnologia será capaz de reduzir intermediários, tanto na propaganda digital como em ferramentas de busca ou mesmo mudar a aplicação das redes sociais.

Startups de marketing e agências passam a usar o blockchain para organizar melhor o comportamento do usuário, além de potencializar o seu sistema de crédito entre anunciantes e consumidores.

A confiabilidade do processo atrai investidores de imóveis. Por meio dele, é possível oficializar uma compra ou venda, fazendo a escritura de uma casa ou apartamento. Pode-se efetivar ainda outros tipos de contrato, como de direitos autorais.

O nicho de Cartórios também se mostra impactado pela possibilidade de validação de documentos. Em breve, não será necessário se deslocar mais até um estabelecimento do tipo e enfrentar filas para autenticá-los.

A emissão de registros de nascimento, casamento ou morte, assim como o reconhecimento de firma poderão ser viabilizados por uma assinatura digital, validada pelo blockchain.

Testes

Este amplo sistema de informações pode ser aplicado inclusive na área médica. Há registros de testes sendo realizados pelo segmento para o uso de blockchain como forma de armazenamento de dados de prontuário e prescrições.

Estatais e outras instituições governamentais podem registrar gastos em um blockchain público. Dessa forma, os dados estarão à disposição dos cidadãos sem o risco de adulterações, que é possibilitado pela tecnologia.

Na área cultural, cantores, compositores e gravadoras encontram espaço para a venda de arquivos de áudio em sistemas do gênero. Dessa forma, todos podem ganhar um percentual sobre o que for arrecadado.

A validação de ingressos também é uma aposta para a aplicação de blockchain em processos de compra, venda e a distribuição dos bilhetes de forma mais seguras. Um exemplo é a Ticketmaster, que adquiriu uma startup para desenvolver esta tecnologia em seus produtos.

Quer saber mais informações sobre o mundo dos negócios? Continue acompanhando nossa newsletter mensal.