A Coragem de ser Imperfeito nos traz o conceito de vulnerabilidade e alguns temas relacionados a isso. Refere que a única maneira de sermos corajosos, felizes e de sucesso nos empreendimentos, é sermos vulneráveis.

Faz uma reflexão sobre a coragem necessária para mostrarmos nossa vulnerabilidade e esta não está relacionada de modo algum à fraqueza.

A autora nos impacta com a colocação de que a vida deve ser vivida em todos os momentos, e que não precisamos ganhar sempre, mas precisamos viver na plenitude ou conforme ela, entrar na arena da vida.

Brené Brown nos traz diversos conceitos e insights sobre vulnerabilidade, um deles, “vulnerabilidade  é incerteza, risco e exposição emocional” e cita algumas situações que nos coloca frente à frente  com essa condição, por exemplo, iniciar um novo negócio, admitir que estamos errados ou com medo, expor nossas ideias diante dos outros, mesmo sabendo que poderemos ser criticados, entre outros.

Não existe coragem sem vulnerabilidade e ela nos conecta com as pessoas, pois estabelece confiança e nos fortalece para o compartilhamento dos nossos sentimentos, o que é diferente de se expor para o mundo.

Outro tema abordado no livro é a escassez, ou seja, nunca nos achamos bons o suficiente. Nos preocupamos muito com o que nos falta. Vergonha, comparação e desmotivação são sentimentos relacionados à escassez e enfrentar esses sentimentos nos fará mudar nosso relacionamento com a imperfeição.

Sobre o Livro

Esse livro é indicado para as pessoas que se escondem de algum sentimento. Que enxergam na perfeição o sucesso e não se permitem mostrar sua vulnerabilidade. Para aqueles que precisam entender que vulnerabilidade não é fraqueza, e sim coragem.

Sobre o autor

A Dra. Brené Brown, professora e pesquisadora na Universidade de Houston, estuda há duas décadas a coragem, a vulnerabilidade, a vergonha e a empatia. Escreveu os livros A coragem de ser imperfeito e Mais forte do que nunca, que ocuparam o primeiro lugar na lista do The New York Times, e Eu achava que isso só acontecia comigo, todos lançados pela Editora Sextante.

Brené também é fundadora e CEO da organização Brave Leaders, Inc., que leva à equipes, líderes, empreendedores e promotores de mudanças, programas baseados em evidências para fomentar a coragem.

Sua palestra “O poder da vulnerabilidade” é uma das mais vistas de toda a série de conferências TED, tendo sido assistida por mais de 45 milhões de pessoas.

Esta dica foi escrita por Claudia Betiol, consultora da Otimiza.