Manter uma empresa vai além de apenas estruturá-la operacionalmente. São vários fatores envolvidos e que afetam toda a organização. E um desses fatores, talvez o mais complexo e importante são os recursos humanos.

Pensar nas pessoas é sem dúvidas uma estratégia certeira para quem deseja ter sucesso no negócio. E uma das ações para isso é desenvolver uma cultura de feedbacks constantes. Mas como elaborar e praticar estes feedbacks? E como receber da melhor maneira?

Dicas de como dar feedbacks na sua empresa

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  • Prepare-se com antecedência
    Um feedback de qualidade inicia antes de ser realizado, já no preparo do discurso. Pode parecer simples, mas alguns líderes falham nesta etapa, justamente por não se preparem antes.
    Quanto melhor for estruturado o feedback, mais resultados positivos teremos. Dedique um tempo e prepare com antecedência o que será dito. Avalie sua equipe, relacionando as ações e atitudes da rotina com o que a empresa espera de cada um para o desenvolvimento do trabalho e alcance dos objetivos e metas.
    Uma dica para otimizar esta etapa é ter uma planilha com marcações de pontos importantes da rotina que precisam ser mencionados na reunião de feedback. Assim, você não se esquece do que precisa falar e mantém as informações alinhadas em um local para analisar a evolução do profissional.
  • Estruture um roteiro do feedback
    Um feedback precisa ter início, meio e fim. Com sua planilha em mãos, liste o que vai ser tratado na reunião e como contornar possíveis objeções. Uma dica de roteiro é pensar em:
    • início: indique os pontos fortes da pessoa;
    • meio: apresente o ponto de melhoria e reafirme com exemplos práticos, se possível;
    • final: oriente o ponto de melhoria com uma ação que pode ajudar neste momento e fique aberto a se comunicar com a pessoa e disposto à ajudá-la.
  • Invista no rapport
    Assim como um bom vendedor faz com o cliente, estabeleça um rapport com seu colaborador. Questione sobre pontos além dos profissionais para que a pessoa se sinta mais à vontade.
    Uma sugestão é aplicar técnicas de Programação Neurolinguística para tornar este momento mais leve. Lembre-se que estamos falando de uma pessoa e que isso deve ser levado em consideração.
  • Tenha sinceridade nas suas observações
    Apontar falhas das pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, mas exige alguns pontos que tornam a experiência melhor. Seja sincero e objetivo no que deseja falar. Enrolar na hora de passar o feedback pode não ser a melhor maneira de ter resultados com essa ação.
    Reconheça suas conquistas, mas não se esqueça dos pontos de melhoria. Lembra da dica de apresentar pontos reais? Use os exemplos para facilitar a compreensão do que precisa melhorar.
  • Crie um plano de ação
    A parte essencial do feedback é ter um plano de ação.
    Você indica os pontos de melhoria e depois indica o que deve ser feito. Essa ação é positiva e gera uma conexão entre empresa e colaborador com foco na evolução de ambos.
    Neste momento, indique treinamentos, sugira ações complementares e outros pontos que melhorem esta observação feita anteriormente. E acompanhe esta evolução.

Dicas de como receber feedbacks


Receber feedback é uma ação essencial para qualquer pessoa. Seja um feedback pessoal ou profissional, deve ser percebido como uma oportunidade de desenvolvimento e não como uma ameaça pessoal.
Valorize esta oportunidade, pois nem sempre é possível ter uma autopercepção dos pontos de melhoria, e a visão de um líder pode contribuir para você compreender o que será necessário para acompanhar as mudanças ou transformações da empresa.
Além disso, ouça com atenção o que é dito. Não busque desculpas, mas agradeça o retorno. Evite frases como: “não é bem isso”, “você entendeu errado”, “não é isso que eu quis dizer”, “eu sou assim mesmo”, entre outras.
Ao invés de se defender, reflita sobre os pontos de melhoria que foram apontados. Não leve para o pessoal, mas sim como uma maneira de evoluir profissionalmente. Leve a sério o ponto de melhoria e o plano de ação. Esta é a sua forma de buscar se desenvolver na empresa.

Torne o feedback uma prática

Dar e receber feedbacks não é uma tarefa fácil, mas possível. Depende da atitude sincera dos envolvidos em buscar melhorias. Trata-se de uma ação que traz inúmeros benefícios para a empresa e para a equipe.
Invista nos feedbacks constantes e veja como isso pode transformar a sua empresa. Se tem uma empresa pequena, comece aos poucos a aplicar este conceito de forma correta e constante. Com isso, à medida que a empresa cresce, a cultura se desenvolve em cima deste pilar.
Para os negócios já consolidados e que não possuem a cultura do feedback, também comece aos poucos. A cada etapa, observe o resultado para a empresa e para os colaboradores. E se quiser ajuda, conte com nossos serviços em Gestão de Pessoas.