O filme foi lançado em 2014 e recebeu indicações tanto para o Óscar quanto para o Globo de Ouro.

O longa metragem é inspirado no livro Alan Turing: The Enigma, que retrata a história e biografia do matemático entusiasta em resolver problemas, montar quebra-cabeças e fazer palavras cruzadas.

A trama se passa em plena Segunda Guerra Mundial, e Alan Turing, juntamente com sua equipe, possuem o grande desafio de quebrar um código de comunicação nazista inquebrável, e assim, encurtar a guerra. Uma verdadeira corrida contra o tempo, pois a cada dia que findava e que a equipe de Turing fracassava, mais pessoas morriam. Enquanto a Alemanha marchava, a Europa sucumbia.

Descobrir o código das comunicações de rádio nazistas através do método tradicional da época levaria vinte milhões de anos, e era preciso fazer isto em vinte minutos. Foi daí que nasceu a ideia de Alan Turing, de criar uma máquina capaz de vencer a máquina de criptografia nazista (Enigma).

Durante todo o filme, flashes do passado de Alan demonstram a influência e importância de um amigo de infância que disse a ele que “é daqueles que ninguém espera nada, que surge algo que ninguém consegue imaginar.”

Assista ao trailer do filme:

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Jogo_da_Imita%C3%A7%C3%A3o