Se o que você procura é uma leitura leve e descontraída, com o objetivo de estimular a sua motivação, eficiência, resiliência, criatividade e produtividade, o que, por sua vez, auxiliará na melhora do desempenho, a dica de leitura recomendada é O Jeito Harvard de Ser Feliz, de Shawn Achor. Afinal, nada mais apropriado para o momento atual, todos estamos precisando de uma leitura voltada à psicologia positiva na prática.

Neste livro indispensável, Shawn mostra que temos mais sucesso quando estamos mais felizes e somos mais positivos. Ora, isso parece óbvio, mas o ponto-chave é, como desempenhamos e agimos sobre este tema no dia a dia? “Acontece que o nosso cérebro é literalmente configurado para apresentar o melhor desempenho não quando está negativo ou neutro, mas quando está positivo”. Então, como mantê-lo em positividade mediante o contexto atual?

Shawn Achor apresenta ao leitor OS SETE PRINCÍPIOS para alcançar a felicidade, baseado em sete padrões específicos, funcionais e comprovados de sucesso e realização, coletados e analisados a partir de um enorme volume de pesquisas efetuadas ao longo dos seus anos em Harvard.

O Benefício da Felicidade – Como o cérebro positivo possui uma vantagem biológica em relação ao cérebro neutro ou negativo, este princípio nos ensina como retreinar o cérebro para capitalizar a atitude positiva e melhorar nossa produtividade e desempenho. A questão é, não existe um único significado, a felicidade depende da pessoa que a vivencia. Quando estamos felizes, quando a nossa atitude e estado de espírito são positivos, somos mais inteligentes, mais motivados e, em consequência, temos mais sucesso. A felicidade é o centro, e o sucesso é que gira em torno dela.

O ponto de apoio e a alavanca – A maneira como vivenciamos o mundo, e a nossa capacidade de prosperar nele, muda constantemente com base na nossa atitude mental. Este princípio nos ensina como podemos ajustar nossa atitude mental (nosso ponto de apoio) de maneira a nos dar o poder (a alavanca) para atingirmos a realização e o sucesso. Mais importante ainda do que acreditar na própria capacidade é acreditar que é possível melhorar essa capacidade. As nossas crenças podem afetar a nossa capacidade e está em nossas mãos criar a nossa própria felicidade. Neste sentido, a construção mental das nossas atividades diárias, mais do que a atividade em si, é que define a nossa realidade. O desafio é parar de pensar no mundo como algo estanque quando na verdade a realidade é relativa.

O efeito tetris – Quando o cérebro fica preso a um padrão que foca o estresse, a negatividade e o insucesso, nos condicionamos ao fracasso. Este princípio nos ensina como retreinar o cérebro para que identifique padrões de possibilidade, de forma que possamos perceber – e aproveitar – as oportunidades que encontramos pelo caminho. É assim que o nosso cérebro funciona: ele fica preso muito facilmente a padrões de visão de mundo, alguns mais benéficos do que outros. Contudo, podemos treinar nosso cérebro para procurar e encontrar também o positivo – as possibilidades latentes em todas as situações – e nos tornar especialistas em capitalizar o Benefício da Felicidade. Procurar constantemente o negativo no mundo implica um custo muito alto. Esse hábito desgasta a nossa criatividade, eleva nossos níveis de estresse e reduz nossa motivação e nossa capacidade de atingir metas. Da mesma forma como o nosso cérebro pode ser configurado de maneira que nos restrinja, podemos retreiná-lo para procurar as coisas boas da vida – para nos ajudar a enxergar mais possibilidades, nos sentir mais energizados e atingir o sucesso em níveis mais elevados. O primeiro passo é saber até que ponto o que enxergamos é unicamente uma questão de foco.

Encontre oportunidades na adversidade – Diante da derrota, do estresse e da crise, o cérebro mapeia diferentes caminhos para nos ajudar a sobreviver às adversidades. Este princípio diz respeito a encontrar o caminho mental que não só nos tira do fracasso ou do sofrimento, mas também nos ensina a sermos mais felizes e mais bem – sucedidos graças a ele. Se formos capazes de considerar um fracasso como uma oportunidade de crescimento, teremos muito mais chances de crescer. Inversamente, se pensarmos numa queda como a pior coisa do mundo, ela acaba se transformando justamente nisso. As pessoas que conseguem se levantar da queda com mais sucesso são aquelas que se definem não pelo que aconteceu com elas, mas pelo que elas podem fazer com o que aconteceu, por isso psicólogos recomendam que fracassemos logo e com frequência. Os melhores líderes são aqueles que mostram do que são feitos não durante os anos de vacas gordas, mas em momentos de dificuldade.

O círculo do zorro – Quando nos vemos em dificuldades e nos sentimos sobrecarregados, nossa lógica cerebral pode ser dominada pelas emoções. Este princípio nos ensina a retomar o controle concentrando-nos primeiro em metas pequenas e factíveis e só depois expandindo gradativamente o nosso círculo para atingir metas cada vez maiores. Um dos maiores propulsores do sucesso é a crença de que o nosso comportamento faz a diferença, de que temos controle sobre o nosso futuro. Acreditar que, em geral, as nossas ações decidem o nosso destino na vida só pode nos instigar a nos empenhar mais e, quando vemos os resultados desse empenho, nossa crença em nós mesmos se fortalece ainda mais.

A regra dos 20 segundos – Muitas vezes sentimos ser impossível manter uma mudança por muito tempo porque nossa força de vontade é limitada. E quando nossa força de vontade falha, voltamos aos nossos velhos hábitos e sucumbimos ao caminho da menor resistência. Este princípio mostra como, por meio de pequenos ajustes de energia, é possível redirecionar o padrão da menor resistência e substituir maus hábitos por bons, o que nos leva a um dos maiores paradoxos do comportamento humano: “Bom senso comum não é ação comum”. Como disse Aristóteles, “para sermos excelentes, não podemos simplesmente pensar com excelência ou nos sentir excelentes, precisamos agir com excelência.”

Investimento social – Diante de dificuldades e estresse, algumas pessoas escolhem se isolar e se retirar para dentro de si mesmas. Mas as pessoas mais bem-sucedidas investem nos amigos, colegas e parentes para continuar avançando. Este princípio nos ensina como investir mais em um dos mais importantes fatores preditores de sucesso e excelência – nossa rede social de apoio. Se investir em conexões sociais, você basicamente terá mais facilidade de interpretar a adversidade como um caminho para o crescimento e uma oportunidade e, mesmo se tiver de vivenciar o estresse, você se recuperará mais rapidamente e estará mais protegido de seus efeitos negativos de longo prazo. O apoio social é uma garantia de felicidade e um antídoto para o estresse, ele também contribui muito para a realização no ambiente de trabalho. Quanto mais nos sentimos bem em relação aos relacionamentos no ambiente de trabalho, mais eficientes seremos, quanto mais os membros da equipe investem em sua coesão social, melhores serão os resultados de seu trabalho. Todos nós sabemos que um aspecto importante para manter um vínculo social é estar presente, tanto física quanto emocionalmente, quando alguém precisa de nós.

Quando começamos a capitalizar o Benefício da Felicidade aplicando os princípios na nossa própria vida, as mudanças positivas se propagam rapidamente. É por isso que a psicologia positiva é tão poderosa. Estudos revelam que, quando os líderes estão de bom humor, seus subordinados têm mais chances de também ficar de bom humor. As pessoas com um estado de espírito positivo são mais capazes de pensar com mais criatividade e lógica, solucionar problemas mais complexos e até ser melhores negociadores.

“TODA GRANDE ONDA COMEÇA PEQUENA”.

Dizem que uma única borboleta batendo as asas pode criar um furacão do outro lado do mundo. De acordo com essa teoria, conhecida como o Efeito Borboleta, o bater das asas de uma borboleta pode ser apenas um minúsculo movimento, mas cria uma pequena rajada de vento que acaba ganhando velocidade e força. Em outras palavras, uma minúscula mudança pode acionar uma cascata de mudanças maiores.

Ser feliz não é acreditar que não precisamos mudar, é perceber que podemos. Quem sabe essa leitura permita a você perceber o que está precisando mudar e encontrar a atitude necessária para ser feliz. Quem sabe assim o sucesso vem!

Sobre o autor: Shawn Achor (nascido em 9 de março de 1978) é um autor americano e palestrante conhecido por sua defesa da psicologia positiva. Ele foi o autor de The Happiness Advantage e fundou a GoodThink, Inc. Achor apresentou-se no TEDx , e sua palestra está listada como uma das 25 mais populares do TED, com mais de 20 milhões de visualizações online. Assista a palestra no TEDx.