Não menos importante que desenvolver um Plano Orçamentário para orientar a tomada de decisão no âmbito de uma empresa, é compartilhá-lo com todos que fazem parte dela. Essa é uma iniciativa que pode educar o processo de tomada de decisão e fazer com que a empresa fique mais unida e, assim, alcance seus objetivos com maior velocidade.
Com o objetivo de fazer com que você entenda melhor a importância disso, elaboramos este conteúdo. Aqui, apresentamos o que é um Plano Orçamentário, a importância de criá-lo e por que deve ser compartilhado com toda a empresa. Confira!

O que é um Plano Orçamentário?

Também conhecido como Planejamento Orçamentário, o Orçamento Empresarial é uma importante etapa de gestão de uma empresa, focada em planejar as suas receitas, despesas e investimentos estimados para os próximos meses ou anos. É uma estratégia que tem como principal objetivo “antecipar o futuro”, para que assim, a empresa possa se preparar melhor para o que vier.
No entanto, cabe destacar que não devemos confundir Planejamento Orçamentário com achismo, intuição, chute ou adivinhação. Estamos falando de uma estratégia de gestão que, para que obtenha sucesso, é preciso se fundamentar em fatos, dados sólidos, capazes de oferecer previsões precisas e exatas a respeito do futuro.
O Planejamento Orçamentário deve ser feito de maneira colaborativa, ou seja, com a ajuda dos gestores, supervisores e das pessoas que tem liberação para gastos, pois assim, pode refletir com precisão a realidade desta e, dessa maneira, orientar os gestores na tomada de decisão.
Quando o Plano Orçamentário é feito desse modo, tende a favorecer o crescimento da organização, trazendo para ela maior eficiência, produtividade e segurança financeira.

Importância de criar um Plano Orçamentário em sua empresa

Elaborar um Plano Orçamentário para uma empresa é importante por diversos motivos, dentre eles, podemos destacar:

• O Plano Orçamentário estabelece com antecedência as ações que devem ser executadas pela empresa para que ela alcance seus objetivos, vindo a obter êxito;
• Estima recursos que entrarão no caixa da empresa, fazendo assim, com que ela conheça sua realidade e seu poder de investimento;
• De certo modo, fixa objetivos ou metas que devem ser seguidas por todos, com o objetivo de se obter maior controle com relação ao fluxo de caixa;
• Identifica oportunidades e determina restrições, pautando, assim, a tomada de decisão por parte dos gestores de sua empresa;
• Otimiza o processo de decisão, conferindo a essa operação maior segurança e consistência.
Uma empresa que não elabora um Plano Orçamentário se coloca em risco e age, muitas vezes, sem base informacional, o que diretamente pode afetar o alcance de seus objetivos. O ideal é construir um Plano Orçamentário, baseando-se em informações como:

• Metas de vendas;
• Levantamento de custos e despesas fixas;
• Projeção da margem de contribuição;
• Previsão de investimentos a realizar;
• Planejamento tributário.

Levando-se em consideração tudo isso, pode-se desenvolver um Plano Orçamentário eficaz, capaz de fazer com que a organização alcance seus objetivos com maior velocidade, seja a curto, médio ou longo prazo.

Por que o Plano Orçamentário deve ser compartilhado com toda a empresa?

O não compartilhamento de informações no âmbito de uma empresa é algo muito comum, mas que pode afetar, sem sombra de dúvida, o alcance de seus objetivos.
Quando se trata de uma estratégia global, as informações devem ser compartilhadas com eficiência e clareza com todos os membros que fazem parte dela, sobretudo com aqueles que têm poder de decisão e responsabilidade com a gestão de equipes, como os gestores de departamentos e setores.

Planejamento Orçamentário por departamento/setor

Ao conhecer o Plano Orçamentário elaborado pela direção da empresa, os gestores de departamentos ou setores podem elaborar seus planos, respeitando o planejamento global. No entanto, isso só é possível quando eles conhecem as informações contidas em tal estratégica.

Controle de orçamento

Ao conhecer o Plano Orçamentário da empresa, é possível, também, controlar melhor o orçamento disponível, tomando decisões que respeitem tal limite.

Assim, por exemplo, entre duas decisões, a que afeta o limite orçamentário da empresa pode ser dispensada de cara pelo gestor responsável. No entanto, é preciso respeitar o limite, mas sem que com isso a empresa tenha sua eficiência afetada.

Colaboração de todos os departamentos/setores

Tendo conhecimento a respeito do Plano Orçamentário, os departamentos ou setores de uma empresa podem colaborar, de modo geral, para o alcance dos objetivos relacionados a essa questão. Por exemplo, respeitando os limites orçamentários definidos e tomando ações para que a empresa alcance a receita estimada.
O setor de Marketing da empresa pode planejar ações com o objetivo de conquistar mais clientes e, assim, realizar mais vendas, alcançando, então, a receita estimada no Plano Orçamentário, que pode ser revisto sempre que a organização achar conveniente.

Não basta somente compartilhar o Plano Orçamentário, é preciso revisar trimestralmente o que foi planejado, para que ele não fique engessado e se perca ao longo do ano.

Melhor tomada de decisão

Por fim, o compartilhamento do Plano Orçamentário com todos que fazem parte da empresa pode garantir maior segurança e consistência ao processo de decisão. Na prática, isso evita que a empresa se coloque em risco e, por consequência, faz com que cresça de maneira segura, alcançando seus objetivos com agilidade.

Como podemos observar, uma empresa não deve apenas elaborar seu Plano Orçamentário, mas também, é essencial que compartilhe tais informações com todos aqueles que fazem parte dela.

Fazendo isso, você não apenas democratiza o acesso à informação, mas também pode contar com a ajuda de todos os departamentos para que respeitem os limites orçamentários definidos. Algo que é fundamental para a empresa que deseja alcançar seus objetivos com maior velocidade.

Ficou alguma dúvida com relação a este conteúdo? Se respondeu afirmativamente, não deixe de entrar em contato conosco. Será um prazer conversar com você sobre esse tema que dominamos.

Fontes

Planejamento Orçamentário: o que é e por que deve ser feito

http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/33/CON-B583.pdf

https://www.biblioteca.ajes.edu.br/arquivos/monografia_20110915120432.pdf

https://www.scielo.br/pdf/rae/v4n12/v4n12a05.pdf