21 lições para o século 21 é um livro que foca nas questões atuais e no futuro imediato das sociedades humanas. Escrito em 2018, antes do nosso novo normal, provoca o leitor a questionamentos como: O que está acontecendo neste momento? Quais são os maiores desafios e escolhas de hoje? Qual deve ser o foco de nossa atenção? O que devemos ensinar a nossos filhos?

Faz uma reflexão sobre a quantidade de informações irrelevantes disponíveis e a importância da criticidade do individuo sobre essas informações, enfatiza que clareza é poder.

Para falar sobre o mundo aqui e agora, referenciando 2018, o autor separa o livro em 5 grupos: Desafios Tecnológicos, Desafios Políticos, Desespero e Esperança, Verdade e Resiliência.

A leitura de 21 lições para o século 21 desacomoda nossos pensamentos. Seus questionamentos e afirmações nos levam a reflexões sobre o que nos reserva no futuro.

Uma das afirmações mais impactantes, na minha análise, é que a revolução tecnológica poderá excluir bilhões de humanos do mercado de trabalho e criar uma nova e enorme classe sem utilidade, levando a sérios problemas sociais e políticos. Refere ainda, que o ser humano poderá se tornar irrelevante e nenhuma sociedade ou ideologia está preparada para isso.

Apesar desse risco, não devemos ignorar o benefício da tecnologia para a humanidade, e precisamos pensar em preservar os humanos e não seus empregos.

Os humanos possuem habilidades físicas e cognitivas. As máquinas já conseguem substituir as habilidades físicas e a tecnologia superará o indivíduo nas habilidades cognitivas também. O desafio humano então, é sua capacidade de aprender novas habilidades para manter-se ativo e não se tornar um irrelevante.

A IA certamente trará benefícios à humanidade, porém o risco que corremos é essa ferramenta poderosa, para o bem e para o mal, cair nas mãos da estupidez e crueldade naturais de seus senhores humanos.

Conforme Yuval Noah Harari, Inteligência é a aptidão para resolver problemas e consciência é a aptidão para sentir coisas como dor, alegria, amor e raiva. O questionamento que nos faz, é se, e quando, a Inteligencia Artificial desenvolverá também a consciência, que hoje é considerada o diferencial do ser humano.

Sobre o Livro

21 lições para o século 21 é um livro que traz as reflexões e questionamentos do autor sobre as 21 questões atuais que impactam na vida de todos nós. Ele certamente nos faz pensar no que estamos vivendo e as incertezas do futuro. E nos questiona ainda, o quanto estamos preparados para o que está por vir.

Sobre o autor

YUVAL NOAH HARARI nasceu em 1976, em Israel. Ph.D. em história pela Universidade de Oxford, é atualmente professor na Universidade Hebraica de Jerusalém. Seu livro Sapiens: Uma breve história da humanidade tornou-se um fenômeno internacional e foi lançado em mais de cinquenta línguas. Homo Deus: Uma breve história do amanhã, o livro seguinte, também obteve enorme sucesso e foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras. As duas obras juntas já venderam mais de 12 milhões de exemplares em todo o mundo.