A tecnologia trouxe muitas transformações no dia a dia das pessoas e isso não é diferente dentro das empresas. A cultura do imediatismo, ou seja, a tendência de que tudo é “para agora” tomou conta de nossa cultura e pede o desenvolvimento da cultura ágil para as organizações.
Quando uma empresa não se adapta ao que o consumidor atual necessita, perde a capacidade de competir com seus concorrentes e se torna obsoleta. Imagine empresas de anos atrás, em comparação com as empresas de hoje: sem dúvidas desde as maiores até as menores passaram por diversas transformações.
Nesse sentido, vamos falar sobre como podemos desenvolver uma cultura ágil na organização, a fim de estarmos condizentes com as necessidades do atual mercado. Acompanhe!

Cultura organizacional

A cultura é um resultado do conjunto de características, crenças e valores de um povo. No mundo empresarial, o termo cultura organizacional segue o mesmo raciocínio. Ela correspondente ao conjunto de valores e costumes tanto da diretoria quanto da equipe de colaboradores.
Tome como exemplo uma empresa com uma forte cultura de qualidade no atendimento ao cliente, que preza pela satisfação em cada interação com seus clientes. Isso será reforçado a todo momento, tanto internamente, junto aos funcionários, quanto externamente, nos valores da marca. Logo, isso faz parte da cultura daquela organização.
A grande dificuldade é quando há aspectos a serem melhorados na cultura organizacional. Afinal, alguns conceitos ficam arraigados e são difíceis de serem mudados. Por isso, a seguir vamos abordar um dos aspectos ligados à cultura das empresas e como podemos fazer para melhorar. Esse ponto é a agilidade.

O que significa uma cultura ágil na organização?

A tecnologia trouxe para o dia a dia das empresas a possibilidade de fazer processos muito mais rápidos e com uma maior qualidade. Então, quando vemos processos manuais nas empresas, acabamos por presenciar certo atraso em sua cultura, o que compromete a agilidade das atividades.Isso é um exemplo de como as empresas acabam por ficar para trás quando não têm uma cultura ágil. Esse tipo de cultura diz respeito a estar sempre preparado para resolução rápida de problemas rotineiros. Além disso, é uma empresa pronta a melhorar questões, como atendimento ao cliente e processos internos, para que fiquem melhores e mais rápidos.
Hoje, os consumidores presam por agilidade quando procuram algo das empresas. É um dos resultados trazidos pela tecnologia, que nos acostumou a ver atividades mais rápidas e feitas por dispositivos, como computadores e celulares. Quando os empresários ignoram isso, acabam por ficar longe de competir no mercado e seus processos ficam obsoletos.

Como desenvolver a cultura ágil

Em primeiro lugar, é preciso entender a necessidade de refazer e ajustar processos para que fiquem mais rápidos, claro, sem perder a sua qualidade. Nesse sentido, podemos contar com a tecnologia, seja em softwares ou dispositivos que tornam o dia a dia da equipe mais ágil.
Por outro lado, não podemos esquecer dos recursos humanos de uma empresa, que também devem passar por transformações para uma cultura ágil. Para isso, recorremos às chamadas “metodologias ágeis”, que colaboram para trazer esse panorama de rapidez nos processos.
Uma metodologia ágil é formada por um conjunto de métodos que colaboram para trazer rapidez no trabalho da equipe. Um exemplo disso é a formação de grupos específicos para realização de um projeto. A divisão do trabalho dessa forma ajuda a aumentar o foco e a rapidez na resolução de problemas.
Há diversas técnicas que se preocupam em tornar os funcionários mais ágeis, o que é vital para essa mudança de cultura. Além disso, é importante que haja uma postura de incentivo por parte da liderança, afinal, a cultura é resultado também dos valores e crenças criados pelos líderes e diretores.

Passo a passo para uma cultura ágil, a começar pela liderança

Em uma empresa com cultura ágil, a cadeia de comando não é direcionada a pressionar e trazer um controle rígido da equipe. Sabemos que a postura mais rígida pode gerar aversão à liderança e isso atrapalha as mudanças e prejudica as relações.
Outro detalhe importantíssimo é que quanto mais autonomia para decisões os colaboradores tiverem, mais ágil é empresa. Por isso, trabalhar com base em trazer essa responsabilidade para funcionários pode ajudar no dia a dia. Muitas questões são levadas à gerência ou diretoria antes de serem resolvidas, isso leva um tempo precioso na resolução de problemas.
Hoje, a postura de liderança é voltada para aconselhamento. Ao invés de ordem, o seu conhecimento é passado para preparar os colaboradores. A equipe procura o líder quando não se sente segura, por exemplo. Existe o envolvimento da liderança, mas há uma transformação em torno dessa figura.


Como trazer mudança para cultura ágil junto aos colaboradores


De nada adianta mudar toda a estrutura da empresa e a postura dos líderes se não há um trabalho direto com a equipe. Então, é interessante colocarmos em prática as metodologias de grupos para projetos específicos, por exemplo. Isso é fruto das metodologias ágeis e facilita no processo de comunicação entre os envolvidos:

• Evita erros;
• Divide melhor as responsabilidades;
• Resulta em maior agilidade.


Para além dessa formação de grupos, a fim de que não se perca o conhecimento e a comunicação, é relevante trazer a troca de experiências. Cada equipe pode contribuir para melhorar as atividades e também compartilhar suas experiências. Tudo isso ajuda a construir colaboradores preparados para lidar com uma cultura ágil dentro da empresa.
Vale ressaltar, então, a importância de estar atento na hora de fazer uma contratação, já que além do currículo, a cultura que o colaborador traz pode fazer toda a diferença. A contratação de pessoas capacitadas, o investimento em treinamento e em consultoria podem fazer toda a diferença para atingir a agilidade que procuramos.

Não há dúvidas de que existe todo um trabalho em torno de desenvolver a cultura ágil na organização. Por outro lado, há diversas vantagens em relação tanto à organização interna, quanto na imagem da marca junto ao cliente. Daí a importância de colocarmos essas metodologias em prática.
Caso você precise de ajuda para implementar uma nova cultura dentro da sua organização, não hesite em nos procurar. Fale conosco!


REFERÊNCIAS
https://cio.com.br/a-cultura-que-sustenta-uma-organizacao-agil/
https://transformacaodigital.com/gestao/como-construir-uma-cultura-agil-em-sua-empresa/
https://transformacaodigital.com/marketing/cultura-organizacional-agil/