Antes de tudo, quando o assunto é competitividade, as empresas geralmente buscam novas estratégias para captação de clientes, ou até mesmo embarcam em outros mercados para ampliar a diversidade de ofertas.

Contudo, de nada adianta uma empresa ter todos os índices de desempenho de vendas elevados, se o seu caixa empresarial não está sendo devidamente administrado. Um dos casos mais comuns é quando tendemos a misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais, o que contribui para uma má gestão do caixa e de seus ativos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até o final e entenda a importância de separar suas contas empresariais das pessoais.

Contas empresariais x Contas pessoais: por que devo separar?

Como já sabemos, um empreendedor que busca adequar a sustentabilidade financeira do seu negócio com uma economia interna eficiente, deve entender a importância do seu dinheiro sendo conduzido pelos departamentos internos.

Já que qualquer empresa no mercado busca gerar competitividade e se sobressair em seus respectivos setores, elas precisam elaborar estratégias de crescimento, otimização de atividades internas, aquisição de tecnologia, entre outras questões pertinentes.

A questão é que todo esse dinheiro investido deve ser milimetricamente planejado, baseando-se no seu caixa financeiro atual e tendo a certeza de que esses investimentos financeiros não afetarão sua base a médio ou longo prazo.

Entretanto, quando acabamos realizando o pagamento de contas pessoais, estamos diminuindo cada vez mais o fluxo de caixa e nos aproximando ainda mais do capital de giro. Esse dinheiro gasto precisa ser reservado para futuras emergências (e estas não estão relacionadas às suas contas pessoais).

Quais problemas posso adquirir ao misturar minhas contas pessoais e empresariais?

Para que possamos perceber a total importância de realizar essa separação, confira abaixo algumas consequências que podem ocorrer em curto, médio e longo prazo:

  1. Maior embaraço nas obrigações fiscais

Uma das consequências de misturar as contas profissionais com as pessoais é definitivamente a grande dificuldade em realizar a gestão das notas fiscais emitidas, já que cada uma possui valores e benefícios diferentes. Além disso, podemos perceber a importância das obrigações tributárias, que só tenderão a ser cumpridas depois da separação e registro de suas finanças pessoais e da empresa.

  1. Alta probabilidade de inadimplência

Quando tendemos a pagar as contas pessoais usando o caixa empresarial, pode se gerar um déficit de pagamentos para funcionários e fornecedores. Com isso, a empresa poderá adentrar em um período de recessão econômica delicado, e posteriormente, assumir problemas judiciais e trabalhistas pelo desligamento de colaboradores.

  1. Dificuldade em administrar os lucros

Quando os empreendedores não possuem o hábito de separar suas finanças pessoais e empresariais, fica ainda mais difícil entender por onde vem o lucro ou quaisquer outros valores que entram na conta da empresa. Em consequência, fazer uma análise financeira com todas as contas misturadas, fica quase impossível buscar entender se a empresa está em fase de crescimento ou endividamento.

Boas práticas para separar finanças empresariais e pessoais

Até o momento, podemos observar que o ajuntamento de todas as suas contas pessoais com as de sua empresa acarreta diversos prejuízos para o negócio. Contudo, existem técnicas infalíveis e que podem ser aplicadas continuamente para sustentabilizar a gestão financeira do seu caixa. Confira algumas ações abaixo:

  1. Tenha contas bancárias separadas

Para que você consiga observar de forma eficiente tudo o que ocorre dentro do seu caixa empresarial e da sua vida pessoal, é preciso, antes de tudo, ter contas bancárias separadas. Em consequência disso, você estará mais apto a analisar as entradas e saídas do seu negócio e o respectivo uso desse dinheiro.

Com essa ação, você perceberá que suas contas empresariais estarão muito mais organizadas e distantes de suas demandas pessoais, tornando cada vez mais visível o lucro alcançado por sua empresa e a provisão de estratégias mais assertivas para o negócio.

  1. Analise o seu fluxo de caixa

Em geral, compreender o fluxo de caixa também é importante para um financeiro adequado. Ao separar finanças pessoais e empresariais, o empreendedor terá uma noção mais direta de seu fluxo de caixa e tomará medidas como:

– Fazer as devidas previsões de entradas e saídas do caixa empresarial;

– Propor metas financeiras;

– Verificar se os rendimentos financeiros em caixa são efetivamente oriundos da lucratividade do negócio;

– Realizar a precificação de produtos e serviços de forma correta;

– Atentar-se às áreas mais deficientes da organização, no objetivo de alocar recursos financeiros para o seu aprimoramento;

– Ter reservas de emergências em tempos de crise econômica;

– Entre outros.

  1. Não leve despesas domésticas para a sua empresa

Essa é a ação mais simples de todas: nunca traga contas pessoais para a mesa do seu escritório. E ao contrário, nunca leve contas empresariais para a sua casa.

Apesar de ser uma prática extremamente “simples”, ela oferece a oportunidade de as contas pessoais estarem completamente distantes do meio empresarial, oferecendo mais um motivo para você focar nas contas empresariais e alinhá-las aos seus lucros.

  1. Contrate serviços terceirizados

Caso você perceba que a sua gestão de contas não tem surtido os efeitos desejados para o seu caixa, a contratação de uma gestão empresarial pode ser muito mais lucrativa para o seu negócio.

Além de você não precisar contratar mão de obra, uma consultoria especializada não só garantirá que você realize boas práticas na gestão do seu caixa, como também contribuirá significativamente com a redução de custos da sua empresa.

Conclusão

Em suma, para que as empresas consigam gerar maior competitividade no mercado, as ações não devem ser pautadas apenas nas estratégias de vendas para alcançar novos clientes.

Esta ação, antes de tudo, precisa começar no seu financeiro, já que ele tende a conduzir o negócio ao sucesso ou ao fracasso. Tenha em mente a importância de realizar uma gestão financeira, e assim, conquistar novos mercados com um caixa empresarial cada vez mais consciente e sustentável.

Agora que você já sabe como separar as contas pessoais das contas da empresa, que tal conhecer os nossos serviços? Entre em contato conosco e saiba como nossa consultoria em gestão empresarial poderá ajudar seu negócio a crescer muito mais.