“A aplicação do pensamento enxuto ao processo de inovação”, é assim que Eric Ries, autor de “A startup enxuta”, define sua criação. Baseado no modelo de manufatura enxuta, nascido no Japão com o Sistema de Produção Toyota, o autor estudou formas de como aplicar essas ideias nos seus desafios empresariais. Esse estudo evoluiu até a denominada “startup enxuta”.

O livro surgiu como uma missão do autor: melhorar a taxa de sucesso de produtos inovadores (ou seja, das startups) no mundo inteiro. Separado em três partes, o livro nos instrui os princípios da startup enxuta, métodos de como aplicá-la e como conduzi-la, sempre acompanhados de exemplos conhecidos e histórias vivenciadas pelo próprio autor.

Na primeira parte, intitulada “Visão”, o autor defende o seu modelo de administração, para dar o pontapé inicial na startup. Também apresenta o conceito de “aprendizagem validada”, método pelo qual as startups podem medir e analisar seu progresso. Essa aprendizagem vem de experimentações científicas, as quais o autor nos demonstra exemplos reais.

A segunda parte, chamada “Direção”, apresenta o modelo do ciclo de feedback construir-medir-aprender. Percorrendo ele detalhadamente, o autor define o começo através de suposições de “salto de fé”, apostas de risco que podem trazer grandes resultados. Para medi-las, é apresentada a criação de um produto mínimo viável e um sistema de avaliação de progresso, terminando no método de análise entre perseverar ou mudar de rumo (levando o que já aprendemos).

Em sua terceira parte, denominada “Aceleração”, o livro nos mostra formas de percorrer o ciclo de feedback construir-medir-aprender rapidamente, além de analisar conceitos da manufatura enxuta que podem ser bem aproveitados na startup enxuta. Ademais, são mostradas técnicas de aplicação desses conceitos em diversas áreas, em algumas das maiores empresas do mundo.

Na metodologia defendida por Eric, existem cinco princípios, reforçados durante toda a leitura: a administração, a aprendizagem validada, o ciclo construir-medir-aprender, a contabilidade para inovação e o fato de que empreendedores estão em todos os lados. Quem sabe essa leitura não acorde o empreendedor dentro de você?

Sobre o livro e autor: Eric Ries é reconhecido como criador do movimento Lean Startup. Formado pela Universidade de Yale, é empreendedor no Vale do Silício. A primeira edição de Startup Enxuta foi lançada em 01 de maio de 2012. Os livros Lean Startup e The Startup Way já venderam mais de 1 milhão de cópias. Assista uma pequena entrevista com o autor.