Você já parou para pensar que a forma como decide as questões da corporação pode limitar o valor potencial da companhia e ainda causar impactos significativos no seu desempenho e eficiência? Se você já analisou este contexto, saiba que não é o único.

Uma pesquisa realizada pela Ernst & Young provou que 81% dos executivos seniores precisam melhorar sua velocidade de tomada de decisão e nível de percepção, estabelecendo novas estratégias e planejamentos.

Isso porque, apesar de muitas empresas investirem pesadamente em tecnologia para coletar dados e até em recursos de análise rigorosos, poucas utilizam estas informações em suas escolhas e acabam alocando a tomada de decisões apenas às abordagens tradicionais – o que pode ser extremamente prejudicial.

Diante deste cenário, para melhorar sua capacidade de gerenciamento e impulsionar o crescimento lucrativo, as empresas precisam adotar uma abordagem abrangente, conectando as estratégias de negócios para gerar valor, e por extensão realizar uma boa tomada de decisão.

Quer saber mais a respeito? Acompanhe a leitura e saiba como otimizar este processo de uma maneira eficiente e certeira.

Identifique a decisão a ser tomada e reúna suas informações

Em primeiro lugar, identifique por que você precisa tomar uma decisão para a sua companhia, observando o que mudou dentro ou fora da organização, quem será afetado e as consequências que esta escolha pode trazer.

Uma vez que isso esteja esclarecido, você precisa reunir os dados que o ajudarão a tomar esta decisão da maneira mais sábia possível. E, para isso, é importante escolher quais fontes de informação vale a pena buscar, estabelecendo métodos para a obtenção destes dados.

Isso se dá, principalmente, porque as informações obtidas vão respaldar a sua decisão e, diante deste cenário, se faz necessário que elas possuam um alto nível de precisão – uma vez que revelarão a realidade da organização e ilustrarão a atual condição da empresa, o que se torna primordial para optar de maneira coerente.

Abrace a tecnologia e tenha uma postura abrangente

Na era da Indústria 4.0, as empresas são inundadas por informações de vários sistemas de coleta, armazenamento e cálculo. E, como citado anteriormente, estes dados formam a base de todas as tomadas de decisões, o que os torna ainda mais importantes do que normalmente o são.

Por este motivo, ser capaz de usá-los de forma verdadeira e completa – compilando-os e analisando-os – é um excelente recurso crítico para a companhia, além de ser uma boa maneira de olhar para a questão como um todo.

Logo, para processar um imenso volume e uma grande complexidade de dados, as empresas devem investir em uma tecnologia baseada em algoritmos que auxilie na tomada de decisão, compreendendo que as ferramentas e técnicas manuais simplesmente não são capazes de gerenciar todas estes arquivos.

Assim, ao optar por abraçar a transformação digital em sua gestão, é possível guiar estes dados para elaborar um plano operacional otimizado e decisivo. Isso, sem dúvida, fará a diferença no crescimento organizacional, nos lucros e na adição de valor.

Defina os critérios e suas alternativas

Para otimizar a tomada de decisões da sua companhia, não basta apenas saber qual escolha fazer ou quais dados utilizar para respaldá-la. Torna-se ímpar, também pensar em um cenário de possibilidades e considerar como cada alternativa pode apresentar uma solução viável.

Para isso, analise as evidências e compare, inclusive, com informações sobre os esforços anteriores de sua empresa, para prever sua própria probabilidade de sucesso com base em tudo o que já foi vivenciado.

Por fim, para cada solução possível, identifique os roadblocks e também os caminhos que oferecem uma chance maior de atingir seu objetivo. Assim, será possível ponderar a respeito com mais certeza e menos erros.

Prepare um plano de ação minucioso

Realizar uma tomada de decisões em curto prazo é importantíssimo para manter o negócio forte, especialmente porque o mercado não espera, o tempo continua passando e tudo segue acontecendo.

Os preços estão se alterando, os concorrentes estão cada vez agressivos e as modificações no segmento são constantes. Portanto, é preciso decidir rápido e tentar encontrar um equilíbrio entre a sabedoria e a velocidade.

Assim, diante deste contexto, é aqui que entra um plano de ação como peça-chave da sua tomada de decisões. Isso se dá porque ela precisa ser baseada em um planejamento estratégico que aponte onde a sua organização quer chegar, as metas a serem alcançadas e, acima de tudo, como fazê-lo.

Por essa razão, se torna cada vez mais indispensável que o processo decisório seja composto não apenas pela estruturação do problema, suas alternativas e consequências, mas também por uma avaliação de todo este contexto, a fim de preparar a companhia para o que está por vir.

Desse modo, para decidir de maneira estratégica e alcançar os resultados esperados, é fundamental que o gestor possa realizar uma análise intuitiva e sistemática, compreendendo as etapas mencionadas ao longo deste artigo e colocando-as em prática.

Avalie o sucesso para reproduzi-lo mais a frente

Para saber se você teve sucesso na sua tomada de decisão, você precisará medi-la. Por isso, depois que o plano estiver implementado, examine honestamente seus resultados e veja se a escolha cumpriu com o objetivo inicial.

O que funcionou? O que não funcionou? Você cometeu algum erro? Tudo isso precisa ser analisado a fundo para que, mesmo com uma decisão certa, você perceba se o plano foi mal executado ou se algo ficou pendente para ser revisado.

Depois de responder estas perguntas, você estará em uma posição melhor para otimizar essa decisão e melhorar seu processo na próxima vez que isso for demandado.

Por este motivo, implemente já as práticas citadas acima e reconheça os benefícios de uma otimização com base no planejamento e nas suas experiências corporativas. Esta é uma chance de transformar as escolhas feitas na sua organização e colher bons frutos para o segmento.

Isso é o que nós fazemos! Pode parecer difícil ou até mesmo impossível, mas não é. Nós podemos te ajudar e ensinar como fazer, converse conosco.

Fontes utilizadas:

https://www.ey.com/Publication/vwLUAssets/EY-global-becoming-an-analytics-driven-organization/$FILE/ey-global-becoming-an-analytics-driven-organization.pdf
https://www.scielo.br/pdf/ci/v39n3/v39n3a06.pdf
http://www.tcc.sc.usp.br/tce/disponiveis/18/180830/tce-31012018-122500/publico/Ruy_Guilherme_Ravazi_TCC.pdf
https://www.scielo.br/pdf/ram/v9n5/a05v9n5.pdf