A automação de processos no contexto empresarial pode ser definida como a adoção de sistemas informatizados para executar tarefas que antes eram realizadas manualmente. É uma das aplicações mais importantes da tecnologia nos negócios porque essas ferramentas são inteligentemente programadas para substituir o trabalho humano naquela determinada função.

Atualmente, automatizar procedimentos é uma premissa básica para o aumento da produtividade. Saiba mais a seguir.

Redirecionamento do capital intelectual

Procedimentos operacionais, quando são realizados manualmente, tendem a ocupar bastante tempo do colaborador, mas sem uma contrapartida à altura. Ou seja, o esforço humano pode ser substituído por um sistema sem que haja qualquer prejuízo no resultado daquela tarefa. Quando essa substituição acontece, esse profissional pode ser redirecionado para outra função mais estratégica, que exija as capacidades humanas de se relacionar, planejar e criar.

Automatizar processos é a alternativa mais viável para aproveitar melhor o capital intelectual da empresa que, afinal, é o que a diferencia de qualquer concorrente. Não é uma decisão inteligente permitir que profissionais competentes dediquem seu tempo a atividades que podem ser executadas por um aplicativo, por exemplo.

Redução da falha humana

Se por um lado existem tarefas que exigem a capacidade humana para serem realizadas, outras são melhores desempenhadas por sistemas programados. Por exemplo: o preenchimento de planilhas, quando feito por um colaborador, está sujeito à falha humana, que pode prejudicar os resultados da análise que será feita a partir desse material. Neste caso, uma ferramenta programada para preencher planilhas seria mais eficiente.

Portanto, essa é outra vantagem da automação de processos que está diretamente relacionada à produtividade: o índice de erro é extremamente reduzido e torna os dados mais confiáveis.

Otimização de tempo

Os softwares executam procedimentos operacionais de forma mais rápida do que quando eles são conduzidos por um humano. Afinal, são totalmente desenvolvidos com esse intuito, não fazem mais de uma tarefa ao mesmo tempo e nem estão sujeitos às distrações. Portanto, essa é uma forma de a empresa poupar tempo e, consequentemente, tornar-se mais produtiva.

Tomada de decisão inteligente

Essa talvez seja uma das consequências mais relevantes da automação em termos de produtividade. Softwares construídos para serem usados dentro de organizações captam os dados certos com uma rapidez incrível. Mais do que isso: compilam e organizam esse tipo de informação, facilitando o acesso a ela e possibilitando uma interpretação mais clara do que significam para a trajetória geral do negócio.

Com esses dados em mãos, os gestores têm maior embasamento para tomar decisões estratégicas certeiras e inteligentes, que realmente reflitam o cenário no qual a empresa está inserida.

Na era da informação, ter ferramentas que capturem dados é fundamental para sair na frente da concorrência e conduzir os negócios de forma alinhada às expectativas e comportamento dos consumidores.

E melhor ainda é quando essa automação é conduzida em conjunto à gestão empresarial. Dessa forma, são automatizados os processos que realmente farão a diferença para que a empresa fique mais produtiva. Entre em contato conosco para saber mais sobre como estamos ajudando os nossos clientes a aumentarem a produtividade com o uso de automações! Estamos esperando por você!