Sobre o livro: foi publicado em 2005 pela editora Harvard Business Review e explora as estratégias de diversas empresas que criaram um nicho de atuação onde não existem concorrentes.

Sobre os autores: W. Chan Kim e Renée Mauborgne são representantes do The Blue Ocean Strategy Institute, os dois lançaram também o livro “A Transição para O Oceano Azul” .

No livro A Estratégia do Oceano Azul os autores usam a metáfora dos oceanos vermelhos e azuis porque os oceanos vermelhos pareciam captar a realidade cada vez mais evidente nas organizações, ou seja, as organizações se deparam com um oceano de competição sangrenta do qual desejam sair, enquanto os oceanos azuis captavam infinitas possibilidades que as empresas poderiam criar.

Mas o livro não traz só a bonança do oceano azul, trás a necessidade de alinhamento, de renovação e armadilhas de achar que estamos navegando num oceano azul e na verdade estarmos presos no vermelho.

A estratégia do oceano azul tem como propósito: permitir que assumam o desafio de criar oceanos azuis de forma a maximizar oportunidades e minimizar riscos, levando em conta o seguinte: a concorrência não deve ocupar o cerne do pensamento estratégico; a estrutura de um setor não é determinada, pode ser moldada; a criatividade estratégica pode ser acessada sistematicamente; a execução pode ser incorporada à formulação da estratégia; e um passo a passo para a criação da estratégia, pois planos não conduzem a criação de uma estratégia.

A estratégia de oceano azul é importante para o cenário a seguir: um crescente chamado às novas soluções criativas (demandas altas e orçamento baixo); os crescentes uso e influência de megafones públicos (as organizações não controlam mais a informação); uma mudança local em demanda e crescimento futuros (deslocamento da demanda para os ditos países do futuro, China, Índia, Brasil, …); e as crescentes velocidade e facilidade de se tornar um ator global (as empresas, fora dos grandes centros, estão se tornando atores globais com maior facilidade).

Assista a entrevista com a Renée Malborgne, co-autora do livro.