Todos os dias vivemos acontecimentos que podem marcar uma geração e até mesmo mais do que uma, como a quebra de uma bolsa de valores, transformações políticas, novas tecnologias surgindo, entre muitas outras coisas que geram um grande impacto no mundo.

Alguns desses acontecimentos são positivos, outros nem tanto, mas a questão é: o quanto olhamos para isso? O quanto as pessoas valorizam suas ações para que coisas ruins não aconteçam? Nós prestamos atenção nos sinais? E a resposta para essa última pergunta é: não.

Muitas vezes, as pessoas simplesmente ignoram algo que está bem à sua frente e deixam de agir na hora certa, o tempo passa, e quando se dão conta, já é tarde demais. Foi nesse contexto que surgiu o conceito do Rinoceronte Cinza, continue lendo e descubra mais sobre este assunto.

O que é a Síndrome do Rinoceronte Cinza?

A Síndrome do Rinoceronte Cinza é um conceito projetado pela analista política americana Michele Wucker, com o intuito de ajudar a sociedade a prestar atenção em uma ameaça altamente provável e de impacto extremo, porém negligenciada por grande parte da população.

Assim, sua metáfora corresponde à ideia de ver algo grandioso se aproximando, tal qual um rinoceronte, dando ao indivíduo três opções: ser pisoteado por este animal, sair do caminho ou usar este perigo como uma oportunidade.

Dessa forma, sua estrutura está relacionada à forma como as pessoas lidam com perigos óbvios antes de sair do controle, compreendendo o mundo real e formulando um olhar para as situações ao seu redor.

Por que o Rinoceronte Cinza segue sendo ignorado por muitos?

Há muitos motivos para que os indivíduos ignorem o Rinoceronte Cinza, como razões psicológicas, os valores instaurados na sociedade e até mesmo uma lista de prioridades que não corresponde à questão em pauta.

O fato é que as pessoas são programadas para prestar mais atenção às informações que gostam do que as que não gostam e isso tende a variar ainda mais, dependendo dos grupos que estão ao redor. Por exemplo, grupos muito homogêneos têm menos probabilidade de se envolverem em debates, uma vez que não experimentam a diversidade.

É por isso, inclusive, que algumas questões estruturais podem diferir de país para país ou de região para região ou até mesmo do seu ciclo de conhecidos para os de outra pessoa. Assim, é comum (apesar de não ser correto) que algumas pessoas vejam a crescente de uma situação grave, mas não se sintam ameaçadas por pensarem que não estão na linha de fogo e que isso só afetará aos demais.

Como não ignorar os rinocerontes da minha empresa?

As empresas que não têm problemas provavelmente têm mais problemas do que as empresas que têm e trabalham em uma solução para eles. O único motivo para não ter algo errado em sua companhia é o fato de você não os reconhecer ou, pior ainda, de ignorá-los.

“Tudo está perfeito” não é uma resposta de sucesso, porque já se sabe que há algo que precisa ser consertado, algo para trabalhar na melhoria de seus negócios. Contudo, quando se tem uma empresa pode ser muito difícil cuidar de tudo. Mas é indispensável redobrar a atenção para evitar que situações ruins prejudiquem mais a empresa do que prejudicariam se tivessem sido reconhecidas no começo.

Por isso, uma ótima ideia para não ignorar os rinocerontes de sua empresa é estar sempre atento aos acontecimentos, junto com sua equipe, predisposto a ouvir opiniões e conhecer coisas diferentes das que se está acostumado. Debater e não colocar como prioridade apenas o que conhece.

Precisa de ajuda para combater rinocerontes cinzas?

Outra forma de não deixar que os rinocerontes cinzas sejam ignorados é contar com a nossa ajuda. A Otimiza Consultoria presta serviços em gestão empresarial e em 2020, completamos 30 anos de atuação.

Temos três unidades de negócio: a consultoria, a tecnologia e a academia.

Consultoria leva as melhores práticas para dentro das empresas, a Tecnologia automatiza e agiliza os processos e a Academia transforma nossos consultores em instrutores, compartilhando a expertise absorvida nos projetos de consultoria, gerando vantagem competitiva sustentável às organizações.

O nosso grande diferencial é o fato de não sermos uma consultoria de simples aconselhamento e sim uma consultoria de transformação, entre em contato, e conte conosco para combater os riscos óbvios que estão sendo ignorados nos negócios.