Business people meeting at office and use post it notes to share idea. Brainstorming concept. Sticky note on glass wall.

O que é estratégia para você? Para Pasquale, estratégias são passos que uma empresa percorre para alcançar seus objetivos. Já Porter, renomado na área de administração, acredita que estratégia significa a habilidade de uma marca criar um posicionamento valioso no mercado, lançando mão de um conjunto de diferentes atividades.

Talvez, a primeira menção à estratégia seja do conhecido general Sun Tzu, que há 3 mil anos já afirmava que “todos podem ver as táticas das conquistas, mas ninguém consegue discernir a estratégia que gerou as vitórias”.

Pensar estrategicamente é um dos desafios dos gestores. Mais que isso: pensar e tomar uma atitude. Afinal, não basta ter momentos pontuais de se debruçar a respeito de um assunto e buscar uma solução estratégica para ele. Para se manter relevante no mercado e à frente da concorrência, é necessário exercitar e pensar estrategicamente 24 horas por dia nos 7 dias da semana. Mas como fazer isso?

Não ter medo de agir!

Antes de entrarmos nas orientações sobre como pensar estrategicamente, vamos começar pelo mais importante: esse pensamento deve estar conectado diretamente à ação. Ou seja: não basta analisar o mercado, estudar o segmento e ter bons insights a partir disso, é preciso tomar uma atitude porque é isso que faz a diferença no mundo dos negócios.

Quantas vezes a sua organização teve uma ideia, mas não executou e de repente viu um concorrente fazendo algo parecido, perdendo a chance de ser “pioneira”? Isso é comum e é por essa razão que o gestor precisa pensar e agir rápido.

É muito comum os gestores definirem um momento por ano para pensar em estratégias que serão implementadas no ano seguinte. Mas existem pontos que fragilizam essa abordagem:

Boas estratégias são aquelas que estão de acordo com a realidade do mercado e ele é dinâmico, ou seja, certamente mudará. Quando existe essa defasagem de tempo entre o pensar e o agir, na hora da ação a conjuntura do mercado será outra e aquela estratégia anteriormente estabelecida talvez não faça mais sentido.

Quando pensamos em estratégias apenas em momentos pontuais, estamos perdendo a oportunidade de ter ideias e ações que podem transformar os negócios em outros momentos, por isso precisamos estar atentos!

Enfrentar as perguntas complexas

As equipes devem ser estimuladas a adquirirem o hábito de questionar. Será que a forma como estamos conduzindo os processos de negócio é efetiva para atingir os objetivos da organização? Os objetivos que estabelecemos e os prazos a cumprir são sustentáveis? Como identificar se as ações estão fracassando ou não?

Para pensar estrategicamente é preciso questionar, porque é isso que impede o gestor de se colocar em uma zona de conforto. É questionando que encontraremos os caminhos para melhorar a gestão dos negócios.

Ser flexível

Pensar de forma estratégica é se adaptar às diferentes situações que nos confrontam todos os dias. Portanto, precisamos evitar de se apegar com unhas e dentes a uma determinada ideia ou abordagem, querendo concretizá-la a qualquer custo. Pelo contrário, é necessário ter desprendimento necessário para mudar de ideia, adotar uma nova perspectiva, moldar e adaptar ao contexto ou até mesmo abandonar completamente um conceito.

Quando chegar o momento de agir, implementando a estratégia elaborada, é preciso revisar aquilo que foi planejado, certificando-se de que esse planejamento ainda está de acordo com o que o mercado espera no momento, de que ele não se tornou ultrapassado. Talvez seja necessário agregar ideias novas!

Afinal, de nada adianta abrir os olhos e os ouvidos para tudo que está ao redor e não estar verdadeiramente disponível a absorver todo esse conteúdo e, a partir dele, repensar convicções.

É da flexibilidade que nasce a inovação! Nenhum resultado diferente virá se a organização mantiver sempre os mesmos pensamentos e atitudes.

Fazer algo diferente

Tirar a mente do piloto automático, este é o segredo para mudar.  As equipes podem fazer isso com táticas simples, como por exemplo mudar o ambiente de trabalho, inserir um novo integrante ao grupo, receber alguém que aborde um assunto totalmente diferente e que possa gerar insights… Ou com atitudes mais ousadas, como levar as pessoas para praticar um esporte radical,  viajar para um local com cultura diferente e propor um desafio com o qual ninguém tenha familiaridade.

Cada vez que fazemos algo totalmente diferente da rotina, nosso cérebro fica mais atento e isso pode resultar em novas percepções. É basicamente um treinamento para deixar os sentidos em alerta, para que realmente percebamos aquilo que está ao nosso redor.

Para fazer diferente, a empresa não deve ter medo de agir de forma diversa e tentar algo novo. Com a aplicação de algumas destas ideias acima no ambiente de negócios, conseguimos gerar ações surpreendentes e “fora da caixa” em nossos clientes.

Podemos ajudar sua organização a desenvolver estímulos para que suas equipes pensem e ajam estrategicamente e assim alavanquem os negócios. Entre em contato conosco.

Concept of business strategy and action plan. Businessman hand putting wood cube block on top with icon