O livro Controladoria Estratégica – Textos e Casos Práticos com Solução, escrito pelos autores Oliveira, Luís Martins de Perez Jr., José Hernandez, Silva e Carlos Alberto dos Santos, apresenta os temas da Controladoria Estratégica e das funções do controller no ambiente corporativo das empresas de classe mundial. A preocupação básica dos autores é transmitir uma nova visão do papel dos contadores e destacar as oportunidades de contribuir para a gestão das empresas na obtenção de êxito nas metas estratégicas.

Numa linguagem clara e direta, este livro nos lembra que a globalização requer profissionais capacitados e coloca o dedo na ferida: está na hora de juntar os conhecimentos técnicos e operacionais, sempre presentes no trabalho do contador, com o estratégico. Para isso é preciso o corajoso trabalho de elevar a profissão, rever os currículos e até proceder a reformulação da educação continuada.

Abrange temas como: conceitos e funções da controladoria e do controller, planejamento estratégico, gestão estratégica da logística e da cadeia de valor, controles internos, orçamentos, gestão estratégica das informações, planejamento tributário, Balanced Scorecard, medidas de desempenho não financeiras, EVA e MVA, EBITDA ou LAJIDA e governança corporativa e disclosure.

Apresenta um conteúdo variado e que aborda conceito para as disciplinas de Controladoria e Contabilidade Gerencial e é leitura complementar para as disciplinas Sistemas de Gestão Estratégica de Custos, Planejamento e Controle Orçamentário, dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas, Contabilidade e Controladoria. Recomendado também como fonte de atualização profissional nas áreas de Administração, Planejamento, Controle Orçamentário, Controladoria das Empresas e Gestão Estratégica de Custos.

Podemos perceber claramente no livro a maior preocupação de nossos atuais e futuros contadores para a visão estratégica que deve nortear suas atividades, as quais são nobres e tão importantes para o mundo empresarial. Contribuindo com opiniões e posturas ideológicas que o colocarão no seu verdadeiro lugar, como importante participante do moderno gerenciamento empresarial, um verdadeiro repórter da sociedade.

Esta dica de leitura foi escrita por Evandro Gargioni, consultor da Otimiza Consultoria.

Se este assunto te interessa, leia também o artigo que escrevemos sobre Implantação do Sistema de Custeio Integrado.