Se o título desse artigo fosse “A música causa impacto no ambiente de trabalho?”, seria muito simples responder. Sim, a música causa impacto no ambiente de trabalho. Afinal, muitas coisas interferem no emocional das pessoas, na concentração delas e por consequência na produtividade e no ambiente de trabalho como um todo.

Bom, o título desse artigo questiona o “como”, então tentemos entender como a música causa esse impacto através das respostas de algumas outras perguntas: O que é música? A música interfere no estado emocional das pessoas? Como a música causa impacto na produtividade das pessoas?

Afinal o que é música?

A música tem sua definição discutida há tempos. Muitos definem a música como a organização temporal de sons e de silêncios, outros definem como a combinação de ritmo, harmonia e melodia e outros validam ambas definições. Em muitas culturas, a música é conhecida como forma de arte, amplamente considerada como meio de expressar os sentimentos ou mesmo transmiti-los.

O fato é que a maioria das pessoas gostam de pelo menos um tipo de música, seja lá qual for a definição que ela receba. As pessoas ouvem música em diversos momentos porque acham agradável, porque sentem prazer, porque se sentem relaxadas ou mesmo porque gostam de apreciar o ponto de vista de determinado artista.

O número de usuários assinantes do Spotify, um dos maiores serviços de streaming a nível mundial, passou a marca dos 113 milhões de usuários assinantes e de 248 milhões de usuários mensais (informações publicadas no tecmundo em outubro de 2019). Ainda temos as pessoas adeptas a outros serviços de streaming de músicas, dentre eles a Apple Music, Deezer e até mesmo o Youtube, que é um serviço de streaming de vídeos bastante utilizado para ouvir músicas, bem como as pessoas que preferem os meios analógicos de reprodução de música.

A música interfere no estado emocional das pessoas?

Um estudo realizado por estudantes da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), publicado no artigo “La respuesta emocional a la música: atribuciónde términos de la emoción a segmentos musicales”, conclui que além de cada música despertar diferentes emoções ou sentimentos nas pessoas, a maioria das pessoas entrou em certa concordância sobre quais foram as emoções despertadas através de cada música.

Além desse estudo, podemos citar as palavras do Dr. Amit Sood, professor de medicina na Mayo Clinic College of Medicine, em entrevista para o The New York Times, que afirma que a música, em termos biológicos, estimula nosso organismo a produzir dopamina no nosso cérebro. Dopamina é um neurotransmissor que está relacionado à vários processos como controle motor, cognição, compensação, prazer, dentre outros.

Como a música causa impacto na produtividade das pessoas?

Diante de tudo que mencionei nesse artigo, podemos concluir que a música pode impactar tanto positivamente quanto negativamente. Tudo depende de como ela será utilizada.

Uma das habilidades que mais podem ajudar na produtividade de uma pessoa é entender o próprio emocional. Dessa forma seria possível escolher o som mais adequado para manipular seu estado emocional e assim produzir com maior eficácia e eficiência. Acontece que essa não é uma habilidade muito comum, então não seria uma tarefa muito simples. Contudo, existem diversas dicas genéricas que podem funcionar para muitas pessoas.

Cito aqui algumas dicas publicadas no site da Inc., por Scott Mautz, que observou algumas pesquisas e estudos para elaborá-las:

  1. Músicas com letras matam a produtividade;
  2. Músicas familiares são melhores para focar;
  3. Escutar músicas durante tarefas repetitivas te ajuda a completá-las mais rapidamente, com menos erros e menos tédio;
  4. Para tarefas de aprendizagem, é melhor não escutar música (exceto se forem músicas clássicas ou sons de natureza relaxantes);
  5. Música animada pode aumentar a performance física;
  6. Escutar música entre tarefas pode ajudar na produtividade.

Mas a grande dica eu vou dar agora:

Não se atenha a dicas genéricas. Cada pessoa tem o seu comportamento emocional e consequentemente dicas assim podem não funcionar para você. Experimente. Compare o seu desempenho e produtividade fazendo e não fazendo uso da música, ouvindo uma música ou outra. No fim, chegue às suas próprias conclusões sobre que músicas escutar e para quais atividades fazer uso delas.

Fontes:
https://www.escolavillare.com.br/a-importancia-da-musica-na-vida-das-pessoas/

http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/papers/forum2001.pdf

https://www.medigraphic.com/pdfs/salmen/sam-2009/sam091d.pdf

http://graphics8.nytimes.com/packages/pdf/business/LESIUKarticle2005.pdf

https://www.collective-evolution.com/2017/12/12/if-music-gives-you-goosebumps-heres-what-it-may-say-about-your-brain/

https://www.collective-evolution.com/2017/07/10/how-ambient-music-helps-you-to-concentrate-according-to-science/

https://canaltech.com.br/curiosidades/Como-a-musica-pode-ajudar-a-aumentar-a-produtividade-no-trabalho/

https://www.webfx.com/blog/internet/music-productivity-infographic/

https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/07/musica-no-trabalho-ajuda-ou-atrapalha.html

https://www.oficinadanet.com.br/post/11606-musica-no-trabalho-ajuda-ou-atrapalha

https://www.tecmundo.com.br/software/147244-spotify-chega-113-milhoes-assinantes-mundo.htm

Este artigo foi escrito por Jônatha Schmidt, integrante do setor de tecnologia da Otimiza.