home office já não é mais uma tendência, mas uma realidade. Ele se faz essencial para empresas que buscam profissionalizar e otimizar os seus processos reduzindo custos.

É vantajoso para ambos os lados. De acordo com a Stanford Business School, o trabalho remoto apresenta um crescimento de até 13% na produtividade dos colaboradores comparado aos que continuam no escritório.

Ainda, segundo a mesma pesquisa conduzida na maior empresa de viagens da China, a Ctrip, cada colaborador em home office devolveu um lucro de aproximadamente US$ 2.000 a mais.

No entanto, esse modelo não é tão simples quanto parece. É essencial muito comprometimento e uma revolução na cultura organizacional de um negócio.

Neste artigo vamos contar os desafios dos líderes para gerenciar a equipe que está trabalhando remotamente e quais são as maneiras de contorná-los.

Criação de uma cultura organizacional

Enquanto esse modelo de negócios cresce exponencialmente nos Estados Unidos e na Europa, o Brasil está “engatinhando” na área. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2018, 5,2% dos trabalhadores estavam em regime de home office, enquanto nos EUA, por exemplo, 40% das empresas ofereciam essa alternativa.

Em momentos de home office, é essencial criar métodos que garantam a comunicação efetiva e troca de informações dos colaboradores entre si e com a empresa.

Se o líder não se comunica com a equipe fornecendo feedbacks, buscando conhecer processos e entendendo o que se passa na linha de produção, cria nos seus colaboradores uma contracultura de comunicação.

 

Nem todo mundo está apto para trabalhar remotamente

Quando se trabalha em home office, a empresa precisa compreender os requisitos mínimos para desempenho de uma função. Sistema operacional mínimo, pré-requisitos de hardware, entre outras questões.

Ela precisa ter em mente que a saúde ocupacional do colaborador continua sendo sua responsabilidade.

Desse modo, gestores que buscam implementar o trabalho remoto precisam se certificar que a equipe conta com esses recursos, e caso contrário, fomentar e fornecer incentivos a essas pessoas.

A produtividade precisa ser ensinada

Uma das maiores razões pelas quais as pessoas podem desistir do home office são as distrações. Quando não há organização e planejamento, a eficiência das tarefas cai drasticamente.

Se um dos maiores louros desse modelo é a liberdade, esse também pode ser o poço. As pessoas criam seus próprios horários e regras, e podem acabar se perdendo nelas. A procrastinação pode se tornar comum.

Dessa maneira, é essencial criar roteiros a serem seguidos e checklists que entreguem ao gestor o controle total das tarefas a serem desempenhadas. A cobrança não deixa de existir e é essencial para o sucesso.

 

Home office exige expertise

Tudo envolve um longo planejamento, discussões e tomadas de decisões para definir diversos pontos antes de apresentar a ideia aos colaboradores. Como por exemplo:

  • Definir equipes de trabalho;
  • Regras a serem seguidas;
  • Metas a serem cumpridas.

Além disso, existe um período anterior à plena implementação do sistema que é essencial para testar a viabilidade do trabalho remoto.

Nem todas as empresas vão se beneficiar por razões óbvias. Aquelas que trabalham com atendimento e hospitalidade, por enquanto estão fora de questão.

Isso exigirá um esforço de todas as lideranças da empresa, inclusive do RH que precisará redimensionar às equipes ideais, sem sobrecarregar ninguém, e nem contar com uma mão de obra ociosa.

Nesse momento, uma consultoria especializada pode fazer a diferença no seu negócio. É preciso contar com profissionais que conheçam esse cenário e tenham uma longa experiência.

Nós somos uma empresa com 30 anos no mercado e acompanhamos essas mudanças na frente dos nossos olhos, e garantimos que conhecemos as dificuldades e acertos no trabalho remoto.

A nossa consultoria não vai apenas aconselhar você. Queremos nos tornar aliados do seu negócio e impulsioná-lo para obter os melhores resultados.

A tecnologia veio para otimizar a forma como desempenhamos nossas tarefas, e acreditamos que o Home Office já é uma realidade que precisa sem implementada e otimizada o mais cedo possível.

Entre em contato agora mesmo para entender como podemos ajudar.