Agilidade e praticidade são requisitos fundamentais na vida da maior parte da população nos dias de hoje. A correria do dia a dia, o avanço da tecnologia e a necessidade de se ter tudo em mãos “para ontem”, fez com que as empresas tivessem que se reinventar para conseguir suprir tantas demandas em pouco tempo.

Atualmente, conseguimos realizar a compra de simples produtos até complexos serviços, tudo por meio do smartphone, tablet ou outros dispositivos móveis. Bastam alguns cliques para escolher, pagar e receber o que foi adquirido no conforto de seu lar.

As empresas têm apostado em diferentes canais para chamar a atenção dos seus clientes e fazer com que adquiram seus produtos independentemente de suas rotinas e de onde estejam. Neste ambiente, a estratégia Omnichannel é um grande desafio para as organizações pois exige um redesenho de seus processos, mesmo assim, os especialistas afirmam que é um movimento que compensa, uma vez que, esse diferencial influencia os compradores que navegam em um mar de possibilidades.

O que é Omnicanalidade?

Em suma, Omnichannel ou Omnicanalidade é uma estratégia para a integração de todos os canais de venda da empresa, com o intuito de oferecer a mesma experiência para o cliente de modo que ele consiga encontrar os mesmos produtos/serviços, o mesmo preço, ter a mesma qualidade de atendimento, mesmo que não seja presencial, e tenha a possibilidade de adquirir os artigos em qualquer um dos canais.

Dessa forma, a integração é chave da omnicanalidade. Tudo acontece de maneira que todos os canais se conversem entre si e entreguem a mesma experiência ao consumidor. O único diferencial é em relação ao físico e ao digital.
Obviamente, a experiência é diferente, porém, a omnicanalidade visa assemelhá-los ao máximo.
Vale ressaltar que muitas pessoas confundem multicanalidade com omnicanalidade. No entanto, na estratégia de multicanalidade, as empresas disponibilizam diversos canais pelos quais seus clientes podem adquirir seus produtos, mas sem que estes estejam alinhados e integrados, ou seja, conversem entre si. Diferentemente da omnicanalidade, que garante a mesma experiência e unifica os canais.

Vantagens

A estratégia omnichannel é benéfica tanto para a empresa como para o consumidor. Este último garante o conforto e a comodidade de comprar um mesmo produto no ambiente que mais desejar, sem precisar sair de casa. Ou, caso queira ir a uma loja física para tocar ou provar o produto, poderá adquiri-lo com as mesmas condições do e-commerce.
Já para a empresa, um cliente satisfeito é um cliente que compra mais e recomenda a sua marca para outras pessoas, certo? Com a omnicanalidade, ele se sente importante, já que a empresa respeita a sua opção de compra e unifica seus produtos e ofertas sem levar em consideração o modo e o ambiente que serão comprados. E como tornar isso possível? Como integrar estoque, logística, formar o preço, criar políticas de trocas e devoluções?

Se sua empresa ainda se pergunta como fazer é sinal de que precisa conversar com a gente sobre isso! Fale conosco, podemos alinhar os processos da sua empresa para atender a estratégia Omnichannel.