Conhecido no Brasil como Gamificação ou Ludificação, Gartner define como “o processo de integrar mecânicas de jogos em outras áreas de atuação, para motivar a participação, o engajamento e a lealdade dos participantes”, podendo eles serem funcionários ou até mesmo clientes.

A Gamification utiliza das técnicas estudadas por designers de jogos para cativar os jogadores e as aplica em outras ações que trazem valor para o seu negócio.

 

Você provavelmente já interagiu com alguma utilização de Gamification antes, como por exemplo os pontos adquiridos em empresas de aviação, utilizados para resgatar prêmios. No ramo corporativo, a Gamification se faz presente através de alterações em experiências já existentes para torná-las mais atrativas aos trabalhadores. A mecânica envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo, a criação de regras, a aplicação de controles e mensuração de indicadores.

As técnicas de Gamification se aproveitam da natureza humana de competitividade, realização e até mesmo curiosidade. As mudanças no ambiente de trabalho influenciam o trabalhador a alterar o seu comportamento de forma positiva. Dependendo da atividade a ser gamificada, pode-se utilizar diferentes mecânicas a partir de diferentes dinâmicas, de modo a trabalhar da melhor forma o desenvolvimento do funcionário. Dentre as definidas pela Bunchball, citamos:

 

  • Competição;
  • Cooperação;
  • Progresso;
  • Conquistas/Recompensas;
  • Exploração.

 

As recompensas podem variar desde medalhas em algum ambiente virtual até prêmios físicos. O principal objetivo é o contentamento do funcionário, o mesmo princípio seguido nos jogos, com o pensamento de que a diversão é a maneira mais fácil de melhorar o comportamento das pessoas. O sentimento de realização e conquista também torna-se essencial, pois faz com que o funcionário sinta-se cada vez mais motivado a atingir objetivos maiores.

 

Pesquisas que fundamentam os dados relacionados a Gamification e incentivam o seu uso, como a feita pela TalentLMS em 2019, indicam que os empregados sentem-se mais produtivos e felizes em um ambiente de trabalho gamificado. Grandes empresas, dentre elas Adobe, NBC, Walgreens, Ford, Southwest e eBay, já lançaram grandes projetos de Gamification. Também há cases de empresas brasileiras utilizando essa técnica, como o Sicredi, que criou uma ferramenta totalmente gamificada para o treinamento dos cooperados no uso do sistema de gestão.

 

A Gamification transforma não só o local no qual é utilizada, como também o dia a dia dos envolvidos. Ela torna o ambiente de trabalho desafiador, divertido e recompensador, além de inspirar outras emoções que o aplicador desejar. O sucesso de uma Gamification bem aplicada vem de identificar os objetivos dos seus “jogadores”, saber o que os funcionários desejam atingir, e intercalar com os objetivos da empresa.

Fontes:

BURKE, Brian. The Gamification of Business. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/gartnergroup/2013/01/21/the-gamification-of-business/#48ed7f4c4dc2>. Acesso em 01 abr. 2020.

BURKE, Brian. Gartner Redefines Gamification. Disponível em: <https://blogs.gartner.com/brian_burke/2014/04/04/gartner-redefines-gamification/>. Acesso em 01 abr. 2020.

APOSTOLOPOULOS, Aris. The 2019 Gamification at Work Survey. Disponível em: <https://www.talentlms.com/blog/gamification-survey-results/>. Acesso em 01 abr. 2020

BUNCHBALL. What is Gamification?. Disponível em: <https://www.bunchball.com/gamification>. Acesso em 01 abr. 2020.

 

Este artigo foi escrito por Estevão Machado, integrante da área de tecnologia da Otimiza.