É na dificuldade que se encontra alternativas, e o trabalho home office foi uma destas alternativas.

Inicialmente vamos conceituar o que é o trabalho home office:

“A modalidade de trabalho home office se caracteriza pela inserção em um espaço, sem tamanho ou propriedades definidas, destinado somente a atividades profissionais e localizado na residência do trabalhador, sendo facultativo o uso de tecnologias informacionais para a realização das atividades (Ellison, 1999; Lim & Teo, 2000)”.

Trabalhar de casa exige muita disciplina, pois mesmo estando no ambiente domiciliar isso não é motivo para se sentir de férias. A rotina do dia normal de trabalho deve ser mantida, claro não são em todos os casos, por exemplo, se seu trabalho é relacionado ou ligado à instituições financeiras, é logico que terás horários para cumprir, mas se você tem que realizar um trabalho de desenvolvimento de um produto, e tem um prazo de entrega, pode definir seus horários, mas em nenhum momento podes descuidar da disciplina.

O empresário que adotar este modelo de trabalho para uma parte dos seus colaboradores, notará que haverá uma redução no custo fixo do próximo mês (elétrica, água, café, transporte, alimentação, materiais de higiene, materiais de consumo, etc). Além disso, com espaços vazios, dependendo do tipo de estabelecimento, pode mudar para um lugar menor, reduzindo o custo de um aluguel, ou até mesmo vendendo o prédio atual e comprando um menor, fazendo caixa, ou então, alugando o espaço vago para um terceiro. E, com as novas leis trabalhistas, é possível enquadrar o colaborador de forma diferente, possibilitando-lhe um reajuste de remuneração e ainda assim ser vantajoso para ambos os lados.

Já do lado do colaborador, as vantagens são, não precisar levantar muito cedo, mas tem que manter o horário de início e termino da atividade, como era na empresa, não terá mais o custo e os riscos do deslocamento,  terá mais tempo para estar com a família, levar os filhos para a escola, realizar atividade particulares, sem precisar pedir dispensa para o superior e ter o tempo descontado. E claro, estar no conforto do seu lar.

Há desvantagens? Sim há, mas depende de muitos fatores, a principal delas é o rendimento, pode ser que o colaborador não renda em casa o mesmo que dentro da empresa, aí cabe ao departamento de RH, ou departamento responsável, analisar o caso e realizar as ações ou procedimentos previstos. Com certeza este tipo de atividade deve ser regido por um contrato para proteção de ambas as partes.

Tentei fazer uma síntese sobre este tema, pois é um assunto que pode levar a longas discussões. Enfim, acredito que sim, o trabalho home office veio para ficar, depois que experimentam e se adaptam, as pessoas não irão querer voltar a rotina.

 

Fontes:

 “HOME OFFICE: O PONTO DE EQUILÍBRIO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA E A PRODUTIVIDADE”, por BRUNA SAIBRO DA ROCHA, Cachoerinha, RS,2014.

Social impacts: New perspectives on telework(Impactos sociais: novas perspectivas sobre o teletrabalho.), Ellison, N. B. (1999).

 

Este artigo foi escrito por Leandro Gargioni, consultor da Otimiza Consultoria.