O desenvolvimento econômico e a grande competitividade, tornam a controladoria uma ferramenta importante para a administração. É fundamental para uma empresa o conhecimento e controle de seus custos, pois essas são informações que interferem na tomada de decisões, permitindo julgamento adequado da real situação da empresa. Para obter informações exatas, é necessária a utilização do método de custo integrado, que é caracterizada pela apropriação dos custos em valores originados da escrituração contábil.

Segundo Beulke e Bertó (1985), com a implantação de um sistema de custo integrado, as empresas terão resultados e informações mais exatas, com chances reduzidas de erros, o que facilita o cálculo e formação do preço de venda. Sendo assim, as empresas podem adotar uma política de resultados, elaborando análise da economicidade, e orçamento econômico para períodos futuros.

Com a implantação do sistema de custo integrado, a empresa poderá conhecer além do custo total de cada setor, o custo hora, o custo por operação e os custos por unidade produzida. Através de estruturas de produto bem definidas, ordens de produção bem estabelecidas e os mapas de rateio com informações corretas e atualizadas, a empresa saberá do custo de cada unidade produzida (com base na estrutura do produto), dessa forma poderá avaliar a rentabilidade de cada produto fabricado.

Esse fator auxilia os gestores na formação do preço de venda e torna a empresa mais competitiva no mercado. Além dos apontamentos acima, com a implantação do sistema de custo integrado, a empresa poderá apresentar uma melhoria muito significativa na estrutura produtiva e nos processos internos. Os processos tanto produtivos como administrativos poderão ser mais ágeis, e as informações úteis para os administradores poderão ser analisadas a qualquer momento. Dessa forma, se torna possível uma análise econômica, com elaboração de planos e metas, buscando cada vez mais a lucratividade.

Segundo Oliveira e Perez Jr. (2000) o sistema de custo integrado foi estabelecido pela legislação para resolver problemas e impedir erros na avaliação dos estoques, influenciando no resultado da empresa. O sistema integrado evita que as empresas tenham seus estoques supervalorizados (o que resulta em um aumento do lucro contábil, impactando no aumento da carga tributária), pois os estoques serão avaliados segundo os custos efetivamente incorridos, com base nas informações contábeis.

Nos novos modelos de negócios, as informações virtuais necessitam estar cronologicamente on-line com as informações físicas, consideramos que o custeio integrado é um dos processos que permitem através da controladoria chegar neste objetivo. A Otimiza é uma das empresas pioneiras na implantação do processo de custeio integrado nas indústrias, com o objetivo de auditar os processos, atender os requisitos contábeis, monitorar atividades do negócio e redesenhar processos para entrega do Bloco K.

 

“Homens fortes criam tempos fáceis
e tempos fáceis geram homens fracos,
mas homens fracos criam tempos difíceis
e tempos difíceis geram homens fortes.”
Provérbio oriental

 

Referências bibliográficas:

BEULKE, Rolando e BERTÓ, Dalvio José. Custo Integrado à Contabilidade, de 1985

OLIVEIRA, Luís Martins de e PEREZ JR., José Hernandez. Contabilidade de Custos para não Contadores, de 2000

 

Este artigo foi escrito por Evandro Gargioni, consultor da Otimiza Consultoria.