Embora muitos economistas pensem ao contrário, estamos sempre à mercê do inesperado.
O autor Nassim Nicholas Taleb defende essa ideia no livro “A Lógica do Cisne Negro”, aonde nos apresenta fatos: ninguém acreditava que existissem cisnes da cor preta, até que em um dado momento, eis que um apareceu, e mesmo que, historicamente os cisnes fossem sempre de cor branca, houve uma exceção – o inesperado aconteceu.

Todos sabemos que o imprevisível chega sempre sem avisar e, de repente, estamos no meio de algo novo, não tendo o histórico de como agir, sequer garantias mínimas para prever se as suposições para o futuro serão eficientes.
Entendemos que estamos vivendo esta realidade em um cenário duro. Devemos encará-lo de frente, com coragem.

Não podemos relativizar o impacto dos acontecimentos nem procrastinar as decisões que necessitam ser tomadas agora.
Em nossa visão, a situação econômica atual irá evoluir para uma desalavancagem financeira, o que significa um período de baixa atividade econômica, já em um cenário deteriorado. As grandes organizações sofrerão, mas não tanto quanto os pequenos negócios.
Em nosso país, as pequenas e médias empresas, as MEI (Microempreendedor Individual) e as Famílias com CNPJ, são as que mais empregam, representando cerca de 52% da força de trabalho nacional. Na economia, participam com 27% do PIB*.
Pensando na representatividade destes negócios na economia brasileira, estamos nos colocamos a disposição, com toda nossa energia, para apoiá-los a fazerem o melhor possível, saindo mais fortes de tudo isso.

Entendemos que devemos retribuir de forma espontânea, descomplicada e gratuita a parceria que tivemos no mundo dos negócios ao longo dos últimos 30 anos. Por isso, desenvolvemos um novo produto, o ECN – Encarando o Cisne Negro – que tem como propósito, apoiar a tomada de decisão em pequenos negócios, durante este período de exceção. Vamos utilizar o nosso conhecimento em gestão para minimizar perdas, mitigar as consequências mantendo empresas vivas.
A equipe de consultores da Otimiza está 100% na ativa, doando seu conhecimento, prestando apoio remoto para qualquer empresário(a) que possa estar vulnerável e que tenha dúvidas sobre como sobreviver nos próximos meses.

Contamos contigo para levar esta mensagem adiante, para que possamos ajudar o máximo de pequenos negócios que precisam ser salvos.

Agendamento do atendimento gratuito através do e-mail otm@otm.com.br ou pelo WhatsApp (54) 991837702.

*Fonte: SEBRAE