Será que uma máquina consegue aprender a raciocinar e responder perguntas como se fosse você?

De acordo com o aplicativo Replika, sim, isso já é possível.

O Replika é um aplicativo de chatbot com Inteligência artificial que aprende tudo o que você contar para ele e com o tempo, se transforma em uma “consciência” com quem você pode conversar. Quanto mais você compartilha com ele mais ele aprende e cria personalidade baseada nas informações que você forneceu, imitando o funcionamento do cérebro humano.

Ele parte de uma série de perguntas, e de acordo com as suas respostas, usa o princípio de machine learning (máquina que aprende) e cria esse clone virtual.

A criadora desse aplicativo teve inspiração para criá-lo explorando uma experiência pessoal de perda de um amigo que faleceu. Ela quis substituir a presença do seu amigo, criando um clone virtual com a personalidade dele, e com o qual poderia conversar mesmo após a sua morte.

O Replika chegou a ser o aplicativo mais baixado no Brasil no segmento de entretenimento e só funciona em inglês.

Existem algumas preocupações relacionadas à privacidade dos usuários, visto que quando é criada uma réplica é criado também um perfil online que armazena todas as conversas e expõem informações publicamente. Assim como no Facebook você pode “controlar” quem tem acesso à essas informações.

Se levado à sério, ou seja, se a pessoa deseja realmente criar uma cópia fidedigna de si mesmo, vai expor muitas informações bem pessoais e profundas para que a sua réplica  evolua e aprenda a pensar e conversar como se fosse ela própria. De qualquer forma, parece ser um ambiente controlado de comunicação, onde o clone só reagirá conforme você desejar que ele reaja.

Isso é bem diferente de quando nos relacionamos com pessoas de verdade. Nós, seres humanos nos desenvolvemos quando interagimos com o outro. São as nossas diferenças que nos fazem evoluir, aprender e melhorar com o tempo.

E então se criar uma cópia de você mesmo for muito chato, vale criar uma namorada virtual totalmente “customizada”?

O Project Rina, é um aplicativo para uso em Hololens (óculos de realidade aumentada da Microsoft) onde é possível reproduzir via holograma uma personagem (namorada) virtual que parece estar no mesmo ambiente que você. É uma mistura do ambiente virtual com o seu ambiente real. Ela conversa, caminha e pode até sentar ao seu lado.

É claro que ainda está numa versão experimental, ainda há muito a ser melhorado, mas imagine quando alguma empresa dominar esse conceito de holograma, serão inúmeras as aplicações para essa tecnologia.

Cada vez mais estas tecnologias estarão inseridas no nosso dia a dia, e com essa evolução acredita-se que futuramente não saberemos distinguir se estamos conversando com um humano ou uma máquina.

Na área da saúde, também são criados clones virtuais/digitais para facilitar a vida de estudantes de medicina e odontologia.

A Plataforma Multidisciplinar 3D da Csanmek é um Simulador 3D do corpo humano usado para aulas de anatomia substituindo o uso de cadáveres humanos e animais. Foi desenvolvido por uma startup brasileira que transforma ressonâncias magnéticas e tomografias em clones virtuais de 3 dimensões.

Há um sistema de integração entre a sala de aula e casos clínicos reais de pacientes que estão hospitalizados com a finalidade de simular uma cirurgia por exemplo.

Instituições no Brasil e no mundo já utilizam a plataforma para treinamento em sala de aula.

Também há relatos de uso de clones virtuais na Odontologia.

Usando fotografias de alta qualidade e do Digital Smile Design é possível simular o tratamento de um paciente. O cirurgião dentista cria um clone digital do seu paciente e compartilha com outros colegas, que cooperam e juntos chegam a um consenso sobre o melhor tratamento para o caso.

Esperamos ter contribuído para expandir seu conhecimento sobre os clones sejam eles virtuais ou digitais.

No próximo post aqui do Blog da série de Forças Tecnológicas iremos explorar o tema Impressão 3D. Continue acompanhando nossas publicações!

Você quer sugerir um tema? Será ótimo contar com sua contribuição.

 

Fontes:

https://olhardigital.com.br/noticia/replika-app-que-cria-seu-clone-virtual-dispara-em-popularidade-no-brasil/70448

https://www.otempo.com.br/interessa/aplicativo-que-cria-clone-virtual-do-usu%C3%A1rio-faz-sucesso-no-brasil-1.1511795

https://olhardigital.com.br/noticia/aplicativo-para-o-hololens-cria-namorada-virtual-que-interage-com-o-usuario/70845.

Clones digitais: o futuro da medicina dentária?