O nome pode até parecer novidade mas certamente você já tem, conhece alguém que tenha ou deseja ter um wearable.

As roupas ou acessórios que já têm embutidas as “tecnologias vestíveis” na sua maioria primam em incentivar uma vida mais saudável e consequentemente, uma maior expectativa de vida das pessoas. Esses dispositivos coletam dados e se conectam a outros aparelhos, principalmente à computadores, smartphones e tablets.

Os produtos mais populares são as smartbands (pulseiras) e os smartwaches (relógios) e os principais usos são para monitorar a performance física através de informações coletadas sobre a distância percorrida, velocidade, batimentos cardíacos, pressão arterial e qualidade do sono dos usuários.

Algumas categorias de acessórios também avisam  o recebimento de chamadas no seu celular, entradas de whatsapp, e-mails e você consegue responder ou atender a ligação usando sua pulseira ou relógio mesmo estando longe do telefone.

Existem hoje mais de 300 mil aplicativos no mercado de “health tech” as startups da área de saúde, e acredita-se que serão os dispositivos vestíveis que darão vazão ao uso destes aplicativos.

De acordo com dados da IDC, só em 2017 foram vendidos cerca de 115 milhões de wearables em todo o mundo. Esse número representa um aumento de 10,3% em relação às vendas de 2016.

Para o Brasil, a expectativa é de que em 2018 as vendas superem 5 milhões de dispositivos vestíveis e a tendência é que esse mercado continue crescendo.

No futuro acredita-se que todas as roupas e acessórios serão inteligentes, possibilitando que a área da saúde se reinvente e trabalhe na prevenção de doenças fazendo com que seja mais barato ter uma qualidade de vida superior.

A Apple é a grande líder do segmento, seguida por empresas como a Xiaomi e a Fitbit.

Tratando-se das smartbands, embora o uso seja bastante pessoal elas também já são utilizadas no meio organizacional  substituindo o cartão de crédito por exemplo. Basta que as pulseiras sejam aproximadas do equipamento de pagamento para fazerem a movimentação financeira entre o comprador e o vendedor.

Esse mesmo “sistema” sem contato (por aproximação) pode ser usado quando as pulseiras substituem o uso de cartão de visitas. Ao invés de entregar o seu cartão você aproxima sua pulseira à do seu contato e assim adiciona as informações dele ao seu celular.

Outro uso recente das smartbands é para melhorar a experiência do usuário na participação de eventos. A tecnologia pode fazer o check-in dos participantes e pode também, rastrear o percurso dele dentro de uma feira, sinalizando quais stands são mais atrativos e qual o fluxo de movimentação do público. Pode ainda, emitir sons avisando que uma palestra está para iniciar, possibilitando a interação mais próxima entre o participante e a organização do evento.

Quando tratamos de roupas com a tecnologia wearable o cenário já é bem menos acessível. Temos como exemplo as jaquetas que possuem GPS integrado, reproduzem música, e possibilitam que o ciclista atenda às chamadas telefônicas enquanto anda em sua bicicleta. Também estão em testes outros modelos de jaquetas jeans com sensor de localização que emitem aviso sonoro quando seu Uber está próximo.

Indo um pouco mais além, mostramos no vídeo abaixo um modelo de vestido que pode ser personalizado e se transforma em uma roupa diferente para cada ocasião. É algo meio surreal se pensarmos nos dias de hoje, mas quem sabe não seja uma solução para economia de recursos como água por exemplo.

https://streamable.com/7dgkn

E calçados, já existem com essa tecnologia?

Sabe aquele tênis que se amarrava sozinho no filme De Volta Para o Futuro? Sim, ele já existe!

A Nike produziu tênis com sensores nas palmilhas que ao serem pressionados quando calçados, acionam cabos que garantem a fixação perfeita dos cadarços proporcionando segurança aos pés de quem o utiliza.

Além destes que mencionamos acima também há outros dispositivos bem interessantes, como os óculos com realidade aumentada e projeção holográfica ou então com localização GPS, previsão climática e conectividade com as redes sociais e e-mail, câmera e microfone, para fotos e chamadas telefônicas.

Existem camisetas com sensores de medição de sinais vitais e capacetes com interface integrada. Há anéis que transformam qualquer superfície em um teclado virtual.

Sensores colados aos dentes das pessoas que analisam o que ela está ingerindo. O objetivo é avisar ao médico através de alertas, que o seu paciente ingeriu algum tipo de produto químico, sal, álcool, possibilitando uma ação de precaução antes de desencadear alguma emergência.

Todas essas evoluções tecnológicas são muito positivas, no entanto existe um contraponto que deixa muita gente receosa quando tratamos sobre a privacidade das informações. Se esses dispositivos mapeiam nossas preferências pessoais, localização e hábitos, para onde vão todos estes dados coletados? Estamos sendo rastreados o tempo todo?

Para finalizar este texto deixo uma dica importante: sempre leia aquelas letrinhas minúsculas quando você for fazer adesão a algum produto ou serviço. Fique atento à política de privacidade sobre quais dados são coletados e para qual finalidade.
O próximo tema que traremos aqui para o Blog será sobre clones virtuais. Acompanhe conosco e fique por dentro das novidades desse mundo que é real porém ainda distante, em alguns sentidos.

 

Fontes:

https://www.tecmundo.com.br/wearables/117937-samsung-wearables-dispositivos-vestiveis-realidade-virtual-camera-360.htm

https://www.tecmundo.com.br/mercado/130637-nike-comecar-vender-tenis-amarra-sozinho-brasil.htm

https://www.tecmundo.com.br/produto/128703-sorrindo-saude-wearable-analisa-voce-comendo-bebendo.htm

https://www.tecmundo.com.br/produto/127526-vestivel-tap-substituir-teclado-dedos.htm

https://www.tecmundo.com.br/mercado/123210-visa-trigg-lancam-pulseira-credito-mercado-brasileiro.htm

https://www.tecmundo.com.br/produto/126477-vestido-programavel-preludio-roupas-futuro.htm

https://streamable.com/7dgkn

https://usemobile.com.br/wearable/

http://www.up.edu.br/blogs/engenharia-da-computacao/2016/04/06/wearables-o-que-sao-e-como-funcionam/

http://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2018/05/wearables-vao-ajudar-tecnologias-na-area-da-saude-decolarem.html

https://www.x-apps.com.br/vale-a-pena-investir-em-apps-para-wearables-no-brasil/

https://www.gemalto.com/brasil/servicos-financeiros/cartaos/sem-contato/wearable

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI332865-17770,00-MYO+O+BRACELETE+QUE+CONTROLA+GADGETS+COM+SEUS+GESTOS.html

http://www.administradores.com.br/noticias/tecnologia/voce-sabe-o-que-e-wearable-conheca-as-tecnologias-vestiveis/123220/