O dia a dia de um trabalhador mantinha uma rotina simples. Muitas pessoas passaram a vida trabalhando na mesma empresa, vivendo para acordar, trabalhar e, ao fim do dia, voltar para sua casa. Eles foram cobrados por sua capacidade operacional de entrega e esperavam ser recompensados por uma aposentadoria tranquila (1).

Com o desenvolvimento tecnológico, o trabalho, o consumo, a forma de fazer negócio e de socializar transformaram-se. Alguns desses avanços tecnológicos foram positivos, tais como, maior tempo de lazer, comunicação e sistemas de gerenciamento de informação melhores, enquanto outros foram negativos, incluindo o aumento do desemprego e o abuso de informação e do monitoramento das pessoas (2).

Essas tendências são muitas vezes atribuídas à inteligência artificial e à aprendizagem por máquinas, mas isso deixa de lado uma grande parte da história. A verdade é que a mudança real tem menos a ver com um único ramo da tecnologia da informação e mais a ver com a forma como as três palavras-chave (aceleração, democratização e convergência) estão começando a permear todo o resto. Na verdade, nosso futuro digital é muito humano. Em síntese, estamos evoluindo da tendência de disruptura para colaboração, ou seja, entrando na era da convergência (1).

Pensando no ambiente organizacional, as forças tecnológicas influenciam de várias maneiras. Uma inovação tecnológica pode ter um efeito súbito e dramático sobre o meio ambiente de uma empresa. A mudança de tecnologia pode oferecer grandes oportunidades para melhorar as conquistas de metas ou ameaçar a existência da empresa.

 

“As principais preocupações no ambiente tecnológico envolvem a construção da capacidade organizacional para (1) prever e identificar desenvolvimentos relevantes – tanto dentro como fora do setor, (2) avaliar o impacto desses desenvolvimentos nas operações existentes e (3) definir oportunidades” (3).

 

Reflita conosco comparando alguns dos avanços tecnológicos dos últimos 20 anos e as tendências originadas por este crescimento exponencial:

Últimos 20 anos: Hoje:
Ferramentas de pesquisa (Google) Impressoras 3D
Difusão da banda larga Outsourcing
Wifi Crowd-funding
Smartphones Tecnologias cognitivas
TV LCD Wearables.
GPS

 

A tecnologia digital se infiltrará em todos os produtos, serviços e esforços, e dificilmente uma organização possuirá todas as habilidades e conhecimentos necessários para competir por si só, desta forma, um ambiente de colaboração entre empresas será uma importante vantagem competitiva (1).

As organizações não necessitarão somente das melhores pessoas, que são eficientes na execução da sua tarefa, precisarão ter as melhores equipes, que saibam trabalhar com os outros e que juntos projetem empregos para as máquinas (1).

Quem quiser estar prepararado para essa economia, que está logo aqui, precisa começar a treinar as habilidades de empatia e sensibilidade social, pois pessoas com estas características estão se tornando um recurso valioso e escasso nas organizações (1).

Você deve estar se perguntando: por onde devo começar?

Respondendo a esse questionamento, reuniremos um acervo de artigos que trarão novidades relacionadas às forças tecnológicas. Exploraremos como essas tendências estão mudando a natureza do trabalho e que impacto geram na interação entre as pessoas.

Nosso primeiro artigo abordará o tema Wearables, tecnologias vestíveis que contém processadores próprios e que podem ser usados como peças de roupa ou acessórios.

Quer ficar por dentro e não perder nossos artigos sobre avanços tecnológicos?

Cadastre-se nesse grupo de interesse e receba nossas publicações mensais sobre esse assunto.

Artigo escrito pela equipe de Tecnologia da Otimiza Consultoria (Estevão Machado, João Vitor Monteiro e Rafael Bettiol).

Fontes:

(1) Greg Satell – https://medium.com/@digitaltonto/these-3-technological-forces-that-are-changing-the-nature-of-work-eb50ed12d427

(2) http://www.businessdictionary.com/definition/technological-forces.html

(3) Ryszard Barnat, Mark C. Baetz e Paul W. Beamish – http://www.strategy-formulation.24xls.com/en106