Optar por métodos tecnológicos para aprimorar as vendas é praticamente uma necessidade, ainda mais em uma atualidade dominada pelo e-commerce. Essa inteligência alcança inclusive os preços dos produtos e tem até nome: precificação dinâmica.

Além de conceituar essa estratégia e explicar por que a competitividade de preços é um aspecto fundamental para as vendas, é preciso destacar a grande influência da tecnologia e a presença de softwares específicos para tal, que trazem resultados bastante satisfatórios.

A precificação dinâmica é mais uma forma de colocar varejos online em evidência, estimulando uma concorrência sadia e gerando um excelente feedback. Entenda:

O CONCEITO DE PRECIFICAÇÃO DINÂMICA

De uma forma simplista e direta, é possível explicar a precificação dinâmica como uma estratégia ou metodologia que utiliza inteligência e tecnologia em um software para equiparar preços de um mesmo produto e, assim, atualizar a tabela de valores e determinar produtos com alta capacidade competitiva em um mesmo nicho ou dentro de um público-alvo comum.

O programa faz uma espécie de varredura entre os concorrentes e analisa todos os preços disponíveis de um mesmo produto, diariamente ou conforme a necessidade do usuário, facilitando assim uma precificação mais adequada, sem que se cobre muito e sem que haja prejuízo.

Esse equilíbrio é fundamental não apenas como um marcador de presença em meio à concorrência, mas também como agregador de credibilidade: o item com valor de venda acessível e que carregue o lucro do varejista, sem que isso recaia exageradamente no preço final, é também sinônimo de competitividade e destaque.

A precificação dinâmica imputa essa facilidade. Permite que os custos de compra ou produção sejam aplicados ao valor final do produto, avaliza a análise precisa do investimento total e ainda assegura que o preço seja atrativo o suficiente para o cliente.

PREÇO E DECISÃO DE COMPRA

O alto crescimento do e-commerce no Brasil é demonstrado pelo índice MCC-ENET, realizado pela Câmara Brasileira de Economia Digital e pelo movimento Compre & Confie, que destacou um aumento de mais de 83% no faturamento acumulado em 2020 do mercado online.

Portanto, saber precificar pode ser um ponto crucial na venda ou no encalhamento do produto, e nesse último caso, é prejuízo na certa.

De maneira geral, a precificação leva em consideração vários aspectos, dentre eles margem de lucro, mão de obra, ciclo de vida do produto, além de análise de preço baseado na competitividade e elasticidade do valor.

O varejista é quem opta por quais metodologias acompanham a tabela de preços de seus produtos e aí entra mais um fator: a visão dele e a visão do cliente. Entretanto, a visão do varejista é praticamente a que prevalece, o que é natural.

APLICANDO A PRECIFICAÇÃO DINÂMICA

Compreendendo o princípio da precificação e a sua importância, fica mais fácil entender o funcionamento da precificação dinâmica e como aplicá-la. A base de cálculo do preço final deve considerar exatamente os mesmos aspectos como era anteriormente à implantação desta estratégia.

O que muda então, é que com a comparação de preços diante da concorrência, a atualização do valor agora vai ser pautada pela média de mercado.

Isso não significa copiar o preço do concorrente, mas trazer para a realidade do comércio e encontrar um valor que alcance o equilíbrio entre o que o mercado apresenta e todas as particularidades envolvidas na compra ou produção deste item. Assim se aplica a precificação dinâmica.

Vale lembrar que a alteração do preço do produto com essa estratégia não é a garantia de que as vendas decolem. Na realidade, a precificação dinâmica vale muito mais como uma forma estratégica de repensar métodos, aprofundar o conhecimento sobre o nicho de mercado e o público-alvo e até prever mudanças de comportamentos do consumidor.

A partir desse entendimento, a alteração dos preços, o uso de promoções e liquidações se torna mais acessível e compreensível, facilitando ainda a atração de novos clientes e a retenção do público já existente.

A TECNOLOGIA COMO PARTE FUNDAMENTAL

Conforme salientamos, a tecnologia está diretamente ligada à estratégia de precificação dinâmica e isso ocorre por meio dos programas que realizam esse trabalho.

No mercado tecnológico há várias opções de softwares e programas que realizam a precificação dinâmica, e cada uma delas contém suas especificidades e maneiras de fazer busca e comparação, apresentando dados e soluções. Muitas delas, inclusive, utilizam até analytics para poder capturar informações.

Qualquer que seja o software, a ideia central é captar os dados (no caso os preços dos produtos pela web) e, a partir desses relatórios, seguir uma sequência básica:

  • Definição: estabelece o preço do produto com base nas necessidades do usuário em conformidade com o resultado da pesquisa;
  • Atualização: atualiza a tabela de preços de maneira rápida e sempre renovada;
  • Monitoramento: analisa e monitora periodicamente essa tabela de preços, apresentando a necessidade de uma nova varredura e consequente definição e atualização.

Outro ponto imprescindível é que esses programas devem contar com uma estrutura inteligente com hub de dados, pois assim, além de armazenar as informações, as análises de vendas ficarão mais concretas, permitindo um aperfeiçoamento cada vez maior na tabela de preços e também em toda a cadeia de compra e venda dos produtos.

Por fim, é necessário contar com uma equipe preparada para administrar o software e que saiba correlacionar os dados estrategicamente, aprimorando a precificação e, consequentemente, aumentando a competitividade do comércio como um todo.

Se você achou este tema interessante, converse conosco sobre este assunto, podemos ajudar.