Nossos Cases
Confira algumas empresas que já estão tendo resultados positivos com a gente
Transformação que dá certo
Banco Moneo – Marcopolo (setor financeiro)
Projeto: reduzir complexidade, produzir simplicidade e aumentar segurança com automação dos processos
Processo: Gestão de Contratos (desenvolvido no setor jurídico)
Case – Banco Moneo
Transformação que dá certo
Banco Moneo – Marcopolo (setor financeiro)
Projeto: reduzir complexidade, produzir simplicidade e aumentar segurança com automação dos processos
Processo: Gestão de Contratos (desenvolvido no setor jurídico)
Problemas:
- Contratos emitidos em Word – modelos desprotegidos que possibilitavam aos usuários incluir ou alterar dados;
- 03 Conferências – mesmo assim, erros não eram sanados;
- Divergência de informações entre o contrato e o banco de dados – causando fragilidade nas garantias do banco;
- Muito tempo para emissão dos contratos;
- Contratos sem padrão.
Desperdício eliminados:
- Retrabalho na impressão e envio dos contratos, com isso foi obtido aumento na produtividade devido ao tempo envolvido no processo;
- Redução do tempo de envio do contrato, ocasionando confiabilidade nos dados;
- Eliminação de duas conferências, garantindo a normatização do processo.
Resultados:
- Credibilidade nas informações contidas no contrato;
- Agilidade na emissão do contrato;
- Credibilidade do público interno e externo;
- Redução nos apontamentos de auditoria interna e externa;
- Segurança nas garantias do banco;
- Autonomia.

Bontempo (setor moveleiro)
Projeto: melhoria no diferencial competitivo – personalização de produtos e processos
Case – Bontempo
Bontempo (setor moveleiro)
Projeto: melhoria no diferencial competitivo – personalização de produtos e processos
Problemas:
- Acúmulos de pedidos;
- Prazo de entrega atrasado em 15 – 20 dias.
Objetivos:
- Atingir meta do planejamento estratégico de 400 m² de pintura por dia, necessário um aumento de 70,3%;
- Cumprir prazos de entrega;
- Extinguir Gargalo no robô de pintura (baixo índice de produtividade, altos índices de retrabalho, folga de operações, atraso de entrega).
Resultados:
- Aumento da produtividade m²/ dia em 69,8 % reflexo financeiro de R$ 77.220,00/ mês;
- Redução de Retrabalho em R$ 43.200,00/ mês;
- Alinhou expectativa do negócio seguindo a Missão da empresa;
- Prazos de entrega cumpridos.

Sulmaq (setor metal mecânico)
Projeto: uso do BPM no processo de orçamentos da Sulmaq Microfusão
Case – Sulmaq
Sulmaq (setor metal mecânico)
Projeto: uso do BPM no processo de orçamentos da Sulmaq Microfusão
Problemas:
- Orçamento realizado totalmente em Excel;
- Dependente da TI e consultoria externa;
- Dificuldade para revisões de orçamentos;
- Diferença da sistemática orçada e apuração contábil;
- Processo baseado em papel;
- Necessidade de agilidade em novas vendas.
Resultados:
- Migração de processos baseados em papel, agora centralizados no ERP;
- Adoção de similaridade para orçamentos não prioritários;
- Aprovações e controles via ERP;
- Racionalizações de aprovações parciais que não agregavam valor;
- Troca da sistemática de custeio.

Neobus (setor automotivo)
Objetivo: qualidade nas informações, principalmente. A redução de tempo aconteceu como decorrência da automatização e monitoramento dos processos
Case – Neobus
Neobus (setor automotivo)
Objetivo: qualidade nas informações, principalmente. A redução de tempo aconteceu como decorrência da automatização e monitoramento dos processos
Resultados:
- Integração do Cad3D (através do uso intensivo de paramétricos) e o ERP, promoveu ganhos de tempo e redução de erros. No que diz respeito a redução de tempos desse processo, um exemplo é a geração do projeto de engenharia de um conjunto (casulo) que levava em torno de 8 dias, consegue agora ser entregue em 1 dia;
- Geração dos desenhos das peças em 2D de forma automática promoveu ganhos de tempo e de qualidade;
- O monitoramento das atividades, através de cockpit’s, com visualização em tempo real, evidencia a possível existência de erros nos dados processados pela engenharia;
- Outro projeto também com ganhos evidentes, foi o desenho e automatização dos controles de terceiros. Muitos são os processos de fabricação realizados por fornecedores de serviços e a gestão dessas atividades, tais como remessa, retorno e controle dos estoques em poder de terceiros, com a automatização ganharam qualidade e agilidade. Assim que as peças em elaboração estão prontas para serem encaminhadas aos terceiros, um monitor de atividades, mantem o gestor informado, que pode acionar sua remessa rapidamente.

Unicasa (setor moveleiro)
Projeto: BPM na Unicasa através de Quick Wins
Case – Unicasa
Unicasa (setor moveleiro)
Projeto: BPM na Unicasa através de Quick Wins
Objetivos:
- Criar uma camada de Inteligência nos processos;
- Mudar cultura da organização para uma visão por processo;
- Melhorar processo reduzindo ciclo de desenvolvimento, qualificando informações e atendendo melhor o cliente.
Sub Projetos e Resultados:
Projeto Builder – Engenharia
- Automatizada a ligação do caminho de desenhos e normas técnicas no ERP;
- Eliminados cadastros de informações auxiliares – Expedição de itens, Peso e Cubagem;
- Realocado atividades de cadastro de esteiras de embalamento;
- Eliminadas atividades de cadastro de faturamento direto e Informações de idioma.
Criação de aplicativo de Informações para Supervisores Comerciais
- Acompanhamento em tempo real de status de pedidos.
Limpeza de cadastros
- Itens – 90 mil analisados 87 mil inativados;
- Máscaras 10,6 mil inativadas e 662,7 mil eliminadas;
- Registros eliminados 64.122.358 (6,07%).
Geração de OFs para peças de reaproveitamento
- Processo manual passou a ser automático, antes com 17 horas semana/pessoa passou a ser 20 minutos semana/pessoa.
Geração de plano de corte de peças lineares
- Redução e 7h para 2h o tempo de geração do plano de produção;
- Redução de 140 mil para 10 mil de OFs/mês aproximadamente 900 mil movimentações/mês;
- Realizar uma única otimização para 2 recursos distintos;
- Reduzir quantidade de impressões e consumo de papel.

Unimed VTRP (setor saúde)
Objetivos:
Estabilização da despesa administrativa com pessoal;
Automatizar os processos, integrados ao Sistema de Gestão;
Implantar BPM no Comercial.
Case – Unimed VTRP
Unimed VTRP (setor saúde)
Objetivos:
- Estabilização da despesa administrativa com pessoal;
- Automatizar os processos, integrados ao Sistema de Gestão;
- Implantar BPM no Comercial.
Projetos e Resultados:
Processo Comercializar Planos de Saúde Assistenciais
- Digitação de informações uma única vez, evitando conferências e retrabalho;
- Eliminação de trabalho em lote;
- Obtenção de maior número de informações do cliente no início do processo;
- Entrega de documentos para o cliente no prazo acordado;
- Rastreio de atividades.
Portal de Clientes
- Redução de 50% na impressão de 2ª via manual de boletos;
- Aumento em 20% de clientes com débito em conta;
- Redução de faturas em meio físico em 10%;
- Eliminar o custo de emissão e envio de chave de acesso de 30% dos clientes cadastrados no portal;
- Redução de 80% do custo de atendimento do 0800 referentes ao acesso no portal;
- Redução de custo de atualização cadastral dos clientes;
- Retorno sobre investimento de 252%.
Gestão de Contratos
- Redução de atividades no processo de 45%;
- Redução em handoff’s em 55%;
- Redução do tempo do processo em 31%.
Manutenção de Beneficiários
- Redução de tempo em exclusão de beneficiários e módulos em 68,75% e redução de custo em 72,25%;
- Redução de tempo em inclusão de beneficiários e módulos em 48,84% e redução de custo em 41,74%

Zen (setor metal mecânico)
Projeto: otimização de processos produtivos no setor de PPCP
Case – Zen
Zen (setor metal mecânico)
Projeto: otimização de processos produtivos no setor de PPCP
Problemas:
- Falta de sequenciamento na programação de componentes;
- Programação feita a partir de diversas fontes;
- Falta de informação entre os planejadores, cada um faz o que o MRP determina, porém não se considera a data;
- Dificuldade de sincronismo dos componentes até a sua montagem;
- Falta de gerenciamento dos recursos internos;
- Falta de padronização de embalagens;
- Falta de endereçamento no estoque de produtos acabados;
- Demora na execução do cálculo do MRP (duração 2h), dificultando tomada de ação em tempo real;
- Falta de critérios para a montagem dos itens que contemplam previsão de Vendas;
- Dificuldade de atendimento de pedidos devido a falta de politica adequada de estoque;
- Lead time interno girando na casa dos 45 dias.
Resultados:
- Programação feita a partir de um sistema único;
- Gerência das datas sugeridas pelo sequenciamento para atendimento do sincronismo de componentes;
- Possibilidade de após cada rodada do MRP, enxergar em tempo real a situação de cada recurso;
- Rodada do cálculo do MRP em 15 minutos, ganho de 85% em tempo;
- Acuracidade para tomadas de decisões estratégicas com a integração das áreas de Finanças e Vendas;
- Padronização de componentes conforme suas respectivas embalagens;
- Criação de endereçamento automático para o estoque de produto final;
- Redução do Lead time para 21 dias, ganho de 50%;
- Distribuição da MDO em tempo real acompanhando os resultados diários da produção;
- Acompanhando dos recursos gargalo com integração direta ao planejamento melhorando diretamente os resultados;
- Acompanhamento da produção em tempo real.

Cooperativa Santa Clara – Unidade Laticínio (setor alimentício)
Projeto: implementação de Escritório de Processos para a transformação de resultados
Case – Santa Clara
Cooperativa Santa Clara – Unidade Laticínio (setor alimentício)
Projeto: implementação de Escritório de Processos para a transformação de resultados
Objetivos:
- Melhoria da eficiência operacional;
- Maior retorno ao associado;
- Satisfação dos clientes.
Resultados:
- Aumento de produtividade no processo (produzir laticínio da linha de bebidas lácteas) de 202%;
- Aumento de produtividade no processo (fatiamento) de 57%;
- Aumento no nível de atendimento a pedidos de 39%;
- Redução de desperdício em 33 %;
- Redução de custo do processo em 48%;
- Identificadas 716 oportunidades de melhoria, implementadas 25 oportunidades em 07 meses;
- Ganhos financeiros (anual) R$ 3.800.000,00 (três milhões e oitocentos mil);
- Redução de custo (anual) R$ 551.000,00 (quinhentos e cinquenta e um mil);

Hospital Bruno Born (setor saúde)
Projeto: segurança do paciente na Administração da Medicação na ala do SUS
Case – Hospital Bruno Born
Hospital Bruno Born (setor saúde)
Projeto: segurança do paciente na Administração da Medicação na ala do SUS
Objetivos:
- Otimizar processos da Enfermagem, aumentando o tempo de assistência ao paciente;
- Reduzir processos da farmácia;
- Criar central de diluições de medicamentos;
- Implantar rastreamento de processos por códigos de barra;
- Implantar a checagem da medicação à beira do leito.
Resultados:
- Redução de 2h e 19 min tempo das prescrições liberadas para a dispensação da medicação;
- Redução de tempo das atividades da enfermagem em 12 horas/mês;
- Maior tempo destinado aos pacientes;
- Aprazamento de medicações realizadas via ERP, evitando erros e rasuras;
- Controle do fluxo da medicação;
- Redução do tempo de deslocamento das pessoas em aproximadamente 3 horas/dia;
- Redução de espaço para armazenamento da medicação;
- Dispensação de medicação por turno e por lote, controle de demanda por painel;
- Redução de atendimento voa balcão em 27 horas/mês;
- Redução quase total de devoluções de medicações.
