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Confira algumas empresas que já estão tendo resultados positivos com a gente

Transformação que dá certo

Banco Moneo – Marcopolo (setor financeiro)
Projeto: reduzir complexidade, produzir simplicidade e aumentar segurança com automação dos processos
Processo: Gestão de Contratos (desenvolvido no setor jurídico)

Case – Banco Moneo

Transformação que dá certo

 

Banco Moneo – Marcopolo (setor financeiro)
Projeto: reduzir complexidade, produzir simplicidade e aumentar segurança com automação dos processos
Processo: Gestão de Contratos (desenvolvido no setor jurídico)

Problemas: 

  • Contratos emitidos em Word – modelos desprotegidos que possibilitavam aos usuários incluir ou alterar dados;
  • 03 Conferências – mesmo assim, erros não eram sanados;
  • Divergência de informações entre o contrato e o banco de dados – causando fragilidade nas garantias do banco;
  • Muito tempo para emissão dos contratos;
  • Contratos sem padrão.

Desperdício eliminados:

  • Retrabalho na impressão e envio dos contratos, com isso foi obtido aumento na produtividade devido ao tempo envolvido no processo;
  • Redução do tempo de envio do contrato, ocasionando confiabilidade nos dados;
  • Eliminação de duas conferências, garantindo a normatização do processo.

Resultados:

  • Credibilidade nas informações contidas no contrato;
  • Agilidade na emissão do contrato;
  • Credibilidade do público interno e externo;
  • Redução nos apontamentos de auditoria interna e externa;
  • Segurança nas garantias do banco;
  • Autonomia.

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Bontempo (setor moveleiro)
Projeto: melhoria no diferencial competitivo – personalização de produtos e processos

Case – Bontempo

Bontempo (setor moveleiro)

 

Projeto: melhoria no diferencial competitivo – personalização de produtos e processos

Problemas:

  • Acúmulos de pedidos;
  • Prazo de entrega atrasado em 15 – 20 dias.

Objetivos:

  • Atingir meta do planejamento estratégico de 400 m² de pintura por dia, necessário um aumento de 70,3%;
  • Cumprir prazos de entrega;
  • Extinguir Gargalo no robô de pintura (baixo índice de produtividade, altos índices de retrabalho, folga de operações, atraso de entrega).

Resultados:

  • Aumento da produtividade m²/ dia em 69,8 % reflexo financeiro de R$ 77.220,00/ mês;
  • Redução de Retrabalho em R$ 43.200,00/ mês;
  • Alinhou expectativa do negócio seguindo a Missão da empresa;
  • Prazos de entrega cumpridos.

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Sulmaq (setor metal mecânico)
Projeto: uso do BPM no processo de orçamentos da Sulmaq Microfusão

Case – Sulmaq

Sulmaq (setor metal mecânico)

 

Projeto: uso do BPM no processo de orçamentos da Sulmaq Microfusão

Problemas:

  • Orçamento realizado totalmente em Excel;
  • Dependente da TI e consultoria externa;
  • Dificuldade para revisões de orçamentos;
  • Diferença da sistemática orçada e apuração contábil;
  • Processo baseado em papel;
  • Necessidade de agilidade em novas vendas.

Resultados:

  • Migração de processos baseados em papel, agora centralizados no ERP;
  • Adoção de similaridade para orçamentos não prioritários;
  • Aprovações e controles via ERP;
  • Racionalizações de aprovações parciais que não agregavam valor;
  • Troca da sistemática de custeio.

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Neobus (setor automotivo)
Objetivo: qualidade nas informações, principalmente. A redução de tempo aconteceu como decorrência da automatização e monitoramento dos processos

Case – Neobus

Neobus (setor automotivo)

 

Objetivo: qualidade nas informações, principalmente. A redução de tempo aconteceu como decorrência da automatização e monitoramento dos processos

Resultados:

  • Integração do Cad3D (através do uso intensivo de paramétricos) e o ERP, promoveu ganhos de tempo e redução de erros. No que diz respeito a redução de tempos desse processo, um exemplo é a geração do projeto de engenharia de um conjunto (casulo) que levava em torno de 8 dias, consegue agora ser entregue em 1 dia;
  • Geração dos desenhos das peças em 2D de forma automática promoveu ganhos de tempo e de qualidade;
  • O monitoramento das atividades, através de cockpit’s, com visualização em tempo real, evidencia a possível existência de erros nos dados processados pela engenharia;
  • Outro projeto também com ganhos evidentes, foi o desenho e automatização dos controles de terceiros. Muitos são os processos de fabricação realizados por fornecedores de serviços e a gestão dessas atividades, tais como remessa, retorno e controle dos estoques em poder de terceiros, com a automatização ganharam qualidade e agilidade. Assim que as peças em elaboração estão prontas para serem encaminhadas aos terceiros, um monitor de atividades, mantem o gestor informado, que pode acionar sua remessa rapidamente.

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Unicasa (setor moveleiro)

Projeto: BPM na Unicasa através de Quick Wins

Case – Unicasa

Unicasa (setor moveleiro)

 

Projeto: BPM na Unicasa através de Quick Wins

Objetivos:

  • Criar uma camada de Inteligência nos processos;
  • Mudar cultura da organização para uma visão por processo;
  • Melhorar processo reduzindo ciclo de desenvolvimento, qualificando informações e atendendo melhor o cliente.

Sub Projetos e Resultados:

Projeto Builder – Engenharia

  • Automatizada a ligação do caminho de desenhos e normas técnicas no ERP;
  • Eliminados cadastros de informações auxiliares – Expedição de itens, Peso e Cubagem;
  • Realocado atividades de cadastro de esteiras de embalamento;
  • Eliminadas atividades de cadastro de faturamento direto e Informações de idioma.

Criação de aplicativo de Informações para Supervisores Comerciais

  • Acompanhamento em tempo real de status de pedidos.

Limpeza de cadastros

  • Itens – 90 mil analisados 87 mil inativados;
  • Máscaras 10,6 mil inativadas e 662,7 mil eliminadas;
  • Registros eliminados 64.122.358 (6,07%).

Geração de OFs para peças de reaproveitamento

  • Processo manual passou a ser automático, antes com 17 horas semana/pessoa passou a ser 20 minutos semana/pessoa.

Geração de plano de corte de peças lineares

  • Redução e 7h para 2h o tempo de geração do plano de produção;
  • Redução de 140 mil para 10 mil de OFs/mês aproximadamente 900 mil movimentações/mês;
  • Realizar uma única otimização para 2 recursos distintos;
  • Reduzir quantidade de impressões e consumo de papel.

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Unimed VTRP (setor saúde)

Objetivos:
Estabilização da despesa administrativa com pessoal;
Automatizar os processos, integrados ao Sistema de Gestão;
Implantar BPM no Comercial.

Case – Unimed VTRP

Unimed VTRP (setor saúde)

 

Objetivos:

  • Estabilização da despesa administrativa com pessoal;
  • Automatizar os processos, integrados ao Sistema de Gestão;
  • Implantar BPM no Comercial.

Projetos e Resultados:

Processo Comercializar Planos de Saúde Assistenciais

  • Digitação de informações uma única vez, evitando conferências e retrabalho;
  • Eliminação de trabalho em lote;
  • Obtenção de maior número de informações do cliente no início do processo;
  • Entrega de documentos para o cliente no prazo acordado;
  • Rastreio de atividades.

Portal de Clientes

  • Redução de 50% na impressão de 2ª via manual de boletos;
  • Aumento em 20% de clientes com débito em conta;
  • Redução de faturas em meio físico em 10%;
  • Eliminar o custo de emissão e envio de chave de acesso de 30% dos clientes cadastrados no portal;
  • Redução de 80% do custo de atendimento do 0800 referentes ao acesso no portal;
  • Redução de custo de atualização cadastral dos clientes;
  • Retorno sobre investimento de 252%.

Gestão de Contratos

  • Redução de atividades no processo de 45%;
  • Redução em handoff’s em 55%;
  • Redução do tempo do processo em 31%.

Manutenção de Beneficiários

  • Redução de tempo em exclusão de beneficiários e módulos em 68,75% e redução de custo em 72,25%;
  • Redução de tempo em inclusão de beneficiários e módulos em 48,84% e redução de custo em 41,74%

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Zen (setor metal mecânico)

Projeto: otimização de processos produtivos no setor  de PPCP

Case – Zen

Zen (setor metal mecânico)

 

Projeto: otimização de processos produtivos no setor  de PPCP

Problemas:

  • Falta de sequenciamento na programação de componentes;
  • Programação feita a partir de diversas fontes;
  • Falta de informação entre os planejadores, cada um faz o que o MRP determina, porém não se considera a data;
  • Dificuldade de sincronismo dos componentes até a sua montagem;
  • Falta de gerenciamento dos recursos internos;
  • Falta de padronização de embalagens;
  • Falta de endereçamento no estoque  de produtos acabados;
  • Demora na execução do cálculo do MRP (duração 2h), dificultando tomada de ação em tempo real;
  • Falta de critérios para a montagem dos itens que contemplam previsão de Vendas;
  • Dificuldade de atendimento de pedidos devido a falta de politica adequada de estoque;
  • Lead time interno girando na casa dos 45 dias.

Resultados:

  • Programação feita a partir de um sistema único;
  • Gerência das datas sugeridas pelo sequenciamento para atendimento do sincronismo de componentes;
  • Possibilidade de após cada rodada do MRP, enxergar em tempo real a situação de cada recurso;
  • Rodada do cálculo do MRP em 15 minutos, ganho de 85% em tempo;
  • Acuracidade para tomadas de decisões estratégicas com a integração das áreas de Finanças e Vendas;
  • Padronização de componentes conforme suas respectivas embalagens;
  • Criação de endereçamento automático para o estoque de produto final;
  • Redução do Lead time para 21 dias, ganho de 50%;
  • Distribuição da MDO em tempo real acompanhando os resultados diários da produção;
  • Acompanhando dos recursos gargalo com integração direta ao planejamento melhorando diretamente os resultados;
  • Acompanhamento da produção em tempo real.

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Cooperativa Santa Clara – Unidade Laticínio (setor alimentício)

Projeto: implementação de Escritório de Processos para a transformação de resultados

Case – Santa Clara

Cooperativa Santa Clara – Unidade Laticínio (setor alimentício)

 

Projeto: implementação de Escritório de Processos para a transformação de resultados

Objetivos:

  • Melhoria da eficiência operacional;
  • Maior retorno ao associado;
  • Satisfação dos clientes.

Resultados:

  • Aumento de produtividade no processo (produzir laticínio da linha de bebidas lácteas) de 202%;
  • Aumento de produtividade no processo (fatiamento) de 57%;
  • Aumento no nível de atendimento a pedidos de 39%;
  • Redução de desperdício em 33 %;
  • Redução de custo do processo em 48%;
  • Identificadas 716 oportunidades de melhoria, implementadas 25 oportunidades em 07 meses;
  • Ganhos financeiros (anual) R$ 3.800.000,00 (três milhões e oitocentos mil);
  • Redução de custo (anual) R$ 551.000,00 (quinhentos e cinquenta e um mil);

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Hospital Bruno Born (setor saúde)

Projeto: segurança do paciente na Administração da Medicação na ala do SUS

Case – Hospital Bruno Born

Hospital Bruno Born (setor saúde)

 

Projeto: segurança do paciente na Administração da Medicação na ala do SUS

Objetivos:

  • Otimizar processos da Enfermagem, aumentando o tempo de assistência ao paciente;
  • Reduzir processos da farmácia;
  • Criar central de diluições de medicamentos;
  • Implantar rastreamento de processos por códigos de barra;
  • Implantar a checagem da medicação à beira do leito.

Resultados:

  • Redução de 2h e 19 min tempo das prescrições liberadas para a dispensação da medicação;
  • Redução de tempo das atividades da enfermagem em 12 horas/mês;
  • Maior tempo destinado aos pacientes;
  • Aprazamento de medicações realizadas via ERP, evitando erros e rasuras;
  • Controle do fluxo da medicação;
  • Redução do tempo de deslocamento das pessoas em aproximadamente 3 horas/dia;
  • Redução de espaço para armazenamento da medicação;
  • Dispensação de medicação por turno e por lote, controle de demanda por painel;
  • Redução de atendimento voa balcão em 27 horas/mês;
  • Redução quase total de devoluções de medicações.

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Nossos clientes

Alimentos, Bebidas e Supermercados

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Associações, Fundações e Órgãos Públicos

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Bancos

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Comércio e Distribuidoras

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Educação Editora e Outros Serviços

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Energia

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Indústria

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Informática, Consultoria e Tecnologia

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Logística e Transportes

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Móveis

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Saúde

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Vestuário e Calçados

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